Flavia Iulia Helena era filha de uma modesta família da Ásia Menor, onde hoje se localiza a Turquia. Apesar de sua origem plebeia sua vida mudou quando conheceu o general e político romano Constâncio Cloro. Ele se encontrava naquela província em função de sua posição dentro do império romano. Com Helena teve um filho a que chamou Constantino, que se tornaria o futuro imperador de Roma. Os historiadores ainda debatem se Helena foi ou não casada com Constâncio, uma vez que seu relacionamento logo chegou ao fim pois ele se casou com a filha do imperador Maximiano, deixando Helena para trás.
Provavelmente sua origem em uma família modesta seja fruto desse acontecimento. Para Constâncio era mais proveitoso se casar com uma mulher influente dentro do império. O tempo porém passou, Constâncio morreu e seu filho com Helena se tornou o único imperador. Constantino atribuiu sua vitória a um acontecimento de ordem sobrenatural. Enquanto marchava para vencer as tropas inimigas ele viu uma cruz no céu. Uma voz divina então lhe disse "Com esse símbolo vencerás". Constantino então mandou seus soldados pintarem o símbolo da cruz em seus escudos e acabou se tornando vencedor da guerra pelo trono de Roma. Tal como havia sido profetizado.
O imperador Constantino foi figura central nos primeiros anos do Cristianismo porque ele iria tornar essa a religião oficial do Império. Sua mãe Helena também foi uma figura extremamente importante. Ela se tornou uma devota cristã e já envelhecida, aos 80 anos de idade, resolveu viajar até Jerusalém em busca dos locais sagrados e de relíquias envolvendo a história de Jesus Cristo. Na Terra Santa ela localizou o lugar onde Jesus foi crucificado e mandou erguer uma grande igreja no lugar. Também localizou vários outros lugares importantes para o cristianismo, mandando construir templos nos mesmos lugares onde os eventos descritos no evangelho aconteceram.
Mais do que localizar os pontos mais importantes da história do cristianismo em seus primeiros séculos, Helena também conseguiu achar a cruz que foi usada na crucificação de Jesus. Ela havia sido escondida pelos primeiros cristãos em uma velha pedreira usada por judeus e romanos no século I. Foi uma descoberta histórica. Helena então mandou levar tudo para Roma. Ainda hoje o "títulus", a inscrição que Pôncio Pilatos mandou escrever para colocar acima da cruz que dizia "Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus", ainda se encontra em uma igreja católica romana que foi erguida onde se localizava o antigo palácio de Helena na cidade. Dois anos após essa viagem histórica, extremamente importante para o cristianismo, Helena morreu em Roma, feliz por ter encontrado tantos lugares e relíquias sagradas da vida de Jesus Cristo em Jerusalém.
Pablo Aluísio.
quarta-feira, 8 de junho de 2011
José, Pai de Jesus
Já que hoje é o dia dos pais, nada melhor do que lembrar a figura paterna de José, pai terreno de Jesus Cristo. Hoje em dia reconstruir a história de José sob o ponto de vista histórico e arqueológico se mostra um grande desafio. Isso porque estamos falando de um homem comum, um trabalhador do século I. No tempo de Jesus os historiadores oficiais se esforçavam para contar a história dos reis e imperadores e não de pessoas humildes como José. Assim o grande manancial em termos de estudos históricos em relação a ele ainda é o novo testamento cristão.
Seu nome real era Yosef, do hebraico. O termo José é latinizado, derivativo do romano Iosephus. Usando a tradição e o evangelho como base sabemos alguns aspectos pessoais do pai de Jesus. Ele descendia da casa de Davi, o que lhe dava certamente uma posição de destaque dentro da sociedade da época. Tradicionalmente sua profissão seria a de carpinteiro, porém alguns historiadores modernos colocam José como um trabalhador da construção civil, haja vista que na época o império romano usou de farta mão de obra do povo judeu para a construção de cidades romanas por toda a Judeia. Se José era um trabalhador como afirma o texto do evangelho, ele certamente foi também um homem que trabalhou nessas grandes construções.
A vida pessoal de José antes de se unir a Maria porém segue sendo misteriosa de certa forma. Há vários historiadores que inclusive defendem o fato de que José seria bem mais velho do que Maria e que teria filhos de um casamento anterior. Segundo a doutrina protestante os supostos irmão de Jesus (Tiago, José, Simão e Judas) seriam filhos de José desse primeiro casamento. Para a doutrina católica esses não eram irmãos de Jesus, mas primos ou "irmãos" na fé. Assim como a Bíblia nada cita sobre o passado de José, os católicos acreditam que a sagrada família seria formada apenas por José (pai), Maria (mãe) e Jesus (filho). Seria até interessante percebemos que uma família com tão poucos membros (apenas três) era algo até raro naqueles tempos onde as famílias eram numerosas. De qualquer forma onde a Bíblia não explica ou detalha, não caberá ao intérprete supor fatos que ela não cita em suas palavras.
Dois fatos principais são louvados em relação a José além do fato dele representar a figura paterna do menino Jesus. O primeiro é o fato de que José foi um bom homem, trabalhador, que viveu para sua família. Homem de poucas palavras - quase não é citado, mesmo no novo testamento - aceitou seu destino de bom grado, agradecendo a bênção a que foi submetido, sem reservas. Outro aspecto é que José deu ao menino Jesus seus primeiros ensinamentos e valores, determinando inclusive a profissão que iria se dedicar até sair em sua missão. Assim como seu pai, Jesus também foi um carpinteiro.
Para a teologia católica tudo o que você precisa saber sobre José está no novo testamento. Mesmo assim há aspectos interessantes que ainda chamam a atenção dos que se interessam pela história do cristianismo. Por exemplo, não se sabe em que ocasião José morreu e nem quando. Não há informações sobre o seu destino após o nascimento de Jesus ou sua opinião sobre o caminho que seu filho começou a percorrer após se assumir como o Messias. Na realidade José, a partir de determinado ponto do novo testamento, simplesmente deixa de ser citado. Teria ele morrido antes da crucificação de Jesus? Ninguém sabe ao certo. Não há também pistas sobre o que aconteceu ao seu pai nas palavras de Jesus. Apenas sabemos que Maria esteve no momento da cruz, mas não José. Enfim, uma figura tão importante ainda permanece de certo modo encoberto pelas areias do tempo. Quem sabe um dia a arqueologia bíblica traga alguns fatos reveladores sobre Yosef. Só nos resta esperar por esse momento.
Pablo Aluísio.
