domingo, 7 de outubro de 2012
Facção Vermelha
No meio da lama de tanta incompetência só um ator é mais conhecido: Robert Patrick. Para quem já fez Arquivo X e Exterminador do Futuro 2 certamente é uma vergonha participar de um projeto vagabundo como esse. O personagem principal é interpretado pelo ator Brian J. Smith, que é simplesmente 100% inexpressivo e sem talento. O resto do elenco não merece sequer menção. O vilão é um estúpido capitão com tapa olho! Um horror! Por fim cabe falar sobre os efeitos digitais. São todos fracos e mal feitos. Enfim o filme é tão ruim que não merece nem mais ser detonado, apenas ignorado. Fuja desse “Facção Vermelha” que é seguramente um dos piores filmes de ficção feitos ultimamente. Sem graça e chato só merece o ostracismo eterno, seja aqui ou seja em Marte!
Facção Vermelha (Red Faction: Origins, Estados Unidos, 2011) Direção: Michael Nankin / Danny Bilson, Paul De Meo / Elenco: Brian J. Smith, Danielle Nicolet, Kate Vernon, Robert Patrick / Sinopse: três grupos lutam pelo controle do planeta Marte após esse se tornar independente da Terra.
Pablo Aluísio.
Como Treinar o Seu Dragão
Esse "Como Treinar o Seu Dragão" é bom mas não está no nível das animações da Pixar. Embora o filme tenha boas cenas de ação e aventura, um dragão carismático e uma série de bons personagens secundários o resultado final, embora satisfatório, fica apenas na média. As crianças obviamente vão adorar, embora o roteiro seja mais indicado para os garotinhos, por ser uma aventura mais vigorosa sem as nuances românticas que cativam as meninas. A ação fica em primeiro plano. Além disso gostei da mensagem ecológica que o roteiro traz, demonstrando que o homem e a natureza não precisam ser necessariamente inimigos mas sim que devem caminhar juntos pelo progresso de ambos. Como era de se esperar já foi anunciada sua continuação. Ninguém pode ignorar os milhões que a animação rendeu nas bilheterias. Fora o sucesso de público a animação também parece ter agradado muito aos membros da Academia pois foi indicado aos Oscars de melhor Filme de Animação, Trilha Sonora e Música Original. Um saldo mais do que positivo. Steven Spielberg agradece.
Como Treinar o Seu Dragão (How To Train Your Dragon, Estados Unidos, 2010) Direção: Dean DeBlois, Chris Sanders / Roteiro: William Davies, Dean DeBlois, Chris Sanders / Elenco (vozes): Jay Baruchel, Gerard Butler, Craig Ferguson, America Ferrera, Jonah Hill / Sinopse: Um jovem guerreiro descobre um dragão e resolve criar ele como seu bichinho de estimação.
Pablo Aluísio.
A Era do Gelo 4
Quarta continuação da franquia de animação Ice Age. Essa é a galinha dos ovos de ouro dos estúdios Fox. Os personagens são carismáticos, os enredos são redondinhos e a clima de humor infantil conquistou muitos fãs durante todos esses anos. O curioso é que mesmo estando na quarta aventura a série não parece perder fôlego, conquistando ótimas bilheterias ao redor do mundo. Apesar do público não mostrar sinais de cansaço com o filme a verdade pura e simples é que os roteiros começaram a dar voltas, sem ir para lugar nenhum. Aqui os roteiristas resolveram acrescentar novos personagens, sendo vários deles piratas dos sete mares – numa óbvia tentativa de pegar carona em outra franquia de grande sucesso, “Piratas do Caribe”. O resultado é irregular, sem novidades, batendo nas mesmas teclas de sempre.
O projeto foi desde o começo idealizado pelo talentoso cineasta brasileiro Carlos Saldanha. O sucesso lhe daria carta branca para desenvolver novos projetos, alguns bem pessoais como a animação “Rio”. Pra falar a verdade se formos comparar os dois filmes, essa franquia é bem superior. Um dos trunfos de “A Era do Gelo” é o esquilinho que sempre está em busca de seu alimento preferido. Em gags cômicas muito divertidas, que lembram inclusive as antigas animações televisivas como “Tom e Jerry” e “Papa Léguas”, o personagem encanta as crianças, principalmente as mais pequeninas. Então é isso, a Era do Gelo segue com sua galeria de personagens amados pelas crianças como o mamute Manny (Ray Romano / Diogo Vilela), o tigre dente-de-sabre Diego (Denis Leary / Márcio Garcia) e a atrapalhada preguiça Sid (John Leguizamo / Tadeu Mello). Não esquecendo também da simpática avó de Sid e sua mascote preciosa (que vai ser uma grata surpresa para a garotada). Essa quarta aventura não traz nada de novo mas isso parece ser irrelevante para o público alvo que não parece disposto a abrir mão de todos eles.
