Título no Brasil: Causa Perdida
Título Original: Che!
Ano de Produção: 1969
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Richard Fleischer
Roteiro: Sy Bartlett, David Karp
Elenco: Omar Sharif, Jack Palance, Cesare Danova
Sinopse:
Cinebiografia do médico e líder da revolução cubana Ernesto Guevara de la Serna ou como ficou conhecido na história, Che Guevara (1928 - 1967). Fazendo parte de um grupo de guerrilheiros entrincheirados na Sierra Madre, sob comando de Fidel Castro (Jack Palance), o jovem médico Che (Omar Sharif) acaba se destacando como figura de proa entre os rebeldes revolucionários. Mesmo sofrendo de asma e com diversos problemas de saúde, consegue ganhar a confiança de seus homens e do líder Fidel Castro. Filme baseado em fatos reais.
Comentários:
Interessante filme realizado no final dos anos 1960 mostrando as partes mais relevantes da vida do revolucionário argentino Che Guevara. Inicialmente o roteiro o mostra como um simples médico que segue o exército rebelde liderado por Fidel Castro (aqui sendo interpretado por um caricato Jack Palance, que não pára de morder seu charuto o tempo todo). Por uma dessas ironias do destino porém Fidel acaba simpatizando com o jovem Che e lhe dá o comando de algumas colunas de suas tropas. Após a vitória da revolução cubana logo começam os atritos entre os dois líderes. Che era visceral, radical e desejava expandir a revolução comunista para todos os países da América Latina. Fidel Castro, por sua vez, era muito mais pragmático e desejava apenas criar uma nova Cuba. Com a entrada dos russos na ilha e a clara antipatia entre Che e os soviéticos (a quem acusava de serem imperialistas tais como os americanos, que odiava) acaba se consolidando seu rompimento definitivo com o regime de Cuba.
Muito idealista, resolve levar a revolução comunista para outros países, mas encontra seu fim na desastrosa tentativa de começar um levante socialista na Bolívia. O retrato que o filme faz de Che fica claro. Ele é mostrado como um idealista radical, um homem que passava por cima de suas próprias convicções pessoais para levar adiante uma revolução que só existia mesmo dentro de sua cabeça. Além das execuções sumárias que promoveu - mandando matar milhares de prisioneiros políticos em Cuba, sem julgamento e de forma fria - ainda promoveu uma série de saques e invasões brutais em pequenas comunidades da Bolívia por onde passou. Pensando que o povo o iria seguir cegamente, só encontrou indiferença e medo. Sem voluntários para suas fileiras começou a barbarizar com os pobres da região, muitas vezes apelando para ameaças e muita violência. Morreu derrotado, sem glórias, após uma emboscada. Um retrato muito bem realizado de um homem que, no final das contas, só existe dentro da ideologia fora de realidade de alguns poucos comunistas verdadeiros que ainda restam ao redor do mundo.
Pablo Aluísio.
quinta-feira, 12 de abril de 2007
Um Gato em Minha Vida
Título no Brasil: Um Gato em Minha Vida
Título Original: Rhubarb
Ano de Produção: 1951
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Arthur Lubin
Roteiro: Dorothy Davenport, Francis M. Cockrell
Elenco: Ray Milland, Jan Sterling, Gene Lockhart
Sinopse:
Thaddeus J. Banner (Gene Lockhart) é um milionário excêntrico e solitário que certo dia esbarra em um gato de rua e simpatiza imediatamente com ele. O felino está em apuros, sendo perseguido por um cão feroz. Banner resolve ajudar e o leva para casa, dando-lhe o nome de Rhubarb! O que começa com uma simples amizade entre um homem e seu gato de estimação logo se transforma em algo mais, na única felicidade sincera da vida do ricaço que, ao morrer, acaba deixando toda a sua fortuna para o gatinho! E agora, o que será feito de sua riqueza e de todo o time de beisebol profissional que era de Banner antes de morrer?
Comentários:
Simpática comédia clássica que, por mais incrível que isso possa parecer, foi baseada em um fato real acontecido em Nova Iorque na década de 1920. Ray Milland interpreta um sujeito que trabalha para o milionário falecido e acaba sendo nomeado guardião do agora afortunado gato - já que ele herdara toda a fortuna do ricaço. Imagine a situação! No pano de fundo o roteiro explora os problemas que isso causa ao clube de beisebol profissional que pertencia a Thaddeus J. Banner e que agora pertence juridicamente ao felino sortudo! O roteiro é bem irônico e cheio de boas piadas - inclusive de puro humor negro. Há ainda uma fina ironia que transcorre por toda a trama e que acaba deixando sempre um sorrisinho maroto no rosto do espectador, sempre pronto a morrer de rir com a próxima reviravolta. Como não poderia deixar de ser, o filme certamente vai agradar bastante aos admiradores de gatos em geral. Por falar neles, Orangey que interpreta Rhubarb dá um show de simpatia, inteligência e talento, colocando muito ator humano no chinelo. Assista e se divirta o máximo que puder!
Pablo Aluísio.