Seu nome real era Yosef, do hebraico. O termo José é latinizado, derivativo do romano Iosephus. Usando a tradição e o evangelho como base sabemos alguns aspectos pessoais do pai de Jesus. Ele descendia da casa de Davi, o que lhe dava certamente uma posição de destaque dentro da sociedade da época. Tradicionalmente sua profissão seria a de carpinteiro, porém alguns historiadores modernos colocam José como um trabalhador da construção civil, haja vista que na época o império romano usou de farta mão de obra do povo judeu para a construção de cidades romanas por toda a Judeia. Se José era um trabalhador como afirma o texto do evangelho, ele certamente foi também um homem que trabalhou nessas grandes construções.
A vida pessoal de José antes de se unir a Maria porém segue sendo misteriosa de certa forma. Há vários historiadores que inclusive defendem o fato de que José seria bem mais velho do que Maria e que teria filhos de um casamento anterior. Segundo a doutrina protestante os supostos irmão de Jesus (Tiago, José, Simão e Judas) seriam filhos de José desse primeiro casamento. Para a doutrina católica esses não eram irmãos de Jesus, mas primos ou "irmãos" na fé. Assim como a Bíblia nada cita sobre o passado de José, os católicos acreditam que a sagrada família seria formada apenas por José (pai), Maria (mãe) e Jesus (filho). Seria até interessante percebemos que uma família com tão poucos membros (apenas três) era algo até raro naqueles tempos onde as famílias eram numerosas. De qualquer forma onde a Bíblia não explica ou detalha, não caberá ao intérprete supor fatos que ela não cita em suas palavras.
Dois fatos principais são louvados em relação a José além do fato dele representar a figura paterna do menino Jesus. O primeiro é o fato de que José foi um bom homem, trabalhador, que viveu para sua família. Homem de poucas palavras - quase não é citado, mesmo no novo testamento - aceitou seu destino de bom grado, agradecendo a bênção a que foi submetido, sem reservas. Outro aspecto é que José deu ao menino Jesus seus primeiros ensinamentos e valores, determinando inclusive a profissão que iria se dedicar até sair em sua missão. Assim como seu pai, Jesus também foi um carpinteiro.
Para a teologia católica tudo o que você precisa saber sobre José está no novo testamento. Mesmo assim há aspectos interessantes que ainda chamam a atenção dos que se interessam pela história do cristianismo. Por exemplo, não se sabe em que ocasião José morreu e nem quando. Não há informações sobre o seu destino após o nascimento de Jesus ou sua opinião sobre o caminho que seu filho começou a percorrer após se assumir como o Messias. Na realidade José, a partir de determinado ponto do novo testamento, simplesmente deixa de ser citado. Teria ele morrido antes da crucificação de Jesus? Ninguém sabe ao certo. Não há também pistas sobre o que aconteceu ao seu pai nas palavras de Jesus. Apenas sabemos que Maria esteve no momento da cruz, mas não José. Enfim, uma figura tão importante ainda permanece de certo modo encoberto pelas areias do tempo. Quem sabe um dia a arqueologia bíblica traga alguns fatos reveladores sobre Yosef. Só nos resta esperar por esse momento.
Pablo Aluísio.
terça-feira, 7 de junho de 2011
O que são Nefilins?
Segundo textos antigos os Nefilins seriam uma raça formada pelo cruzamento entre Anjos e seres humanos. Um ser híbrido, não autorizado a existir por Deus. A palavra original em hebraico significa "Aqueles que farão os demais caírem", uma clara referência aos anjos caídos, seres angelicais que foram expulsos por Deus do céu.
Condenados a viveram na Terra acabaram encarnando como gigantes (presentes em várias lendas antigas). No mundo dos vivos teriam raptado, violentado e engravidado mulheres humanas. Desse cruzamento herético nasceram os Nefilins, seres enormes, com grande poder e força física.
Em textos mitológicos eles são representados como gigantes - com mais de quatro metros de altura. Como eram imbatíveis no campo de batalha passaram a ser considerados semideuses, ou heróis. Retratados em lendas mitológicas antigas chegaram até os escritores do velho testamento. Segundo lendas, Deus teria promovido o grande dilúvio (onde resolveu poupar apenas Noé e sua família), entre outros motivos, para destruir essa raça híbrida entre homens e anjos. Com o dilúvio todos os Nefilins foram exterminados da face da Terra. No mundo espiritual suas almas errantes se tornaram demônios.
Outro fato como razão da ira de Deus contra a raça dos Nefilins provém do fato de que eles começaram a ser idolatrados pela humanidade como Deuses, e isso era obviamente uma grave ofensa contra Deus e seus planos para os homens e os anjos. Deus entendeu que os Nefilins não eram anjos e nem seres humanos e isso claro ofendia aos planos de Deus para o mundo. Assim eles foram destruídos para todo o sempre e não mais andaram sobre o nosso mundo novamente.
Pablo Aluísio.
Condenados a viveram na Terra acabaram encarnando como gigantes (presentes em várias lendas antigas). No mundo dos vivos teriam raptado, violentado e engravidado mulheres humanas. Desse cruzamento herético nasceram os Nefilins, seres enormes, com grande poder e força física.
Em textos mitológicos eles são representados como gigantes - com mais de quatro metros de altura. Como eram imbatíveis no campo de batalha passaram a ser considerados semideuses, ou heróis. Retratados em lendas mitológicas antigas chegaram até os escritores do velho testamento. Segundo lendas, Deus teria promovido o grande dilúvio (onde resolveu poupar apenas Noé e sua família), entre outros motivos, para destruir essa raça híbrida entre homens e anjos. Com o dilúvio todos os Nefilins foram exterminados da face da Terra. No mundo espiritual suas almas errantes se tornaram demônios.
Outro fato como razão da ira de Deus contra a raça dos Nefilins provém do fato de que eles começaram a ser idolatrados pela humanidade como Deuses, e isso era obviamente uma grave ofensa contra Deus e seus planos para os homens e os anjos. Deus entendeu que os Nefilins não eram anjos e nem seres humanos e isso claro ofendia aos planos de Deus para o mundo. Assim eles foram destruídos para todo o sempre e não mais andaram sobre o nosso mundo novamente.
Pablo Aluísio.
Tiago, o Justo
Figura central no cristianismo primitivo, Tiago o Justo, segue sendo motivo de controvérsias e divergências doutrinárias. Para um certo ramo do protestantismo ele teria sido o irmão de Jesus, irmão no sentido de "irmão de sangue", filho de José e talvez até de Maria. Para os católicos ele seria apenas "irmão na fé em Cristo" e não irmão por parentesco. No máximo poderia ter sido primo de Jesus. Essa visão se apoia no simples fato de que Tiago tem seu pai e sua mãe citados nominalmente em textos antigos. Em determinado manuscrito milenar ele é nomeado como Tiago, filho de Alfeu e em outro ainda mais antigo ele é citado como Tiago, filho de Maria de Cleofas. Com essa explicação realmente fica complicado defender que Tiago fosse realmente irmão de Jesus.