A Era do Gelo 4 (Ice Age: Continental Drift, Estados Unidos, 2012) Direção: Steve Martino, Mike Thurmeier / Roteiro: Michael Berg, Jason Fuchs, Mike Reiss / Elenco: Ray Romano, Denis Leary, John Leguizamo, Queen Latifah / Elenco nacional: Diogo Vilela, Márcio Garcia, Tadeu Mello, Cláudia Jimenez / Sinopse: Após o colapso de uma placa da terra em decorrência de mudanças climáticas, os simpáticos Manny, Diego, Sid e sua avó se lançam nos sete mares onde enfrentarão piratas, sereias e todos os tipos de aventuras.
Pablo Aluísio.
Os Deuses Vencidos
Na outra estória, passada no lado dos militares aliados, acompanhamos dois soldados americanos (Dean Martin e Montgomery Clift) que são convocados e mandados para a Normandia. Essa parte do roteiro foca bastante na vida dos que participaram da maior batalha da guerra, no evento que ficaria conhecido pela história como “Dia D”. Dean Martin repete seu papel contumaz de "Mr Cool". Aqui ele interpreta um cantor da Broadway que faz de tudo para escapar da guerra e do front mas que não consegue escapar de ir para o campo de batalha. Já Montgomery Clift apresenta uma grande interpretação como um soldado judeu que sofre nas mãos de seus colegas de farda durante seu treinamento. Seu papel me lembrou muito o que ele representou em "A Um Passo da Eternidade". Seu aspecto não é nada bom em cena. Os sinais físicos do alcoolismo já são nítidos e Clift aparece muito magro e abatido, com aspecto doentio. Mesmo assim está fabuloso em suas cenas. Ponto para Marlon Brando que fez de tudo para que o colega fosse escalado para o filme pois sabia que isso iria lhe ajudar a superar a crise pessoal pelo qual vinha passando. A direção foi entregue ao veterano das telas Edward Dmytryk; Com experiência em filmes de guerra como “A Nave da Revolta” o diretor sabia que estava trabalhando com dois atores muito sensíveis e carismáticas proveniente do Actor´s Studio. Assim procurou abrir uma linha de diálogo com ambos. Ele já tinha trabalhado com Clift em seu filme anterior, “A Árvore da Vida” e por isso sentiu-se tranquilo em relação a ele. Já com Brando procurou manter uma relação no nível profissional. Sabia que Marlon Brando poderia ser tanto um ator maravilhoso no set como um terror para os cineastas que trabalhavam com ele. No final se deram bem e tudo correu sem maiores problemas. O resultado de tantos talentos juntos se vê na tela pois “Os Deuses Vencidos” é hoje em dia considerado um filme essencial dentro do gênero. Um verdadeiro clássico.
Os Deuses Vencidos (The Young Lions, Estados Unidos, 1958) Direção: Edward Dmytryk / Roteiro: Edward Anhalt baseado no livro de Irwin Shaw / Elenco: Marlon Brando, Montgomery Clift, Dean Martin, Maximilian Schell, Lee Van Cleef, Hope Lange, Barbara Rush / Sinopse: Durante a II Guerra Mundial militares americanos e alemães sofrem o impacto do conflito em suas vidas pessoais e profissionais.