Título Original: Rhubarb
Ano de Produção: 1951
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Arthur Lubin
Roteiro: Dorothy Davenport, Francis M. Cockrell
Elenco: Ray Milland, Jan Sterling, Gene Lockhart
Sinopse:
Thaddeus J. Banner (Gene Lockhart) é um milionário excêntrico e solitário que certo dia esbarra em um gato de rua e simpatiza imediatamente com ele. O felino está em apuros, sendo perseguido por um cão feroz. Banner resolve ajudar e o leva para casa, dando-lhe o nome de Rhubarb! O que começa com uma simples amizade entre um homem e seu gato de estimação logo se transforma em algo mais, na única felicidade sincera da vida do ricaço que, ao morrer, acaba deixando toda a sua fortuna para o gatinho! E agora, o que será feito de sua riqueza e de todo o time de beisebol profissional que era de Banner antes de morrer?
Comentários:
Simpática comédia clássica que, por mais incrível que isso possa parecer, foi baseada em um fato real acontecido em Nova Iorque na década de 1920. Ray Milland interpreta um sujeito que trabalha para o milionário falecido e acaba sendo nomeado guardião do agora afortunado gato - já que ele herdara toda a fortuna do ricaço. Imagine a situação! No pano de fundo o roteiro explora os problemas que isso causa ao clube de beisebol profissional que pertencia a Thaddeus J. Banner e que agora pertence juridicamente ao felino sortudo! O roteiro é bem irônico e cheio de boas piadas - inclusive de puro humor negro. Há ainda uma fina ironia que transcorre por toda a trama e que acaba deixando sempre um sorrisinho maroto no rosto do espectador, sempre pronto a morrer de rir com a próxima reviravolta. Como não poderia deixar de ser, o filme certamente vai agradar bastante aos admiradores de gatos em geral. Por falar neles, Orangey que interpreta Rhubarb dá um show de simpatia, inteligência e talento, colocando muito ator humano no chinelo. Assista e se divirta o máximo que puder!
Pablo Aluísio.
quarta-feira, 11 de abril de 2007
Sua Alteza, a Secretária
Título no Brasil: Sua Alteza, a Secretária
Título Original: The Shocking Miss Pilgrim
Ano de Produção: 1947
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: George Seaton, Edmund Goulding
Roteiro: George Seaton, Ernest Maas
Elenco: Betty Grable, Dick Haymes, Anne Revere, Marilyn Monroe, Gene Lockhart, Elizabeth Patterson
Sinopse:
No século XIX, Cynthia Pilgrim (Betty Grable) se torna a primeira funcionária de uma grande empresa de transporte em Boston. Em uma época em que poucas mulheres trabalhavam fora ela acaba se tornando um símbolo da nova posição feminina dentro do mercado de trabalho.
Comentários:
Esse filme foi o primeiro com Marilyn Monroe. Na época ela era apenas uma modelo que aspirava a ter uma carreira de atriz em Hollywood. Era um sonho que parecia muito, muito distante! Seu papel era tão insignificante que sequer tinha nome. De fato o personagem de Marilyn era apenas identificado como a "operadora de telefone". Na verdade ela sequer surgia em cena, pois os espectadores praticamente apenas ouviram sua voz. Também não foi creditada no elenco, o que demonstra como foi mesmo apenas um pequeno teste para ela na Fox (e pensar que em um futuro não tão distante ela se tornaria a maior estrela da história do estúdio). Já o filme em si, é um misto de drama socialmente consciente, explorando as conquistas da mulher no começo do século e também uma comédia romântica com muitos figurinos bonitos para impressionar no Technicolor berrante da época. Betty Grable era considerada a miss simpatia do plantel da Fox, conquistando boas bilheterias com seus filmes levemente açucarados.
Pablo Aluísio.
Título Original: The Shocking Miss Pilgrim
Ano de Produção: 1947
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: George Seaton, Edmund Goulding
Roteiro: George Seaton, Ernest Maas
Elenco: Betty Grable, Dick Haymes, Anne Revere, Marilyn Monroe, Gene Lockhart, Elizabeth Patterson
Sinopse:
No século XIX, Cynthia Pilgrim (Betty Grable) se torna a primeira funcionária de uma grande empresa de transporte em Boston. Em uma época em que poucas mulheres trabalhavam fora ela acaba se tornando um símbolo da nova posição feminina dentro do mercado de trabalho.
Comentários:
Esse filme foi o primeiro com Marilyn Monroe. Na época ela era apenas uma modelo que aspirava a ter uma carreira de atriz em Hollywood. Era um sonho que parecia muito, muito distante! Seu papel era tão insignificante que sequer tinha nome. De fato o personagem de Marilyn era apenas identificado como a "operadora de telefone". Na verdade ela sequer surgia em cena, pois os espectadores praticamente apenas ouviram sua voz. Também não foi creditada no elenco, o que demonstra como foi mesmo apenas um pequeno teste para ela na Fox (e pensar que em um futuro não tão distante ela se tornaria a maior estrela da história do estúdio). Já o filme em si, é um misto de drama socialmente consciente, explorando as conquistas da mulher no começo do século e também uma comédia romântica com muitos figurinos bonitos para impressionar no Technicolor berrante da época. Betty Grable era considerada a miss simpatia do plantel da Fox, conquistando boas bilheterias com seus filmes levemente açucarados.