Superada essa divergência o fato é que Tiago foi um dos principais líderes da Igreja em seus primórdios. Alguns teólogos afirmam que Tiago, o justo, na realidade seria uma denominação tardia referente ao apóstolo de Jesus conhecido como "Tiago Menor". A diferença de denominações seria explicada pelo fato de que quando andou ao lado de Jesus ele ainda era bastante jovem, quase um adolescente. Com os anos e com seu exemplo de vida perfeito, em honra e retidão, começou a ser chamado em Jerusalém como "Tiago, o justo".
Outros pesquisadores dizem que Tiago foi um dos primeiros apóstolos a encontrar Jesus Cristo após sua ressurreição gloriosa. Esse fato por si só o colocava em papel de destaque dentro da pequena e ainda primitiva comunidade cristã, formada pelos primeiros cristãos da história. De fato um aspecto é pouco discutido em relação a sua história: com a ida de Pedro e Paulo para Roma, coube a Tiago cuidar e liderar os cristãos que tinham ficado em Jerusalém. Ele inclusive é considerado o primeiro bispo de Jerusalém, em um momento ainda de intensa busca por uma identidade própria para a nova religião, uma vez que o Judaísmo não reconhecia a figura de Jesus como a do Messias.
De qualquer forma Tiago foi um homem importante nos primeiros anos de evangelização. Era muito austero em sua vida pessoal, se recusando a comer carne, a viver com qualquer tipo de luxo pessoal e a agir de forma contrária às escrituras. Admirado em Jerusalém acabou virando alvo dos sacerdotes do templo que começaram a vê-lo como a um inimigo. Denunciado injustamente por atos que não cometeu, acabou sendo condenado pelas autoridades judaicas a morrer apedrejado. Sendo uma pessoa tão justa e correta, sua execução causou grande comoção e revolta entre o povo de Jerusalém que assistiu a execução de um homem íntegro, por ordem de líderes religiosos vis e corrompidos. Assim o martírio de Tiago acabou inspirando a muitos, consagrando a velha máxima de que o sangue dos mártires sempre originam conversões em massa entre o povo. Para conhecer melhor sua visão de mundo e seu pensamento não deixe de ler a epístola de Tiago do novo testamento, cuja autoria é creditado a essa importante figura histórica do surgimento do cristianismo primitivo.
Pablo Aluísio.
Superada essa divergência o fato é que Tiago foi um dos principais líderes da Igreja em seus primórdios. Alguns teólogos afirmam que Tiago, o justo, na realidade seria uma denominação tardia referente ao apóstolo de Jesus conhecido como "Tiago Menor". A diferença de denominações seria explicada pelo fato de que quando andou ao lado de Jesus ele ainda era bastante jovem, quase um adolescente. Com os anos e com seu exemplo de vida perfeito, em honra e retidão, começou a ser chamado em Jerusalém como "Tiago, o justo".
Outros pesquisadores dizem que Tiago foi um dos primeiros apóstolos a encontrar Jesus Cristo após sua ressurreição gloriosa. Esse fato por si só o colocava em papel de destaque dentro da pequena e ainda primitiva comunidade cristã, formada pelos primeiros cristãos da história. De fato um aspecto é pouco discutido em relação a sua história: com a ida de Pedro e Paulo para Roma, coube a Tiago cuidar e liderar os cristãos que tinham ficado em Jerusalém. Ele inclusive é considerado o primeiro bispo de Jerusalém, em um momento ainda de intensa busca por uma identidade própria para a nova religião, uma vez que o Judaísmo não reconhecia a figura de Jesus como a do Messias.
De qualquer forma Tiago foi um homem importante nos primeiros anos de evangelização. Era muito austero em sua vida pessoal, se recusando a comer carne, a viver com qualquer tipo de luxo pessoal e a agir de forma contrária às escrituras. Admirado em Jerusalém acabou virando alvo dos sacerdotes do templo que começaram a vê-lo como a um inimigo. Denunciado injustamente por atos que não cometeu, acabou sendo condenado pelas autoridades judaicas a morrer apedrejado. Sendo uma pessoa tão justa e correta, sua execução causou grande comoção e revolta entre o povo de Jerusalém que assistiu a execução de um homem íntegro, por ordem de líderes religiosos vis e corrompidos. Assim o martírio de Tiago acabou inspirando a muitos, consagrando a velha máxima de que o sangue dos mártires sempre originam conversões em massa entre o povo. Para conhecer melhor sua visão de mundo e seu pensamento não deixe de ler a epístola de Tiago do novo testamento, cuja autoria é creditado a essa importante figura histórica do surgimento do cristianismo primitivo.
Pablo Aluísio.
segunda-feira, 6 de junho de 2011
Paulo e Tecla
Paulo e Tecla
Uma das figuras mais interessantes do cristianismo primitivo foi Tecla (ou Thecla). Hoje em dia praticamente tudo o que sabemos sobre ela veio de textos apócrifos. Embora muitos historiadores a considerem uma figura histórica que realmente existiu e andou ao lado de Paulo, o fato é que ela foi completamente ignorada pelos evangelhos oficiais. Mas afinal, quem foi Tecla? Antigos historiadores afirmam que no começo do cristianismo a presença de Tecla foi tão importante que ela chegou a ser venerada como uma verdadeira santa da Igreja que nascia naquele momento. Os textos mais antigos sobre sua vida ao lado do apóstolo Paulo datam do ano de 170. Eles foram escritos para comunidades cristãs que a cultuavam nesse mesmo período, em vastas regiões que iam da Grécia até o Egito, onde era extremamente popular. Até mesmo em algumas Igrejas medievais espanholas existem representações de Tecla, mostrando que seu culto chegou também em distantes regiões da Europa.