Pablo Aluísio.
sábado, 6 de outubro de 2012
Medea
Dito isso fiquei realmente comovido com o talento de Lars Von Trier ao lidar com uma obra tão importante. Lars brinda o espectador com imagens belíssimas, de grande teor simbólico. Por exemplo, ao lidar com a perda de sua humanidade, Lars coloca Medea andando no horizonte sobre uma terra árida, inóspita. Uma alegoria da desertificação da própria alma da personagem. Além disso usa com extrema elegância e inteligência os elementos de cena que dispõe. Há uma profusão de tomadas utilizando-se de sombras, ventos, névoas - tudo manipulado com raro brilhantismo. A produção é modesta mas isso não impede que o diretor use o que tem em mãos com delicadeza e sabedoria. O elenco, todo nativo do país de Lars, assume uma postura teatral de excelente impacto. O resultado final não poderia ser menos do que excelente. Mais um trabalho essencial desse talentoso e genial cineasta.
Medea (Suécia, 1988) Direção: Lars von Trier / Roteiro: Lars von Trier, Carl Theodor Dreyer, Preben Thomsen baseado na obra de Euripides / Elenco: Udo Kier, Kirsten Olesen, Henning Jensen / Sinopse: Medea é uma nobre que se vê no meio de uma série de traições promovidas pelos detentores do poder. Buscando por vingança ela não hesitará em sacrificar tudo aquilo pelo que mais ama nessa vida.
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 5 de outubro de 2012
Dogville
Além do tema central Lars também inova na própria maneira de se realizar um filme. A linguagem utilizada é totalmente inovadora e singular. A produção não tem cenários, nem portas, nem ambientes. Toda a pequena cidade do Colorado no qual se passa a estória de Dogville simplesmente não existe. Apenas marcas no chão mostram os limites entre as casas, as ruas e os logradouros públicos. A idéia é certamente genial mas pegou muita gente de surpresa no lançamento do filme. Os mais desavisados com o cinema transgressor de Lars ficaram inicialmente um pouco perdidos diante de tudo aquilo mas logo se ambientaram, até porque o texto de Dogville é tão substancial, tão bem escrito que tudo o mais se torna meramente secundário. Para que portas e janelas se o próprio argumento do filme já é tão maravilhoso? O elenco está genial. Como sempre Lars extraiu tudo o que podia de seus atores. Para Nicole Kidman as filmagens se transformaram em uma experiência visceral que ela até hoje não consegue esquecer. O resultado de tanto preciosismo surge na tela. Não resta a menor dúvida que essa foi a maior atuação de sua carreira. Kidman se entrega de corpo e alma à sua personagem e não me admira que tenha saído das filmagens com os nervos em frangalhos! Dogville é uma experiência tão marcante que não deixou ninguém ileso O espectador também não ficará imune ao que se passa em cena. Por isso realço o convite, se ainda não viu Dogville não perca mais tempo. Esse é um filme realmente essencial. Uma obra prima do gênio Lars Von Trier. No final da exibição, quando as luzes se acenderem e você voltar à realidade certamente concordará com a mensagem do cineasta. Sim, o mundo é hostil.
Dogville ((Dogville, Suécia / Estados Unidos, 2003) Direção:: Lars von Trier / Roteiro: Lars Von Trier / Elenco: Nicole Kidman, Harriet Andersson, Lauren Bacall, James Caan, Jean-Marc Barr./ Sinopse: Durante a grande depressão da década de 1930 a jovem Grace (Nicole Kidman) chega num pequeno vilarejo no interior dos EUA. No começo é muito bem acolhida pelos moradores mas em pouco tempo começa a ser explorada em um processo de degradação de sua condição. O que poucos sabem é que Gracie está sendo procurada, tanto por um grupo de gangsters como pela polícia da região.
Pablo Aluísio.
Contra o Tempo
Título Original: Source Code
Ano de Produção: 2011
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Duncan Jones
Roteiro: Ben Ripley
Elenco: Jake Gyllenhaal, Michelle Monaghan, Vera Farmiga
Sinopse:
Colter Stevens (Jake Gyllenhaal) é um militar americano que é escolhido para participar de uma série de testes para a ciência. Esse é um projeto secreto do governo que poderá revolucionar para sempre o mundo científico. Ele assim se torna assim uma cobaia dentro de uma experiência inédita envolvendo regresso no espaço - tempo. Filme indicado ao Visual Effects Society Awards e ao Sci Fi and Fantasy Writers of America.
