Título Original: McQ
Ano de Lançamento: 1974
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: John Sturges
Roteiro: Lawrence Roman
Elenco: John Wayne, Eddie Albert, Julie Adams, Diana Muldaur, William Bryant, Julian Christopher
Sinopse:
Após a morte de seu parceiro na corporação, um veterano policial decide investigar o crime, mas é impedido por seus superiores no Departamento de Polícia. Ele então decide entregar seu cargo, sua insígnia e suas armas, se tornando detetive particular. E ele acabará pagando um alto preço por tentar desvendar aquele crime de todas as maneiras possíveis.
Comentários:
No final de sua carreira o ator John Wayne procurou por novos caminhos, tentando outros estilos de filmes. Não ficar tão preso na fórmula de seus filmes de faroeste. Um exemplo dessa tentativa de mudar encontramos aqui nesse filme policial dos anos 70. É sem dúvida um bom filme, mas fiquei com a impressão de que Wayne tentava copiar o estilo dos filmes de Dirty Harry de Clint Eastwood. E isso era bem curioso porque Wayne não gostava de Clint. De qualquer forma vale destacar duas boas cenas de ação. A primeira ocorre quando o carro do personagem de Wayne é encurralado num pequeno trecho entre dois prédios. Ele é literalmente amassado por dois caminhões enormes e tudo isso com Wayne dentro dele. Outra boa cena surge no final, quando há uma perseguição de carros nas areias de uma praia californiana. Ficou tudo muito bem realizado. Enfim, um bom filme policial com o bom e velho John Wayne, aqui dando um tempo em seus famosos filmes de cowboy.
Pablo Aluísio.
Policial & Crime
ResponderExcluirPablo Aluísio.
A verdade e que mesmo o John Wayne já não coseguia tanto sucesso com filmes de western na decada de '70. A contra cultura empurrou esse tipo de filme maniqueista pra pré história, e restou a ele fazer o que Clint Eastwood fazia com muito mais facilidade, políciais, ou seja, o "cowboy" durão, mas totalmente urbano.
ResponderExcluirA verdade é que o John Wayne já estava em seus últimos anos, já sofrendo do câncer que o mataria alguns anos depois. E usava uma peruca nada convincente no filme, mas a despeito disso achei um filme bem digno, bom de assistir.
ResponderExcluirQue é bom de assistir é certo, mas não tem nada de digno...
ResponderExcluir