Pablo Aluísio.
terça-feira, 10 de abril de 2007
Montanhas em Fogo
Título no Brasil: Montanhas em Fogo
Título Original: The Burning Hills
Ano de Produção: 1956
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Stuart Heisler
Roteiro: Irving Wallace, baseado na novela de Louis L'Amour
Elenco: Tab Hunter, Natalie Wood, Skip Homeier, Eduard Franz, Earl Holliman, Claude Akins
Sinopse:
Trace Jordon (Tab Hunter) chega numa pequena cidade mineradora do velho oeste em busca de seu irmão. Para sua surpresa descobre que ninguém parece disposto a falar muito sobre ele. Após algumas investigações por conta própria descobre finalmente que ele foi assassinado nas montanhas rochosas a mando de Jack Sutton (Skip Homeier), um inescrupuloso rancheiro da região. Trace quer justiça, não vingança, mas antes que possa denunciar o crime ao xerife local é encurralado e baleado pelos membros da gangue de Sutton. Ferido, é socorrido pela jovem mexicana Maria (Natalie Wood) que o ajuda a se recuperar. De volta à ativa decide finalmente acertar contas de uma vez por todas com o facínora Sutton.
Comentários:
Mais um bom western com o galã loiro Tab Hunter na Warner. Aqui ele dá vida a um cowboy errante que procura por justiça mas só encontra uma terra sem lei no velho oeste americano. Sem alternativas busca por uma solução com sua própria destreza com as armas. Além de Hunter o elenco traz a bela e mítica atriz Natalie Wood interpretando uma mestiça que o ajuda a sobreviver nas montanhas após ser encurralado por bandidos. A presença de Natalie Wood no elenco ajudou muito na promoção do filme uma vez que ela havia participado do filme "Juventude Transviada" no ano anterior. A morte de James Dean em um acidente de carro a transformou imediatamente numa estrela pois ela era a namoradinha do ator no filme. Natalie, que ganharia um novo status na carreira com esse papel, aqui desempenha muito bem sua personagem, falando em espanhol e adotando trajes típicos mexicanos. Pena que como se trata de um faroeste dos anos 1950 não há realmente muito espaço para seu papel dentro da trama, nem maior desenvolvimento de sua personalidade. Mesmo assim vale a pena conferir Wood e Hunter nesse bom western passado em um tempo em que a justiça tinha que ser feita pelas próprias mãos.
Pablo Aluísio.
Título Original: The Burning Hills
Ano de Produção: 1956
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Stuart Heisler
Roteiro: Irving Wallace, baseado na novela de Louis L'Amour
Elenco: Tab Hunter, Natalie Wood, Skip Homeier, Eduard Franz, Earl Holliman, Claude Akins
Sinopse:
Trace Jordon (Tab Hunter) chega numa pequena cidade mineradora do velho oeste em busca de seu irmão. Para sua surpresa descobre que ninguém parece disposto a falar muito sobre ele. Após algumas investigações por conta própria descobre finalmente que ele foi assassinado nas montanhas rochosas a mando de Jack Sutton (Skip Homeier), um inescrupuloso rancheiro da região. Trace quer justiça, não vingança, mas antes que possa denunciar o crime ao xerife local é encurralado e baleado pelos membros da gangue de Sutton. Ferido, é socorrido pela jovem mexicana Maria (Natalie Wood) que o ajuda a se recuperar. De volta à ativa decide finalmente acertar contas de uma vez por todas com o facínora Sutton.
Comentários:
Mais um bom western com o galã loiro Tab Hunter na Warner. Aqui ele dá vida a um cowboy errante que procura por justiça mas só encontra uma terra sem lei no velho oeste americano. Sem alternativas busca por uma solução com sua própria destreza com as armas. Além de Hunter o elenco traz a bela e mítica atriz Natalie Wood interpretando uma mestiça que o ajuda a sobreviver nas montanhas após ser encurralado por bandidos. A presença de Natalie Wood no elenco ajudou muito na promoção do filme uma vez que ela havia participado do filme "Juventude Transviada" no ano anterior. A morte de James Dean em um acidente de carro a transformou imediatamente numa estrela pois ela era a namoradinha do ator no filme. Natalie, que ganharia um novo status na carreira com esse papel, aqui desempenha muito bem sua personagem, falando em espanhol e adotando trajes típicos mexicanos. Pena que como se trata de um faroeste dos anos 1950 não há realmente muito espaço para seu papel dentro da trama, nem maior desenvolvimento de sua personalidade. Mesmo assim vale a pena conferir Wood e Hunter nesse bom western passado em um tempo em que a justiça tinha que ser feita pelas próprias mãos.
Pablo Aluísio.
segunda-feira, 9 de abril de 2007
Floresta Ensanguentada
Título no Brasil: Floresta Ensanguentada
Título Original: Spoilers of the Forest
Ano de Produção: 1957
País: Estados Unidos
Estúdio: Republic Pictures
Direção: Joseph Kane
Roteiro: Bruce Manning
Elenco: Rod Cameron, Vera Ralston, Ray Collins, Hillary Brooke, Edgar Buchanan, Carl Benton Reid
Sinopse:
Joan Milna (Vera Ralston) herda de seu pai uma grande propriedade, grande parte dela tomada por uma fechada e intocada floresta em Montana. Agora ela e seu padrasto tentam preservar a floresta por razões ambientais mas isso vai contra os interesses de uma poderosa madeireira da região que deseja comprar a todo custo o local para explorar comercialmente o rico potencial que a floresta tem em recursos naturais. Se recusando a vender, Joan acaba criando inimigos poderosos que farão de tudo para que ela volte atrás em suas convicções. Este filme recebeu três estrelas do New York News, quando foi lançado em 1957, que o qualificou como um "bom entretenimento".