Comentários:
Aqui vão algumas considerações iniciais: "Contra o Tempo" é um filme extremamente bem elaborado, pensado e construído. Ele lida com muitos temas que inclusive vão passar em branco para a maioria dos espectadores (como o conceito de universos paralelos) e o mais interessante de tudo, o filme só tem 8 minutos de duração! Isso mesmo, embora obviamente sua metragem não seja essa, o fato é que o filme se desenvolve apenas nesses oito minutos de trama e nada mais. Claro que poderia ser bem cansativo assistir algo assim, nesse formato, mas o roteiro é tão bem desenvolvido que não ficamos aborrecidos, pelo contrário, o argumento realmente flui bem nesse aspecto. Além disso o manejo eficiente de conceitos físicos como tempo, espaço, universos paralelos, teoria do caos e relação causa e efeito são tão bem articulados que convidam o espectador a rever o filme várias vezes para que ele consiga penetrar em todas as nuances do intrigante argumento. Uma boa revisão naquele seu velho livro de física da escola também ajuda na compreensão do roteiro do filme. Como conceito "Contra o Tempo" é muito bom e por incrível que pareça consegue ao mesmo tempo ser boa diversão. Algo que é bem raro para filmes assim, conceituais. Na minha forma de pensar o filme mesmo bem construído apresenta alguns furos de lógica. Não vou aqui desenvolver esses furos pois seria impossível delimitar eles sem entregar toda a história - algo que não farei para não estragar o filme para quem ainda não o assistiu. Mesmo assim, se ignorarmos esses pequenos deslizes racionais, teremos enfim um ótimo programa, inteligente, bem sacado e com final surpresa (e altamente científico, por mais incrível que isso possa parecer). Enfim, recomendo bastante e sugiro para quem gostar do filme que procure conhecer os novos campos de estudo da física moderna. Certamente muita coisa foi utilizada pelos roteiristas nesse campo, o que não deixa de ser um atrativo a mais.
Pablo Aluísio.
quinta-feira, 4 de outubro de 2012
16 Quadras
O enredo corre à mil, mas não consegue deixar de ser cansativo. Até a caracterização de Bruce Willis ajuda a deixar tudo mais enfadonho. Não que falte ação nas cenas, pelo contrário, o filme é movimentado e agitado, o problema é que muita coisa que acontece com os personagens simplesmente não tem explicação! Por exemplo, quem irá acreditar que a Polícia de Nova Iorque inteira não teria condições de levar uma testemunha a um tribunal na própria cidade? E que criminoso seria louco o suficiente para destruir meia cidade só para matar uma testemunha? Muito inverossímil, ainda mais depois dos ataques terroristas de 11 de setembro quando as forças de segurança dos EUA ficaram ainda mais sofisticadas e armadas. Enfim, 16 Quadras se torna decepcionante por causa dos nomes envolvidos. Se não tivesse sido dirigido por Richard Donner muito provavelmente nem ficaríamos tão decepcionados mas como o cineasta está no comando do filme o gostinho de decepção se torna inevitável.
16 Quadras (16 Blocks, Estados Unidos, 2006) Direção: Richard Donner / Roteiro: Richard Wenk / Elenco: Bruce Willis, Mos Def, David Morse, Alfre Woodard, Jenna Stern / Sinopse: Policial de Nova Iorque resolve levar uma testemunha por 16 quadras até o tribunal. A missão não vai ser nada fácil pois um grupo criminoso vai tentar de todas as formas liquidar a testemunha.
Pablo Aluísio.
terça-feira, 2 de outubro de 2012
Colombiana - Em Busca de Vingança
Entre as seqüências que mais chamam atenção duas se destacam; a que se passa em cima de uma piscina com tubarões e uma luta corporal entre a personagem principal e um traficante. Uma briga surreal usando de utensílios domésticos (como toalhas e escovas de dentes) que é bem coreografada. Os vilões, como não poderiam deixar de ser, são caricaturais e vazios. Zoe Saldana (de Avatar) não brilha mas também não compromete. Ela se mostra esforçada no papel que obviamente lhe exigiu muito em termos físicos. Não a achei excepcionalmente sensual ou bonita mas provavelmente seja o aspecto de seu próprio papel que não abre muito espaço para esse tipo de caracterização. O roteiro foca na pura ação e não se preocupa em absoluto em desenvolver qualquer personagem mais a fundo. No final das contas o filme só deve ser recomendado mesmo apenas aos fãs mais ligados ao gênero de pura ação pois para cinéfilos em geral “Colombiana” vai soar mesmo bem vazia e sem conteúdo. O filme não chega a aborrecer em nenhum momento, é bem movimentado e tem boa produção (até Johnny Cash está presente na trilha sonora) mas em resumo fica por aí mesmo.
