Título Original: The Parallax View
Ano de Lançamento: 1974
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Alan J. Pakula
Roteiro: David Giler. Lorenzo Semple Jr.
Elenco: Warren Beatty, Paula Prentiss, William Daniels
Sinopse:
Um candidato a senador nos Estados Unidos é assassinado em Seattle. Após sua morte várias pessoas que estavam no local do crime passam a morrer das maneiras mais inusitadas. Isso chama a atenção de um jovem jornalista investigativo que passa a seguir pistas sobre uma organização criminosa que provavelmente estaria por trás de todos aqueles homicídios.
Comentários:
Essa onda de teorias da conspiração não vem dos dias atuais como bem podemos perceber nesse filme. O roteiro é todo baseado em uma grande teoria da conspiração que envolveria a morte de políticos nos Estados Unidos. Obviamente que a morte do presidente JFK serve como um modelo, ainda que não citado em momento algum do filme. Basicamente se ataca essa coisa de se pensar que apenas um criminoso comum, um lobo solitário, seria o responsável por esse tipo de crime. Claro que a imaginação das pessoas geralmente não aceitam explicações tão simples, mesmo que sejam as verdadeiras. Então desse tipo de situação nascem essas tais teorias da conspiração.
Dito isso, até que apreciei o filme, muito embora esteja pessoalmente farto de teorias desse tipo. ainda mais nos dias de hoje com tantas fake news e teorias da conspiração das mais diversas circulando nas redes sociais. É algo que se tornou cansativo mesmo. Do ponto de vista cinematográfico é um bom filme, mas fiquei com a clara impressão de que foi feita uma edição meio brusca, nada sutil. Provavelmente sejam cortes promovidos pelo estúdio para deixar o filme com uma menor duração. Certamente esse sensação de narrativa truncada não deve ser colocada no rol de culpas do diretor Alan J. Pakula. Ele fez um bom trabalho com o elenco e com o material que tinha em mãos.
Pablo Aluísio.
Cinema Clássico
ResponderExcluirPablo Aluísio.
Pablo:
ResponderExcluirO quanto isso é adequado pra discussão sobre essas teorias da conspiração eu nao sei, mas os quatro presidente assassinatos do EUA foram mortos, por incrível que pareca, por "lobos solitarios". Ou é a maior coincidência do mundo, ou aí tem alguma coisa.
É nesse tipo de questionamento que o roteiro conta sua história...
ResponderExcluirSem conspirações nada teóricas, o sistema capitalista, ainda mais o decadente neoliberal, jamais se sustentaria.
ResponderExcluir