Comentários:
A Republic Pictures já estava à beira da falência quando investiu pesado no lançamento desse "Spoilers of the Forest". A produção trazia no elenco a atriz Vera Ralston, na época casada com o dono do estúdio, Herbert J Yates, que já contava em 1957 com seus oitenta anos de idade. Lançado em mais de 200 cinemas nos Estados Unidos o filme, apesar de prometer emoção e aventura, não conseguiu cair nas graças do público, se tornando mais um desastre financeiro para a Republic que só conseguiria sobreviver por mais dois anos, fechando as portas definitivamente depois disso. O último filme do estúdio foi o confuso "Ghost of Zorro", um western B que tentava tirar proveito comercial em cima do nome do famoso personagem. Tudo em vão. A Republic realmente viria a falir em 1959. Em relação a "Floresta Ensanguentada" até que não se trata de um filme ruim. Diria que sim, tudo é sensacionalista, tentando a todo tempo ganhar o público com cenas de florestas em chamas, até antecipando um pouquinho o que veríamos nos anos 70 no chamado cinema catástrofe, mas nada muito empolgante. Não chega a ser espetacular em nenhum momento mas em compensação também não consegue aborrecer por ser curto demais (meros 68 minutos de duração!). De qualquer forma se você vivesse nos anos 50 e quisesse levar a namorada para um drive-in para dar uns amassos nela até que estaria de bom tamanho. Em suma, cinema pipoca puro sem maiores pretensões!
Pablo Aluísio.
Título Original: Spoilers of the Forest
Ano de Produção: 1957
País: Estados Unidos
Estúdio: Republic Pictures
Direção: Joseph Kane
Roteiro: Bruce Manning
Elenco: Rod Cameron, Vera Ralston, Ray Collins, Hillary Brooke, Edgar Buchanan, Carl Benton Reid
Sinopse:
Joan Milna (Vera Ralston) herda de seu pai uma grande propriedade, grande parte dela tomada por uma fechada e intocada floresta em Montana. Agora ela e seu padrasto tentam preservar a floresta por razões ambientais mas isso vai contra os interesses de uma poderosa madeireira da região que deseja comprar a todo custo o local para explorar comercialmente o rico potencial que a floresta tem em recursos naturais. Se recusando a vender, Joan acaba criando inimigos poderosos que farão de tudo para que ela volte atrás em suas convicções. Este filme recebeu três estrelas do New York News, quando foi lançado em 1957, que o qualificou como um "bom entretenimento".
Comentários:
A Republic Pictures já estava à beira da falência quando investiu pesado no lançamento desse "Spoilers of the Forest". A produção trazia no elenco a atriz Vera Ralston, na época casada com o dono do estúdio, Herbert J Yates, que já contava em 1957 com seus oitenta anos de idade. Lançado em mais de 200 cinemas nos Estados Unidos o filme, apesar de prometer emoção e aventura, não conseguiu cair nas graças do público, se tornando mais um desastre financeiro para a Republic que só conseguiria sobreviver por mais dois anos, fechando as portas definitivamente depois disso. O último filme do estúdio foi o confuso "Ghost of Zorro", um western B que tentava tirar proveito comercial em cima do nome do famoso personagem. Tudo em vão. A Republic realmente viria a falir em 1959. Em relação a "Floresta Ensanguentada" até que não se trata de um filme ruim. Diria que sim, tudo é sensacionalista, tentando a todo tempo ganhar o público com cenas de florestas em chamas, até antecipando um pouquinho o que veríamos nos anos 70 no chamado cinema catástrofe, mas nada muito empolgante. Não chega a ser espetacular em nenhum momento mas em compensação também não consegue aborrecer por ser curto demais (meros 68 minutos de duração!). De qualquer forma se você vivesse nos anos 50 e quisesse levar a namorada para um drive-in para dar uns amassos nela até que estaria de bom tamanho. Em suma, cinema pipoca puro sem maiores pretensões!
Pablo Aluísio.
Almas Pecadoras
Título no Brasil: Almas Pecadoras
Título Original: Laughing Sinners
Ano de Produção: 1931
País: Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Direção: Harry Beaumont
Roteiro: Kenyon Nicholson, Bess Meredyth
Elenco: Joan Crawford, Clark Gable, Neil Hamilton
Sinopse:
Ivy 'Bunny' Stevens (Joan Crawford) e Howard 'Howdy' Palmer (Neil Hamilton) vivem um relacionamento turbulento. O sujeito não é muito honesto, nem em relação ao mundo dos negócios e nem em relação ao seu relacionamento com a namorada. Após o estouro da guerra, ela resolve entrar para o exército da salvação, para ajudar no tratamento de soldados feridos pelo conflito. Lá acaba conhecendo o oficial Carl Loomis (Clark Gable), que irá mexer com seu coração indeciso.