Por que Tecla foi literalmente banida então dos atos dos apóstolos se ela foi tão importante no começo da evangelização dos povos do Oriente próximo e Europa? Para alguns teólogos a presença de Tecla se tornou incômoda para a Igreja porque ele foi a mais forte representante de um tipo de filosofia religiosa conhecida como Ascetismo. O termo vem do grego original que serviu de fonte para a palavra latina ascese. Essa foi uma linha de pensamento que pregava a renúncia ao prazer carnal ou a outras formas de satisfação pessoal como base para o crescimento espiritual do cristão. O próprio Paulo pregou em suas cartas o celibato como forma de se enriquecer da graça de Deus. O próprio Jesus era visto como um exemplo de vida celibatário. Essa doutrina e linha de pensamento daria origem ao celibato entre o clero católico, onde padres e demais membros da Igreja não poderiam se casar ou ter esposas. E o que isso tinha a ver com Tecla? Muito simples, basta saber mais sobre a vida dessa mulher para entender bem a ligação.
Tecla começou a se interessar pelas pregações de Paulo porque esse afirmava que as pessoas castas e virgens, que não praticavam o sexo, seriam levadas ao céu por suas virtudes terrenas de renúncia ao prazer e à luxúria. Nos atos de Paulo e Tecla (um evangelho apócrifo), o apóstolo Paulo não coloca o celibato apenas como uma escolha (tal como conhecemos no novo testamento), mas como uma condição especial para se conseguir a ressurreição em Cristo. Em suas pregações Paulo coloca muita ênfase no celibato, a ponto de converter completamente Tecla. Ela era uma jovem virgem que havia sido prometida em casamento a um rico homem chamado Thamires. Ao ouvir o que Paulo pregava Tecla então resolveu se dedicar a um celibato absoluto em sua vida, o que obviamente enfureceu seu futuro marido. Ele a denunciou a um tribunal de costumes e assim Tecla foi condenada à morte por quebrar uma lei extremamente importante para aquela comunidade (que afirmava que mulheres prometidas em casamento não poderiam quebrar o juramento de se casarem após firmarem compromisso).
No dia de sua execução Tecla foi amarrada para ser queimada viva em praça pública, mas começou a chover torrencialmente, apagando as chamas. Isso foi então encarado como o primeiro milagre da vida de Tecla que sobreviveu pela intervenção direta de Deus. Ela então conseguiu fugir e se uniu novamente a Paulo em suas jornadas missionárias. Foram então para a Síria. Lá outro homem se apaixonou por ela. Novamente foi recusado e ele a fez pagar caro pela rejeição. Tecla foi presa e enviada para a arena onde deveriam ser morta, devorada por leões. Quando todos esperavam por sua morte certa, devorada por aquelas feras africanas, algo surpreendente aconteceu. As fêmeas a protegeram da morte. Mais do que isso as leoas se curvaram em sua direção, como se a estivesse louvando. Isso causou grande comoção entre o público presente e ela sobreviveu novamente à morte certa.
Tecla ainda sobreviveria a uma nova tentativa de execução. Ela foi colocada em um tanque com tubarões na Ásia Menor. Mas uma nova tempestade chegou e os animais foram mortos misteriosamente. Nesse mesmo dia Tecla resolveu se batizar. Paulo havia recusado lhe dar o batismo dizendo que ela ainda não estaria pronta, mas Tecla recusou seu ponto de vista. Assim, mais tarde naquele mesmo dia, ela resolveu se auto batizar. Para muitos historiadores esse trecho valeu a Tecla a retirada de sua história da bíblia pois os antigos teólogos, entre eles Terturiano, não admitiam que uma mulher pudesse se auto batizar daquela forma. Outro fato que levou a retirada dos atos de Paulo e Tecla da bíblia oficial foi a desconfiança de que os textos eram meras falsificações. Os organizadores da Bíblia oficial até entendiam que ela poderia ter sido uma figura histórica real, mas as estórias pareciam fantasiosas demais para serem levadas à sério. Hoje em dia a figura histórica de Tecla é bem polêmica. Alguns especialistas dizem que ela teria sido a primeira feminista do cristianismo. Para outros tudo não passaria de mera ficção. Uma mulher que pregava a palavra de Deus, que batizava e protagonizava inúmeros milagres definitivamente não era algo comum. Era sim algo muito revolucionário para aqueles tempos antigos.
Pablo Aluísio.
Uma das figuras mais interessantes do cristianismo primitivo foi Tecla (ou Thecla). Hoje em dia praticamente tudo o que sabemos sobre ela veio de textos apócrifos. Embora muitos historiadores a considerem uma figura histórica que realmente existiu e andou ao lado de Paulo, o fato é que ela foi completamente ignorada pelos evangelhos oficiais. Mas afinal, quem foi Tecla? Antigos historiadores afirmam que no começo do cristianismo a presença de Tecla foi tão importante que ela chegou a ser venerada como uma verdadeira santa da Igreja que nascia naquele momento. Os textos mais antigos sobre sua vida ao lado do apóstolo Paulo datam do ano de 170. Eles foram escritos para comunidades cristãs que a cultuavam nesse mesmo período, em vastas regiões que iam da Grécia até o Egito, onde era extremamente popular. Até mesmo em algumas Igrejas medievais espanholas existem representações de Tecla, mostrando que seu culto chegou também em distantes regiões da Europa.
Por que Tecla foi literalmente banida então dos atos dos apóstolos se ela foi tão importante no começo da evangelização dos povos do Oriente próximo e Europa? Para alguns teólogos a presença de Tecla se tornou incômoda para a Igreja porque ele foi a mais forte representante de um tipo de filosofia religiosa conhecida como Ascetismo. O termo vem do grego original que serviu de fonte para a palavra latina ascese. Essa foi uma linha de pensamento que pregava a renúncia ao prazer carnal ou a outras formas de satisfação pessoal como base para o crescimento espiritual do cristão. O próprio Paulo pregou em suas cartas o celibato como forma de se enriquecer da graça de Deus. O próprio Jesus era visto como um exemplo de vida celibatário. Essa doutrina e linha de pensamento daria origem ao celibato entre o clero católico, onde padres e demais membros da Igreja não poderiam se casar ou ter esposas. E o que isso tinha a ver com Tecla? Muito simples, basta saber mais sobre a vida dessa mulher para entender bem a ligação.
Tecla começou a se interessar pelas pregações de Paulo porque esse afirmava que as pessoas castas e virgens, que não praticavam o sexo, seriam levadas ao céu por suas virtudes terrenas de renúncia ao prazer e à luxúria. Nos atos de Paulo e Tecla (um evangelho apócrifo), o apóstolo Paulo não coloca o celibato apenas como uma escolha (tal como conhecemos no novo testamento), mas como uma condição especial para se conseguir a ressurreição em Cristo. Em suas pregações Paulo coloca muita ênfase no celibato, a ponto de converter completamente Tecla. Ela era uma jovem virgem que havia sido prometida em casamento a um rico homem chamado Thamires. Ao ouvir o que Paulo pregava Tecla então resolveu se dedicar a um celibato absoluto em sua vida, o que obviamente enfureceu seu futuro marido. Ele a denunciou a um tribunal de costumes e assim Tecla foi condenada à morte por quebrar uma lei extremamente importante para aquela comunidade (que afirmava que mulheres prometidas em casamento não poderiam quebrar o juramento de se casarem após firmarem compromisso).