Colombiana - Em Busca de Vingança Colombiana, Estados Unidos, 2011) Direção: Olivier Megaton / Roteiro: Luc Besson, Robert Mark Kamen / Elenco: Zoe Saldana, Lennie James, Graham McTavish, Callum Blue, Michael Vartan / Sinopse: Garota presencia a morte dos pais por traficantes colombianos. Após conseguir fugir do bando acaba indo atrás de seu tio nos Estados Unidos. Lá acaba se tornando uma das melhores assassinas profissionais do mercado. Não tardará para que parta em busca de vingança!
Pablo Aluísio.
Avatar
Título Original: Avatar
Ano de Produção: 2009
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: James Cameron
Roteiro: James Cameron
Elenco: Sam Worthington, Sigourney Weaver, Michelle Rodriguez, Zoe Saldana
Sinopse:
Fantasia que mostra um mundo distante que é invadido por uma civilização que quer dominar o lugar, impondo sua visão colonialista ao pacífico povo local. Ao lado de humanos os nativos começam a lutar por sua liberdade e pela natureza de seu planeta. Filme vencedor do Oscar nas categorias de Melhor Fotografia (Mauro Fiore), Melhores Efeitos Especiais (Joe Letteri, Stephen Rosenbaum e Richard Baneham) e Melhor Direção de Arte (Rick Carter e Robert Stromberg). Filme indicado ao Oscar de Melhor Filme.
Comentários:
Avatar é uma das maiores enganações da história do cinema. Um filme que não se parece com um filme, já que não tem peças vitais para isso como um roteiro bem escrito, um argumento convincente e atuações decentes. É um produto feito único e exclusivamente para mostrar os avanços tecnológicos em efeitos digitais e nada mais. Falar do roteiro ridículo e mal escrito de Avatar é chover no molhado. Escrito por James Cameron, ele repete todos os problemas de filmes anteriores de sua filmografia. O argumento é piegas, boboca e se apoia numa mensagem tipicamente de ecochatos. Apelar para o sentimentalismo é válido, desde que se tenha o talento para isso como Spielberg. No caso de Cameron tudo desanda para a simples breguice. Em termos de atuação Avatar também inexiste. Poucas são as atuações "live action", sendo a maioria das cenas apenas virtuais. Isso talvez não fosse grande problema se a dupla central do filme não fosse completamente medíocre. Não consigo até hoje determinar quem é pior, Sam Worthington ou Zoe Saldana. São simplesmente péssimos! O Sam inclusive por causa do sucesso desse filme espalhou sua canastrice para outros projetos que poderiam dar certo, sem sua insignificante presença, como aconteceu com "Fúria de Titãs". Já a Zoe parece que vai desaparecer sem deixar rastros (graças a Deus!). A lamentar apenas a presença de Sigourney Weaver nisso. Ela tenta, mas não há salvação para "Avatar" no quesito atuação. A única coisa que sustenta é a presença pesada de efeitos digitais. São bem feitos, é preciso reconhecer, mas também cansam. A tentativa de fazer um mundo super colorido e bonito, além de irreal demais, é chato. Nenhum lugar do universo é assim. Só a mente de um ecochato emo para criar aquilo. Aliás falando em criação esse é outro problema grave de "Avatar" já que o filme é também supostamente um dos grandes plágios do cinema mundial. Parece que nada em "Avatar" foi originalmente criado. Quando o filme foi lançado os internautas mostraram de onde veio todo aquele universo nada original: antigas publicações de quadrinhos, capas de discos de rock progressivo e filmes da Disney como "Pocahontas". Sobrou semelhanças até para com o western "Dança com Lobos". Enfim não adianta ir adiante mostrando os defeitos de Avatar (eles são muitos). Só um marketing agressivo como foi feito para justificar o sucesso absurdo. Avatar é banal, derivativo, boboca e chato. Aliás nem é um filme, é um programa de computador. Como gosto de filmes, ele me soa até hoje como uma tremenda bobagem.
Pablo Aluísio.