Comentários:
Mais um filme de romance com um dos maiores galãs da história de Hollywood, Clark Gable. O roteiro se baseia no velho conceito de triângulo amoroso, onde a mocinha fica em dúvida se volta para seu antigo namorado, um sujeito indigesto e um tanto quanto mau-caráter, ou se casa com um oficial cheio de virtudes e honras, embora ela fique sempre em dúvida se o ama de verdade. Joan Crawford sempre foi uma atriz com uma personalidade muito forte, dentro e fora das telas. Aqui ela chega a ofuscar completamente seus parceiros de cena, isso porque o roteiro, baseado na peça escrita por Kenyon Nicholson, é centrado mesmo em sua personagem, a indecisa Ivy Stevens. Assim ela domina tudo, da primeira à última cena. Curiosamente não conseguiu uma indicação ao Oscar por sua atuação o que daria origem a décadas de indisposição com os membros da academia. Muito se dizia na época que ela poderia até ser uma grande atriz, mas não conseguia votos por causa de sua antipatia natural com os colegas de profissão. De qualquer maneira essa é um boa oportunidade para conhecer seu trabalho como intérprete que, a despeito das fofocas de bastidores, era realmente de alto nível.
Pablo Aluísio.
Título Original: Laughing Sinners
Ano de Produção: 1931
País: Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Direção: Harry Beaumont
Roteiro: Kenyon Nicholson, Bess Meredyth
Elenco: Joan Crawford, Clark Gable, Neil Hamilton
Sinopse:
Ivy 'Bunny' Stevens (Joan Crawford) e Howard 'Howdy' Palmer (Neil Hamilton) vivem um relacionamento turbulento. O sujeito não é muito honesto, nem em relação ao mundo dos negócios e nem em relação ao seu relacionamento com a namorada. Após o estouro da guerra, ela resolve entrar para o exército da salvação, para ajudar no tratamento de soldados feridos pelo conflito. Lá acaba conhecendo o oficial Carl Loomis (Clark Gable), que irá mexer com seu coração indeciso.
Comentários:
Mais um filme de romance com um dos maiores galãs da história de Hollywood, Clark Gable. O roteiro se baseia no velho conceito de triângulo amoroso, onde a mocinha fica em dúvida se volta para seu antigo namorado, um sujeito indigesto e um tanto quanto mau-caráter, ou se casa com um oficial cheio de virtudes e honras, embora ela fique sempre em dúvida se o ama de verdade. Joan Crawford sempre foi uma atriz com uma personalidade muito forte, dentro e fora das telas. Aqui ela chega a ofuscar completamente seus parceiros de cena, isso porque o roteiro, baseado na peça escrita por Kenyon Nicholson, é centrado mesmo em sua personagem, a indecisa Ivy Stevens. Assim ela domina tudo, da primeira à última cena. Curiosamente não conseguiu uma indicação ao Oscar por sua atuação o que daria origem a décadas de indisposição com os membros da academia. Muito se dizia na época que ela poderia até ser uma grande atriz, mas não conseguia votos por causa de sua antipatia natural com os colegas de profissão. De qualquer maneira essa é um boa oportunidade para conhecer seu trabalho como intérprete que, a despeito das fofocas de bastidores, era realmente de alto nível.
Pablo Aluísio.
domingo, 8 de abril de 2007
Roberta
Título no Brasil: Roberta
Título Original: Roberta
Ano de Produção: 1935
País: Estados Unidos
Estúdio: RKO Radio Pictures
Direção: William A. Seiter
Roteiro: Jerome Kern, Otto A. Harbach
Elenco: Irene Dunne, Fred Astaire, Ginger Rogers, Randolph Scott, Helen Westley, Luis Alberni
Sinopse:
John Kent (Randolph Scott) é um jogador de futebol americano que resolve ir até Paris para celebrar seu noivado. Uma vez lá, reencontra sua tia, que agora é uma famosa estilista de moda na capital francesa. Também conhece o casal formado por Huck (Fred Astaire) e Scharwenka (Ginger Rogers), modelos e dançarinos que vivem se provocando um ao outro. Filme indicado ao Oscar na categoria "Melhor Canção Original" pela música "Lovely to Look at" de Jerome Kern, Dorothy Fields e Jimmy McHugh
Comentários:
Excelente comédia musical romântica com a inesquecível dupla Fred Astaire e Ginger Rogers. O casal não estrela o filme (esse papel cabe à diva Irene Dunne), mas eles certamente roubam o show todas as vezes em que dançam pelos salões de Paris. Fred Astaire foi seguramente o melhor dançarino dos anos de ouro dos musicais americanos. Fino, elegante e muito técnico, ele deixava a plateia encantada com seus impecáveis passos de dança. Sua parceira Ginger Rogers também era fenomenal, embora tenha sido muitas vezes subestimada. Curiosamente eles, que faziam juntos maravilhosas cenas de dança, não se gostavam pessoalmente e viviam brigando nos bastidores dos musicais que estrelavam (o roteiro tira uma casquinha disso). Além dessa dupla que já justificaria a existência desse elegante musical, ainda temos de brinde o ator Randolph Scott, que se notabilizou pelos vários faroestes que estrelou, mas que também tinha um ótimo timing para comédias e filmes mais leves como esse. Uma prova está justamente aqui, em suas cenas. Scott inclusive confessava reservadamente a amigos que adorava esse tipo de filme, com muita música, figurinos luxuosos e roteiros espirituosos e bem trabalhados. Porém o fato é que seu tipo combinava melhor mesmo com filmes de western. Assim deixo a dica desse "Roberta", um filme dos tempos em que o cinema americano era pura magia e melodia.
Pablo Aluísio.