No dia de sua execução Tecla foi amarrada para ser queimada viva em praça pública, mas começou a chover torrencialmente, apagando as chamas. Isso foi então encarado como o primeiro milagre da vida de Tecla que sobreviveu pela intervenção direta de Deus. Ela então conseguiu fugir e se uniu novamente a Paulo em suas jornadas missionárias. Foram então para a Síria. Lá outro homem se apaixonou por ela. Novamente foi recusado e ele a fez pagar caro pela rejeição. Tecla foi presa e enviada para a arena onde deveriam ser morta, devorada por leões. Quando todos esperavam por sua morte certa, devorada por aquelas feras africanas, algo surpreendente aconteceu. As fêmeas a protegeram da morte. Mais do que isso as leoas se curvaram em sua direção, como se a estivesse louvando. Isso causou grande comoção entre o público presente e ela sobreviveu novamente à morte certa.
Tecla ainda sobreviveria a uma nova tentativa de execução. Ela foi colocada em um tanque com tubarões na Ásia Menor. Mas uma nova tempestade chegou e os animais foram mortos misteriosamente. Nesse mesmo dia Tecla resolveu se batizar. Paulo havia recusado lhe dar o batismo dizendo que ela ainda não estaria pronta, mas Tecla recusou seu ponto de vista. Assim, mais tarde naquele mesmo dia, ela resolveu se auto batizar. Para muitos historiadores esse trecho valeu a Tecla a retirada de sua história da bíblia pois os antigos teólogos, entre eles Terturiano, não admitiam que uma mulher pudesse se auto batizar daquela forma. Outro fato que levou a retirada dos atos de Paulo e Tecla da bíblia oficial foi a desconfiança de que os textos eram meras falsificações. Os organizadores da Bíblia oficial até entendiam que ela poderia ter sido uma figura histórica real, mas as estórias pareciam fantasiosas demais para serem levadas à sério. Hoje em dia a figura histórica de Tecla é bem polêmica. Alguns especialistas dizem que ela teria sido a primeira feminista do cristianismo. Para outros tudo não passaria de mera ficção. Uma mulher que pregava a palavra de Deus, que batizava e protagonizava inúmeros milagres definitivamente não era algo comum. Era sim algo muito revolucionário para aqueles tempos antigos.
Pablo Aluísio.
Papa Sisto V
Em abril de 1585 o cardeal Felice Peretti se tornou o Papa Sisto V. Ele ficou conhecido por algumas questões internas e externas que teve que enfrentar. Nos tempos de Sisto V o Papa exercia funções religiosas e de administração pública dos territórios da Igreja. Um dos desafios que Felice teve que enfrentar foi a criminalidade. A cidade eterna Roma estava infestada de marginais, bandidos e assaltantes. O povo romano não aguentava mais aquela situação.
Sisto V então resolveu combater o mal pela raiz. Muitos criminosos se refugiavam nas ruínas do coliseum. Reza a lenda que Sisto mandou distribuir bebidas para eles, fingindo ser o presente um ato de misericórdia. As bebidas estavam misturadas com substâncias soníferas. Os criminosos beberam e caíram em sono profundo.
Quando isso aconteceu os homens do Papa entraram no coliseum e prenderam a todos. Depois, usando de sua experiência como inquisidor quando ainda era bispo e cardeal, Felice implementou uma política de tolerância zero contra os criminosos. Em pouco tempo a cidade respirava ares mais tranquilos e a criminalidade foi praticamente zerada. Por sua política de combate contra os bandidos o Papa acabou sendo chamado pelo povo romano de "Sisto, o duro".
No plano externo continuou a tratar da questão inglesa. Desde os tempos de Henrique VIII, o poder real inglês estava rompido com o poder do Papa em Roma. Sua filha, a rainha Elizabeth I, não facilitava em nada as relações diplomáticas com a Igreja. Havia sido Felice Peretti, ainda nos seus tempos de cardeal, que havia redigido a bula de excomunhão do rei inglês e ele não voltou atrás em uma linha daquele documento agora que era Papa. Sisto V até tentou obter apoio de outras nações para combater a heresia da coroa inglesa, mas não encontrou boa recepção dos reis da época. A Inglaterra havia se tornado uma potência econômica e militar e nenhuma grande nação da Europa queria ter problemas com a coroa britânica. E depois de cinco anos no trono de Pedro, o Papa morreu em agosto de 1590. Sua morte foi decorrência de problemas do coração.
Pablo Aluísio.
Sisto V então resolveu combater o mal pela raiz. Muitos criminosos se refugiavam nas ruínas do coliseum. Reza a lenda que Sisto mandou distribuir bebidas para eles, fingindo ser o presente um ato de misericórdia. As bebidas estavam misturadas com substâncias soníferas. Os criminosos beberam e caíram em sono profundo.
Quando isso aconteceu os homens do Papa entraram no coliseum e prenderam a todos. Depois, usando de sua experiência como inquisidor quando ainda era bispo e cardeal, Felice implementou uma política de tolerância zero contra os criminosos. Em pouco tempo a cidade respirava ares mais tranquilos e a criminalidade foi praticamente zerada. Por sua política de combate contra os bandidos o Papa acabou sendo chamado pelo povo romano de "Sisto, o duro".
No plano externo continuou a tratar da questão inglesa. Desde os tempos de Henrique VIII, o poder real inglês estava rompido com o poder do Papa em Roma. Sua filha, a rainha Elizabeth I, não facilitava em nada as relações diplomáticas com a Igreja. Havia sido Felice Peretti, ainda nos seus tempos de cardeal, que havia redigido a bula de excomunhão do rei inglês e ele não voltou atrás em uma linha daquele documento agora que era Papa. Sisto V até tentou obter apoio de outras nações para combater a heresia da coroa inglesa, mas não encontrou boa recepção dos reis da época. A Inglaterra havia se tornado uma potência econômica e militar e nenhuma grande nação da Europa queria ter problemas com a coroa britânica. E depois de cinco anos no trono de Pedro, o Papa morreu em agosto de 1590. Sua morte foi decorrência de problemas do coração.
