segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Rifles para Bengala

Título no Brasil: Rifles para Bengala
Título Original: Bengal Brigade
Ano de Lançamento: 1954
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Laslo Benedek
Roteiro: Richard Alan Simmons, Seton I. Miller
Elenco: Rock Hudson, Arlene Dahl, Ursula Thiess, Torin Thatcher, Arnold Moss, Michael Ansara

Sinopse: 
A história do filme se passa em 1857. Durante o sistema colonial, a Inglaterra dominava a Índia, tratando aquela nação como uma mera colônia do império britânico. Após uma série de revoltas, um oficial do exército, o Capitão Clayboune (Rock Hudson), tenta defender seu forte de uma série violenta de ataques promovidos pelos revolucionários indianos. 

Comentários:
Há duas formas básicas de se ver esse filme. Como mera aventura em terras exóticas ele é até muito bem funcional. Esse era aliás o único objetivo do estúdio quando produziu o filme. Atrair o público para um filme de aventuras, numa guerra distante. O problema é que o contexto histórico do filme diz respeito ao colonialismo britânico. E nessa segundo forma de ver esse filme a coisa complica. De certa maneira o roteiro louva e celebra mesmo o sistema colonial, algo que nos dias de hoje (e quando o filme foi lançado) já era algo historicamente superado. Além disso o filme acabou sendo muito criticado quando chegou nas telas da Inglaterra. Os ingleses se incomodaram muito em ver um elenco de atores americanos interpretando personagens britânicos. E tudo sem muito cuidado e rigor técnico. Muito se falou sobre o fato de que os personagens, apesar de serem todos ingleses, não tinham o sotaque tão característico do povo inglês. Então o filme acabou fracassando no Reino Unido. Era algo que os britânicos realmente não iriam perdoar. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Como uma ilha conseguiu colonizar um dos países mais populosos do mundo é um mistério pra mim; o mesmo digo da invasão da China pela ilha que é o Japão. Como puderam acontecer essas bizarrices históricas?

    ResponderExcluir
  2. Historicamente estavam em fases diferentes de evolução. Os ingleses já estavam na Revolução Industrial e os indianos ainda viviam na Idade Média, com seus reinos separados e mentalidade tribal. Assim a superioridade tecnológica da Inglaterra fez com que dominasse uma nação que era muito maior do que sua própria ilha!

    ResponderExcluir