Título Original: Roberta
Ano de Produção: 1935
País: Estados Unidos
Estúdio: RKO Radio Pictures
Direção: William A. Seiter
Roteiro: Jerome Kern, Otto A. Harbach
Elenco: Irene Dunne, Fred Astaire, Ginger Rogers, Randolph Scott, Helen Westley, Luis Alberni
Sinopse:
John Kent (Randolph Scott) é um jogador de futebol americano que resolve ir até Paris para celebrar seu noivado. Uma vez lá, reencontra sua tia, que agora é uma famosa estilista de moda na capital francesa. Também conhece o casal formado por Huck (Fred Astaire) e Scharwenka (Ginger Rogers), modelos e dançarinos que vivem se provocando um ao outro. Filme indicado ao Oscar na categoria "Melhor Canção Original" pela música "Lovely to Look at" de Jerome Kern, Dorothy Fields e Jimmy McHugh
Comentários:
Excelente comédia musical romântica com a inesquecível dupla Fred Astaire e Ginger Rogers. O casal não estrela o filme (esse papel cabe à diva Irene Dunne), mas eles certamente roubam o show todas as vezes em que dançam pelos salões de Paris. Fred Astaire foi seguramente o melhor dançarino dos anos de ouro dos musicais americanos. Fino, elegante e muito técnico, ele deixava a plateia encantada com seus impecáveis passos de dança. Sua parceira Ginger Rogers também era fenomenal, embora tenha sido muitas vezes subestimada. Curiosamente eles, que faziam juntos maravilhosas cenas de dança, não se gostavam pessoalmente e viviam brigando nos bastidores dos musicais que estrelavam (o roteiro tira uma casquinha disso). Além dessa dupla que já justificaria a existência desse elegante musical, ainda temos de brinde o ator Randolph Scott, que se notabilizou pelos vários faroestes que estrelou, mas que também tinha um ótimo timing para comédias e filmes mais leves como esse. Uma prova está justamente aqui, em suas cenas. Scott inclusive confessava reservadamente a amigos que adorava esse tipo de filme, com muita música, figurinos luxuosos e roteiros espirituosos e bem trabalhados. Porém o fato é que seu tipo combinava melhor mesmo com filmes de western. Assim deixo a dica desse "Roberta", um filme dos tempos em que o cinema americano era pura magia e melodia.
Pablo Aluísio.
Manhã de Glória
Título no Brasil: Manhã de Glória
Título Original: Morning Glory
Ano de Produção: 1933
País: Estados Unidos
Estúdio: RKO Pictures
Direção: Lowell Sherman
Roteiro: Howard J. Green, Zoe Akins
Elenco: Katharine Hepburn, Douglas Fairbanks Jr, Adolphe Menjou, Mary Duncan, Don Alvarado, Richard Carle
Sinopse:
Eva Lovelace (Katharine Hepburn) é uma jovem atriz que deseja vencer no concorrido meio teatral de Nova Iorque. Otimista, extrovertida e muito positiva sobre seu futuro no teatro, ela tenta lidar com uma série de personagens que circulam pelos bastidores, entre eles um ator com ares paternais, um produtor mulherengo, uma atriz invejosa e um dramaturgo sério, muito empenhado em tornar sua própria peça um sucesso na Broadway. Será que Eva vencerá todos os obstáculos para se tornar uma grande estrela?
Comentários:
Essa ótima produção que enfoca o mundo teatral nova-iorquino acabou trazendo pela primeira vez o Oscar de Melhor Atriz para a grande Katharine Hepburn. Embora fosse ainda bastante jovem ela já demonstrava em cena que talento não tem realmente idade. Sua ótima presença domina da primeira à última cena. O curioso é que embora Katharine Hepburn tivesse plena consciência de seu belo trabalho no filme, não acreditou muito que venceria quando foi indicada ao prêmio. Para Hepburn aquilo seria apenas uma forma da Academia lhe dar as boas vindas ao mundo do cinema. Imagine sua alegria e espanto ao saber que havia vencido o cobiçado prêmio (ela ouviu a cerimônia pelo rádio e não compareceu na grande noite). No caso temos que reconhecer que além de Hepburn todo o elenco está excepcionalmente bem, o que era de se esperar, pois o roteiro foi adaptado de uma famosa peça de teatro que mostrava justamente os bastidores de montagem de uma peça teatral! Assim o ponto forte vem justamente dos ótimos diálogos e situações criadas, que exigem de fato uma ótimo entrosamento de todos os atores e atrizes. Para falar a verdade foi um presente para Katharine Hepburn pois material dessa qualidade nem sempre era tão fácil de se achar.
Pablo Aluísio.
Título Original: Morning Glory
Ano de Produção: 1933
País: Estados Unidos
Estúdio: RKO Pictures
Direção: Lowell Sherman
Roteiro: Howard J. Green, Zoe Akins
Elenco: Katharine Hepburn, Douglas Fairbanks Jr, Adolphe Menjou, Mary Duncan, Don Alvarado, Richard Carle
Sinopse:
Eva Lovelace (Katharine Hepburn) é uma jovem atriz que deseja vencer no concorrido meio teatral de Nova Iorque. Otimista, extrovertida e muito positiva sobre seu futuro no teatro, ela tenta lidar com uma série de personagens que circulam pelos bastidores, entre eles um ator com ares paternais, um produtor mulherengo, uma atriz invejosa e um dramaturgo sério, muito empenhado em tornar sua própria peça um sucesso na Broadway. Será que Eva vencerá todos os obstáculos para se tornar uma grande estrela?