Pablo Aluísio.
domingo, 5 de junho de 2011
João Paulo II e Anna Teresa Tymieniecka
A imprensa mundial vem divulgando com até certo exagero sobre a longa e produtiva amizade envolvendo o Papa João Paulo II e a escritora e filósofa americana Anna Teresa Tymieniecka. Tudo porque supostas cartas "secretas" teriam sido encontradas em uma biblioteca pública na Polônia. Pois bem, para os que conhecem mais a fundo a biografia de Karol Wojtyla isso não é nenhuma novidade. A amizade deles jamais foi secreta ou escondida, muito pelo contrário, o Papa e Anna trabalharam juntos e ela muitas vezes revisou textos de base filosófica que foram escritos por Wojtyla.
Não existe qualquer problema na colaboração intelectual entre um clérigo e uma estudiosa. Claro que após trinta anos de amizade e convívio o Papa tenha criado uma certo sentimento de proximidade maior com Anna, porém afirmar que disso surgiu algo que seja nem ao menos parecido com um relacionamento amoroso é uma bobagem sem tamanho. Uma bobagem sem qualquer fundamento histórico é bom frisar e deixar bem claro. O Papa e a escritora cultivaram uma amizade de bases intelectuais e não existe qualquer problema nisso.
As correspondências duraram de junho de 1973 até abril de 2005. Como Karol Wojtyla tinha uma personalidade cativante e carismática é possível que em algum momento de sua amizade com Anna Teresa Tymieniecka ela tenha confundido um pouco os sentimentos que tinham por ele, porém isso jamais abriu margem para que o Papa tenha de alguma forma rompido seus votos de celibatário. Tanto isso é verdade que mesmo os que leram atentamente todas as cartas jamais encontraram qualquer vestígio de que João Paulo II e Anna tenham tido algum tipo de envolvimento de natureza amorosa.
No final a situação toda foi bem resumida pelo sacerdote polonês Adam Boniecki, que era bem próximo ao Papa na época em que ele mantinha amizade com Anna. Ele disse: "Algumas mulheres acabam se apaixonando pelos sacerdotes. Isso sempre cria um problema! Tymieniecka traduziu para o inglês um dos livros de Karol Wojtyla e o tornou conhecido nos meios universitários americanos. Mas essa tradução gerou tensões entre eles." - E para superar os erros eles começaram a se corresponder com mais frequência e com a constante troca de cartas o relacionamento se tornou mais pessoal e próximo, porém nunca ultrapassando certos limites. Com sua peculiar ironia Adam terminou a questão dizendo: " Se estava apaixonada pelo cardeal Wojtyla, não era a única!".
Pablo Aluísio
Não existe qualquer problema na colaboração intelectual entre um clérigo e uma estudiosa. Claro que após trinta anos de amizade e convívio o Papa tenha criado uma certo sentimento de proximidade maior com Anna, porém afirmar que disso surgiu algo que seja nem ao menos parecido com um relacionamento amoroso é uma bobagem sem tamanho. Uma bobagem sem qualquer fundamento histórico é bom frisar e deixar bem claro. O Papa e a escritora cultivaram uma amizade de bases intelectuais e não existe qualquer problema nisso.
As correspondências duraram de junho de 1973 até abril de 2005. Como Karol Wojtyla tinha uma personalidade cativante e carismática é possível que em algum momento de sua amizade com Anna Teresa Tymieniecka ela tenha confundido um pouco os sentimentos que tinham por ele, porém isso jamais abriu margem para que o Papa tenha de alguma forma rompido seus votos de celibatário. Tanto isso é verdade que mesmo os que leram atentamente todas as cartas jamais encontraram qualquer vestígio de que João Paulo II e Anna tenham tido algum tipo de envolvimento de natureza amorosa.
No final a situação toda foi bem resumida pelo sacerdote polonês Adam Boniecki, que era bem próximo ao Papa na época em que ele mantinha amizade com Anna. Ele disse: "Algumas mulheres acabam se apaixonando pelos sacerdotes. Isso sempre cria um problema! Tymieniecka traduziu para o inglês um dos livros de Karol Wojtyla e o tornou conhecido nos meios universitários americanos. Mas essa tradução gerou tensões entre eles." - E para superar os erros eles começaram a se corresponder com mais frequência e com a constante troca de cartas o relacionamento se tornou mais pessoal e próximo, porém nunca ultrapassando certos limites. Com sua peculiar ironia Adam terminou a questão dizendo: " Se estava apaixonada pelo cardeal Wojtyla, não era a única!".
Pablo Aluísio
Bento XVI - Últimas Conversas
Desde que renunciou o Papa emérito Bento XVI tem levado uma vida discreta, procurando se afastar dos holofotes. De personalidade discreta, esse tipo de comportamento sempre foi muito fiel ao próprio perfil do Papa. Nas próximas semanas porém Bento XVI voltará a ser notícia nos grandes meios de imprensa. Será publicado um livro de memórias do Papa chamado "Últimas Conversas", escrito através de várias entrevistas dadas ao jornalista Peter Seewald.
Durante muito tempo houve uma certa controvérsia sobre a principal razão da renúncia do Papa. Teria sido ele pressionado para renunciar ao papado? Bento XVI deixa claro em suas entrevistas que isso jamais aconteceu. Embora ele tenha lutado contra certos setores da cúria (ele admite isso explicitamente) o fato é que Joseph Ratzinger chegou na conclusão de que não tinha mais saúde e nem idade para levar em frente as reformas que a Igreja Católica precisava naquele momento histórico. Tomado por um bom senso racional ele resolveu então renunciar, um ato inédito em seis séculos na história do catolicismo.
Outro ponto interessante do livro vem das revelações íntimas de Bento XVI sobre a eleição do Papa Francisco. Ratzinger admite que ficou surpreso com sua eleição, já que o argentino não era em absoluto um dos favoritos. Bento XVI acreditava que o próximo Papa sairia de dois a três nomes bem conhecidos, isso partindo-se da premissa do que ele próprio conhecia da política interna da cúria romana. Para sua surpresa foi eleito o cardeal de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, que na opinião pessoal de Ratzinger tem realizado um excelente pontificado.
Outro fato que chamou a atenção da mídia internacional veio da revelação de Bento XVI de que teria lutado contra um lobby gay dentro da cúria romana. O que exatamente seria esse lobby gay? Muito provavelmente um pequeno grupo de cardeais que lutavam dentro da alta cúpula da Igreja para que certas atitudes fossem mudadas, principalmente na forma como a igreja trataria o assunto da homossexualidade sob um ponto de vista religioso cristão católico.
