Título no Brasil: Uma Mulher Original
Título Original: Susan and God
Ano de Produção: 1940
País: Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Direção: George Cukor
Roteiro: Anita Loos, Rachel Crothers
Elenco: Joan Crawford, Fredric March, Rita Hayworth, Ruth Hussey, John Carroll, Nigel Bruce
Sinopse:
Susan Trexel (Joan Crawford) é uma socialite rica, que enquanto passa férias na Europa acaba experimentando uma transformação religiosa em sua vida. Em seu retorno aos Estados Unidos, Susan assume a tarefa de espalhar sua nova experiência religiosa para seus amigos mais próximos, mas acaba enlouquecendo todos eles com suas manias. Enquanto isso, seu marido Barrie e a filha Blossom anseiam por uma vida familiar mais estável e normal, o que daqui para frente não será tão fácil.
Comentários:
Uma produção de complicada definição. Embora seja classificado como um drama também tem vários toques de comédia de costumes em toda a estória. O elenco de apoio é muito bom, com destaque para uma jovenzinha atriz chamada Rita Hayworth! Ela está muito charmosa e bonita, com um longo vestido preto, dançando e cantando durante uma festa grã-fina. Por falar em ricos, o enredo se passa no meio deles, com figurinos elegantes, passeios a cavalo e muito glamour. O roteiro também explora os problemas do alcoolismo. Com tantos ingredientes em um só filme, não é de se admirar que tenha sido tão elogiado em seu lançamento. A diva absoluta Joan Crawford tinha esperanças de ser indicada ao Oscar por esse trabalho, principalmente por estar ao lado em cena, pela primeira vez, com o ator Fredric March. Fato amplamente divulgado e explorado pelo próprio estúdio na promoção do filme, mas não conseguiu a indicação, fato que a deixou furiosa! Em suma, belo trabalho do genial George Cukor, um dos mais elegantes cineastas que já passaram por Hollywood.
Pablo Aluísio.
Cinema Clássico
ResponderExcluirPablo Aluísio.
"o problema e que osmhomens vao para a cama com Gilda e acrdam comigo" Rita Hayworth.
ResponderExcluirNem as deusas estão imunes a isso?
Corr. "o problema é que os homens vao para a cama com Gilda e acordam comigo"
ExcluirEssa atriz foi assombrada pela personagem Gilda até o fim de seus dias. Infelizmente ela desenvolveu problemas de saúde mental quando ficou mais velha! Uma pena!
ResponderExcluir