Comentários:
Essa ótima produção que enfoca o mundo teatral nova-iorquino acabou trazendo pela primeira vez o Oscar de Melhor Atriz para a grande Katharine Hepburn. Embora fosse ainda bastante jovem ela já demonstrava em cena que talento não tem realmente idade. Sua ótima presença domina da primeira à última cena. O curioso é que embora Katharine Hepburn tivesse plena consciência de seu belo trabalho no filme, não acreditou muito que venceria quando foi indicada ao prêmio. Para Hepburn aquilo seria apenas uma forma da Academia lhe dar as boas vindas ao mundo do cinema. Imagine sua alegria e espanto ao saber que havia vencido o cobiçado prêmio (ela ouviu a cerimônia pelo rádio e não compareceu na grande noite). No caso temos que reconhecer que além de Hepburn todo o elenco está excepcionalmente bem, o que era de se esperar, pois o roteiro foi adaptado de uma famosa peça de teatro que mostrava justamente os bastidores de montagem de uma peça teatral! Assim o ponto forte vem justamente dos ótimos diálogos e situações criadas, que exigem de fato uma ótimo entrosamento de todos os atores e atrizes. Para falar a verdade foi um presente para Katharine Hepburn pois material dessa qualidade nem sempre era tão fácil de se achar.
Pablo Aluísio.
sábado, 7 de abril de 2007
No Mau Caminho
Título no Brasil: No Mau Caminho
Título Original: 5 Against the House
Ano de Produção: 1955
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Phil Karlson
Roteiro: Stirling Silliphant, William Bowers
Elenco: Guy Madison, Kim Novak, Brian Keith, Alvy Moore, Kerwin Mathews, William Conrad
Sinopse:
Amigos da faculdade resolvem convencer uma dançarina de cassino a colaborar com eles em um assalto ao local. Inicialmente o grupo deseja apenar provar que é possível realizar o crime perfeito. A ideia inicial é pegar o dinheiro para logo depois devolver até que um dos membros decide ficar com sua parte do roubo, o que trará vários problemas para todos os envolvidos.
Comentários:
Filme curioso que desenvolve muito bem os personagens principais. Al (Madison) pretende ser um advogado de sucesso para se casar com sua namorada bonitona (Kim Novak, maravilhosa em cena). Seus amigos são estudantes universitários que só querem diversão. Juntos resolvem fazer algo diferente para quebrar o tédio, um assalto a um cassino. O problema é que envolvem o veterano Brick (Keith) na jogada. Se todos não levam à sério o que vão fazer, Brick quer sua parte no bolo. Ele já é um homem sem muitas esperanças na vida. Lutou na Guerra da Coreia e voltou lesionado, tanto fisicamente como psicologicamente. Para ele aquele dinheiro pode representar a última chance de ser bem sucedido na vida. Um filme muito bom realmente, assinado pelo subestimado cineasta Phil Karlson, que merece uma segunda chance de avaliação. Na época de seu lançamento a beleza da atriz Kim Novak acabou ofuscando as qualidades do filme em geral, o que foi um equívoco. Revisto agora mostra que tem suspense, tensão e uma trama bem amarrada, sem pontas soltas. Vale ser redescoberto por cinéfilos conceituados.
Pablo Aluísio.
Título Original: 5 Against the House
Ano de Produção: 1955
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Phil Karlson
Roteiro: Stirling Silliphant, William Bowers
Elenco: Guy Madison, Kim Novak, Brian Keith, Alvy Moore, Kerwin Mathews, William Conrad
Sinopse:
Amigos da faculdade resolvem convencer uma dançarina de cassino a colaborar com eles em um assalto ao local. Inicialmente o grupo deseja apenar provar que é possível realizar o crime perfeito. A ideia inicial é pegar o dinheiro para logo depois devolver até que um dos membros decide ficar com sua parte do roubo, o que trará vários problemas para todos os envolvidos.
Comentários:
Filme curioso que desenvolve muito bem os personagens principais. Al (Madison) pretende ser um advogado de sucesso para se casar com sua namorada bonitona (Kim Novak, maravilhosa em cena). Seus amigos são estudantes universitários que só querem diversão. Juntos resolvem fazer algo diferente para quebrar o tédio, um assalto a um cassino. O problema é que envolvem o veterano Brick (Keith) na jogada. Se todos não levam à sério o que vão fazer, Brick quer sua parte no bolo. Ele já é um homem sem muitas esperanças na vida. Lutou na Guerra da Coreia e voltou lesionado, tanto fisicamente como psicologicamente. Para ele aquele dinheiro pode representar a última chance de ser bem sucedido na vida. Um filme muito bom realmente, assinado pelo subestimado cineasta Phil Karlson, que merece uma segunda chance de avaliação. Na época de seu lançamento a beleza da atriz Kim Novak acabou ofuscando as qualidades do filme em geral, o que foi um equívoco. Revisto agora mostra que tem suspense, tensão e uma trama bem amarrada, sem pontas soltas. Vale ser redescoberto por cinéfilos conceituados.
Pablo Aluísio.
