sábado, 10 de agosto de 2024

Elvis Presley - Elvis Country - Parte 2

Elvis Presley - Elvis Country - Parte 2
Não foi por mero acaso que esse álbum de Elvis se chamou "Elvis Country (I'm 10,000 Years Old)". O cantor tinha esse lado muito espiritualista e ele se considerava uma antiga alma que tinha vivido em várias vidas passadas. Pois é, Elvis acreditava plenamente na possibilidade de reencarnação após a morte, muito embora não fosse um leitor que gostasse das teorias do espiritismo. Estava mais para um lado do budismo e religiões orientais mesmo. Então ele realmente se identificou com essa coisa de ter 10 mil anos de idade! É sempre bom lembrar que Elvis adorava ler livros sobre religião, teologia, seitas esotéricas, esse tipo de leitura. 

Só que no caso desse disco cometeram um erro. Colocaram a faixa "I Was Born About Ten Thousand Years Ago" ligando as músicas do disco, aos pedaços. Ela não aparecia completa, para irritação dos fãs. Tantas foram as reclamações que chegaram no escritório de Tom Parker que ele ligou diretamente para a sede da RCA Victor em Nova Iorque pedindo explicações. De lá ouviu que Elvis havia achado uma boa ideia a sugestão do produtor Felton Jarvis. O velho Coronel porém não admitia ser contrariado. Assim a RCA teve que colocar a música completa no disco "Elvis Now" no ano seguinte. Foi a forma que o Coronel teve de pedir desculpas a quem reclamou dessa edição sui generis e completamente fora do comum do álbum. 

Outra faixa que despertou curiosidade foi "Whole Lotta Shakin' Goin' On". Essa música nem era um country para falar a verdade. Era um rock que havia feito muito sucesso na voz de Jerry Lee Lewis na década de 1950. Elvis havia tido sua cota de problemas com Lewis, mas relevou tudo isso e gravou a música. Quando a produção ficou pronta ela foi levada até Elvis para aprovação. Ele não gostou dos arranjos que Felton Jarvis havia feito. Imediatamente telefonou para o produtor e lhe disse: "Jarvis, tire esse arranjo de metais da canção. Tire as cornetas. Não se trata disso, essa é uma música de rock". O produtor engoliu então seu orgulho e ego e fez o que Elvis lhe ordenou. Ainda assim considero que o arranjo não ficou muito bom. Passou longe de ter a pegada da versão de Lewis. 

Muito melhor ficou a versão de Elvis para uma música de Willie Nelson. Se tratava da faixa "Funny How Time Slips Away". A versão de Elvis é bem mais suave e menos country do que a original. O próprio Nelson gostou do que ouviu e elogiou a releitura de Mr. Presley. Depois confessou que jamais poderia seguir a linha de Elvis porque afinal ele era um artista assumidamente country, que só sabia cantar naquele estilo. De qualquer maneira as palavras elogiosas de Nelson agradaram bastante a Elvis que ficou orgulhoso de sua interpretação na gravação. 

Pablo Aluísio. 

6 comentários:

  1. Do Willie Nelson o Elvis gravou a antológica Allways on My Mind, que ficou magistral, mas a versão country do Nelson ainda é mais tocante.

    ResponderExcluir
  2. Quanto a "I Was Born About Ten Thousand Years Ago", essa gerou o plágio também antológico e excelente do Raul Seixas, Eu Nasci a Dez Mil Anos Atrás.

    ResponderExcluir
  3. Bem observado. Hoje em dia Always on My Mind é uma das músicas mais conhecidas do repertório de Elvis, embora não tenha feito sucesso em sua voz quando foi lançada pela primeira vez em 1972. Um hit tardio e póstumo da discografia de Elvis. E o Raul realmente "meteu a mão" como ele costumava brincar nesse tipo de situação...

    ResponderExcluir
  4. Quais problemas Elvis teve com Jerry Lee Lewis antes de 70/71????

    ResponderExcluir
  5. Sobre Always on my mind, Elvis gravou em 1972 e Willie Nelson em 1982.
    Elvis, Brenda Lee e Gwen McCrae gravaram e lançaram essa música em 1972 e certamente dividiu as rádios e o público.
    O sucesso inicial com Elvis também não foi maior porque a gravadora RCA a colocou como lado B de outra ótima música ( Separate Ways ) que tinha uma letra baseada também em problemas conjugais e foi composta pelo guarda costas e amigo de escola, Red West.
    Com isso Separate Ways tocou mais nas rádios e puxou as vendas do single com Always on my mind, que chegou a receber disco de ouro.
    Mesmo sendo um sucesso menor comparado a outros, a versão de Elvis sempre foi a mais conhecida e posteriormente se eternizou como um grande clássico.

    ResponderExcluir