Hoje em dia Bento XVI segue fazendo aquilo que mais gosta - ler e escrever. Seu dia é de calma, paz e reflexão. Conhecido por ter uma personalidade tímida e reservada, o Papa Emérito segue seus estudos, ao mesmo tempo em que dedica um pouco de seu tempo para tocar piano, especialmente Mozart, que sempre adorou. Recentemente um de seus assessores mais próximos confidenciou que Ratzinger sabe que sua hora final está chegando. Usando de uma linguagem metafórica ele afirmou que o Papa seria como uma luz, uma vela, que estaria se apagando lentamente.
Pablo Aluísio.
Durante muito tempo houve uma certa controvérsia sobre a principal razão da renúncia do Papa. Teria sido ele pressionado para renunciar ao papado? Bento XVI deixa claro em suas entrevistas que isso jamais aconteceu. Embora ele tenha lutado contra certos setores da cúria (ele admite isso explicitamente) o fato é que Joseph Ratzinger chegou na conclusão de que não tinha mais saúde e nem idade para levar em frente as reformas que a Igreja Católica precisava naquele momento histórico. Tomado por um bom senso racional ele resolveu então renunciar, um ato inédito em seis séculos na história do catolicismo.
Outro ponto interessante do livro vem das revelações íntimas de Bento XVI sobre a eleição do Papa Francisco. Ratzinger admite que ficou surpreso com sua eleição, já que o argentino não era em absoluto um dos favoritos. Bento XVI acreditava que o próximo Papa sairia de dois a três nomes bem conhecidos, isso partindo-se da premissa do que ele próprio conhecia da política interna da cúria romana. Para sua surpresa foi eleito o cardeal de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, que na opinião pessoal de Ratzinger tem realizado um excelente pontificado.
Outro fato que chamou a atenção da mídia internacional veio da revelação de Bento XVI de que teria lutado contra um lobby gay dentro da cúria romana. O que exatamente seria esse lobby gay? Muito provavelmente um pequeno grupo de cardeais que lutavam dentro da alta cúpula da Igreja para que certas atitudes fossem mudadas, principalmente na forma como a igreja trataria o assunto da homossexualidade sob um ponto de vista religioso cristão católico.
Hoje em dia Bento XVI segue fazendo aquilo que mais gosta - ler e escrever. Seu dia é de calma, paz e reflexão. Conhecido por ter uma personalidade tímida e reservada, o Papa Emérito segue seus estudos, ao mesmo tempo em que dedica um pouco de seu tempo para tocar piano, especialmente Mozart, que sempre adorou. Recentemente um de seus assessores mais próximos confidenciou que Ratzinger sabe que sua hora final está chegando. Usando de uma linguagem metafórica ele afirmou que o Papa seria como uma luz, uma vela, que estaria se apagando lentamente.
Pablo Aluísio.
sábado, 4 de junho de 2011
10 Razões Para Amar a Igreja Católica
1. Foi fundada por Pedro, o primeiro Papa da história!
2. O Papa Francisco, nosso atual líder espiritual, é um símbolo de dignidade e humildade! Um exemplo para o mundo!
3. A Igreja Católica é a maior instituição de caridade do mundo, presente em praticamente todos os países ao redor do globo!
4. A Igreja Católica mantém milhares de hospitais, asilos, creches e missões de ajuda aos mais pobres em lugares de extrema privação como a África!
5. São dois mil anos de história - sendo a instituição mais antiga da humanidade ainda em atividade!
6. Maria, nossa mãe, está na Igreja Católica, santa e imaculada!
7. Foi a Igreja Católica que organizou a Bíblia, dando ordem e a dividindo em capítulos e versículos!
8. Durante 15 séculos foi a única Igreja a levar a palavra de Cristo aos quatro cantos do mundo!
9. Sua história está repleta de homens e mulheres que dedicaram sua vida ao cristianismo!
10. Jesus Cristo vive em nossa querida Igreja Católica, ontem, hoje e sempre!
Pablo Aluísio.
2. O Papa Francisco, nosso atual líder espiritual, é um símbolo de dignidade e humildade! Um exemplo para o mundo!
3. A Igreja Católica é a maior instituição de caridade do mundo, presente em praticamente todos os países ao redor do globo!
4. A Igreja Católica mantém milhares de hospitais, asilos, creches e missões de ajuda aos mais pobres em lugares de extrema privação como a África!
5. São dois mil anos de história - sendo a instituição mais antiga da humanidade ainda em atividade!
6. Maria, nossa mãe, está na Igreja Católica, santa e imaculada!
7. Foi a Igreja Católica que organizou a Bíblia, dando ordem e a dividindo em capítulos e versículos!
8. Durante 15 séculos foi a única Igreja a levar a palavra de Cristo aos quatro cantos do mundo!
9. Sua história está repleta de homens e mulheres que dedicaram sua vida ao cristianismo!
10. Jesus Cristo vive em nossa querida Igreja Católica, ontem, hoje e sempre!
Pablo Aluísio.
As Bruxas
Até o século X a Igreja não levou muito à sério a figura das bruxas. Elas já existiam como personagens de ficção na literatura há muito tempo, geralmente surgindo como antagonistas em contos e fábulas bem comuns na Europa medieval. Só a partir de alguns séculos depois foi que a Igreja começou a entender e associar os atos de bruxaria com heresias. Antes disso porém alguns estudiosos do tema afirmavam que o que era chamado de bruxaria nada mais era do que antigos rituais das religiões pagãs que tinham sobrevivido em cidades e vilas mais afastadas do continente europeu. O culto às forças da natureza provavam bem isso. Era uma espécie de revitalização de antigas deusas como Diana, por exemplo. Assim as autoridades da Igreja católica afirmavam que o ato de bruxaria certamente era um pecado, mas como pura mágica ou crentice não tinha como influenciar o mundo real e nem fazer o mal a quem quer que seja.
Curiosamente em países com influência nórdica começou a surgir a crença teológica que as mulheres que cometiam atos de paganismo estavam na verdade cultuando ao anjo caído, Satanás. Essa nova visão pregava que a bruxaria não era apenas um resquício pagão, mas sim um novo culto, de devoção ao diabo. A partir do século XIII essa visão foi se acentuando. Em 1258 o Papa Alexandre IV condenou toda prática mística que envolvesse atos de mágica, adivinhação e tentativa de contato com pessoas mortas. Em 1320 o Papa João XXII ficou extremamente preocupado ao ser informado de que atos de bruxaria estavam se espalhando em regiões da França, em especial Toulouse. Ele assim ordenou que autoridades religiosas do Vaticano fossem enviadas até lá para investigar tudo mais a fundo. Mesmo com o combate da Igreja contra esse tipo de prática ela não parecia surtir muito efeito. O Papa Nicolau V ficou extremamente irritado ao descobrir que a adivinhação por cartas ainda era muito comum em feiras mercantis por todo o continente.