O Demolidor
Não é recente o interesse do cinema por filmes passados no mundo do boxe, das apostas em tornos do esporte, etc. Já na década de 1950 esse universo era bem explorado pelos filmes da época. É o caso desse clássico "O Demolidor". A história contada pelo filme reflete bem esse aspecto. Em Coaltown, Pensilvânia, o mineiro Coke Mason (Jeff Chandler) espera melhorar de vida. Ele deseja abrir um pequeno comércio e se casar com Rose Warren (Evelyn Keyes). Seu irmão George (Stephen McNally) pensa um pouco diferente. Apostador inveterado, mas também desportista, ele acredita que o caminho da fortuna está nas lutas de boxe. Após um tempo consegue convencer Coke a seguir seus planos. Juntos os irmãos então decidem investir em lutas onde grandes apostas são realizadas, até porque eles definitivamente não têm mais nada a perder!
Essa produção também se notabilizou por ter sido a primeira grande oportunidade na carreira para o jovem ator Rock Hudson. O papel foi conseguido graças à astúcia de seu agente, o poderoso Henry Wilson, que usou de todas as suas influências para que Rock fosse escalado no elenco, mesmo que em papel que era mero coadjuvante do astro Jeff Chandler. Em sua autobiografia Rock recordou que assim que viu o filme pronto nas telas de cinema, pressentiu que iria virar uma estrela de Hollywood. Seu amigo, Mark Miller, foi claro que dizer para Rock: "Prepare-se para se tornar um astro!".
De fato é um filme onde tudo parece se encaixar muito bem. O público de hoje em dia vai de certa forma associar o enredo ao grande sucesso de Stallone, "Rock, um Lutador", mas há também diferenças significativas sobre entre as duas produções. Como não poderia deixar de ser em um filme dos anos 1950, há toda uma preocupação em desenvolver mais dramaticamente todos os personagens. Não há tanta ênfase nas lutas de boxe, mas sim na parte dos bastidores, dos apostadores, dos pequenos e grandes patifes que viviam nesse mundo. Todos querendo se dar bem de alguma forma.
O roteiro também trazia essa mensagem subliminar de que o crime não compensava. Lançado em setembro de 1951, quase um ano depois de ter sido filmado, o filme acabou surpreendendo nas bilheterias, uma vez que a Universal não estava esperando por um sucesso como aquele. No máximo o estúdio pensava que seria um filme B, que iria ocupar algumas salas de cinema e nada mais do que isso. Vale destacar que Rock Hudson acabou roubando as atenções, tanto do público como também da crítica. Ele realmente já estava pronto para virar o grande astro que iria se tornar logo depois.
O Demolidor (Iron Man, Estados Unidos, 1951) Estúdio: Universal Pictures / Direção: Joseph Pevney / Roteiro: George Zuckerman, baseado na novela de W.R. Burnett / Elenco: Jeff Chandler, Rock Hudson, Evelyn Keyes, Stephen McNally / Sinopse: Um ambicioso trabalhador das minas de carvão é convencido a se tornar um boxeador por seu irmão, um ganancioso apostador de lutas de boxe.
Pablo Aluísio.
Essa produção também se notabilizou por ter sido a primeira grande oportunidade na carreira para o jovem ator Rock Hudson. O papel foi conseguido graças à astúcia de seu agente, o poderoso Henry Wilson, que usou de todas as suas influências para que Rock fosse escalado no elenco, mesmo que em papel que era mero coadjuvante do astro Jeff Chandler. Em sua autobiografia Rock recordou que assim que viu o filme pronto nas telas de cinema, pressentiu que iria virar uma estrela de Hollywood. Seu amigo, Mark Miller, foi claro que dizer para Rock: "Prepare-se para se tornar um astro!".
De fato é um filme onde tudo parece se encaixar muito bem. O público de hoje em dia vai de certa forma associar o enredo ao grande sucesso de Stallone, "Rock, um Lutador", mas há também diferenças significativas sobre entre as duas produções. Como não poderia deixar de ser em um filme dos anos 1950, há toda uma preocupação em desenvolver mais dramaticamente todos os personagens. Não há tanta ênfase nas lutas de boxe, mas sim na parte dos bastidores, dos apostadores, dos pequenos e grandes patifes que viviam nesse mundo. Todos querendo se dar bem de alguma forma.
O roteiro também trazia essa mensagem subliminar de que o crime não compensava. Lançado em setembro de 1951, quase um ano depois de ter sido filmado, o filme acabou surpreendendo nas bilheterias, uma vez que a Universal não estava esperando por um sucesso como aquele. No máximo o estúdio pensava que seria um filme B, que iria ocupar algumas salas de cinema e nada mais do que isso. Vale destacar que Rock Hudson acabou roubando as atenções, tanto do público como também da crítica. Ele realmente já estava pronto para virar o grande astro que iria se tornar logo depois.
O Demolidor (Iron Man, Estados Unidos, 1951) Estúdio: Universal Pictures / Direção: Joseph Pevney / Roteiro: George Zuckerman, baseado na novela de W.R. Burnett / Elenco: Jeff Chandler, Rock Hudson, Evelyn Keyes, Stephen McNally / Sinopse: Um ambicioso trabalhador das minas de carvão é convencido a se tornar um boxeador por seu irmão, um ganancioso apostador de lutas de boxe.
Pablo Aluísio.
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