Entre os séculos XIV e XV chegaram ao seio da Igreja diversos estudos e tratados sobre a bruxaria na Europa. Eles contavam que as mulheres que se dedicavam a esse tipo de coisa se diziam possuídas pelo próprio demônio, não apenas mentalmente, mas fisicamente também. Algumas iam além dizendo que tinham tido relações sexuais com seres das trevas. Havia também a descrição de inúmeros rituais de magia e feitiços, algo que alarmou a cúpula da igreja. Não era mais apenas uma questão de teologia, de paganismo ou algo semelhante. Era algo mais grave. Muitas mulheres confessaram que faziam parte de comunidades de adoração ao diabo que se reuniam para blasfemar contra Deus, a trindade e Maria, mãe de Jesus. De fato os velhos rituais pagãos tinham se tornado algo mais grave e severo, abraçando o satanismo em seus cultos. Era algo assustador.
Diante de tais relatos o Papa Inocêncio VIII editou a bula papal Summis desiderante affectibus que tinha como objetivo deter a proliferação de cultos satânicos por toda a Europa. Foram criados cargos de inquisitores para procurar, localizar, identificar e prender pessoas acusadas de bruxaria e satanismo pelas nações cristãs. A bula foi imediatamente apoiada por nobres e reis por toda a Europa. O imperador Maximiliano da Áustria, por exemplo, deu total apoio às novas medidas. Nesse mesmo ano foi publicado o livro Malleus Maleficarum, que passou a ser conhecido como "O Martelo das Bruxas" onde se procurava tratar a questão da bruxaria de forma codificada, estudada em cima de casos reais que aconteceram em cidades da Alemanha e Áustria. Esse livro escrito pela dupla de teólogos Krämer e Spengler afirmava que as bruxas existiam, faziam parte de grandes comunidades e que tinham como inspiração maior em suas vidas o próprio Satanás.
Com o livro em mãos qualquer inquisidor poderia identificar uma bruxa real ou um feiticeiro ou mago. Havia métodos de identificação, as principais características desses cultuadores do mal e elementos que provavam sua presença. Ignorar a existência de bruxas, de magia negra e de satanismo era por si só também um ato de heresia. Esse tipo de visão deu origem a uma série de perseguições por todo o continente, atingindo não apenas os católicos, mas também os protestantes que para muitos historiadores foram mais violentos e repressivos do que os próprios membros do catolicismo. Em países onde o protestantismo se disseminou a caça às bruxas deu origem à infame inquisição protestante que levou para a fogueira milhares de pessoas. A Europa passaria assim nas décadas seguintes por um novo e tenebroso período histórico de consequências imprevisíveis.
Pablo Aluísio.
Curiosamente em países com influência nórdica começou a surgir a crença teológica que as mulheres que cometiam atos de paganismo estavam na verdade cultuando ao anjo caído, Satanás. Essa nova visão pregava que a bruxaria não era apenas um resquício pagão, mas sim um novo culto, de devoção ao diabo. A partir do século XIII essa visão foi se acentuando. Em 1258 o Papa Alexandre IV condenou toda prática mística que envolvesse atos de mágica, adivinhação e tentativa de contato com pessoas mortas. Em 1320 o Papa João XXII ficou extremamente preocupado ao ser informado de que atos de bruxaria estavam se espalhando em regiões da França, em especial Toulouse. Ele assim ordenou que autoridades religiosas do Vaticano fossem enviadas até lá para investigar tudo mais a fundo. Mesmo com o combate da Igreja contra esse tipo de prática ela não parecia surtir muito efeito. O Papa Nicolau V ficou extremamente irritado ao descobrir que a adivinhação por cartas ainda era muito comum em feiras mercantis por todo o continente.
Entre os séculos XIV e XV chegaram ao seio da Igreja diversos estudos e tratados sobre a bruxaria na Europa. Eles contavam que as mulheres que se dedicavam a esse tipo de coisa se diziam possuídas pelo próprio demônio, não apenas mentalmente, mas fisicamente também. Algumas iam além dizendo que tinham tido relações sexuais com seres das trevas. Havia também a descrição de inúmeros rituais de magia e feitiços, algo que alarmou a cúpula da igreja. Não era mais apenas uma questão de teologia, de paganismo ou algo semelhante. Era algo mais grave. Muitas mulheres confessaram que faziam parte de comunidades de adoração ao diabo que se reuniam para blasfemar contra Deus, a trindade e Maria, mãe de Jesus. De fato os velhos rituais pagãos tinham se tornado algo mais grave e severo, abraçando o satanismo em seus cultos. Era algo assustador.
Diante de tais relatos o Papa Inocêncio VIII editou a bula papal Summis desiderante affectibus que tinha como objetivo deter a proliferação de cultos satânicos por toda a Europa. Foram criados cargos de inquisitores para procurar, localizar, identificar e prender pessoas acusadas de bruxaria e satanismo pelas nações cristãs. A bula foi imediatamente apoiada por nobres e reis por toda a Europa. O imperador Maximiliano da Áustria, por exemplo, deu total apoio às novas medidas. Nesse mesmo ano foi publicado o livro Malleus Maleficarum, que passou a ser conhecido como "O Martelo das Bruxas" onde se procurava tratar a questão da bruxaria de forma codificada, estudada em cima de casos reais que aconteceram em cidades da Alemanha e Áustria. Esse livro escrito pela dupla de teólogos Krämer e Spengler afirmava que as bruxas existiam, faziam parte de grandes comunidades e que tinham como inspiração maior em suas vidas o próprio Satanás.
Com o livro em mãos qualquer inquisidor poderia identificar uma bruxa real ou um feiticeiro ou mago. Havia métodos de identificação, as principais características desses cultuadores do mal e elementos que provavam sua presença. Ignorar a existência de bruxas, de magia negra e de satanismo era por si só também um ato de heresia. Esse tipo de visão deu origem a uma série de perseguições por todo o continente, atingindo não apenas os católicos, mas também os protestantes que para muitos historiadores foram mais violentos e repressivos do que os próprios membros do catolicismo. Em países onde o protestantismo se disseminou a caça às bruxas deu origem à infame inquisição protestante que levou para a fogueira milhares de pessoas. A Europa passaria assim nas décadas seguintes por um novo e tenebroso período histórico de consequências imprevisíveis.
Pablo Aluísio.
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