domingo, 18 de agosto de 2024

Goodfather of Harlem

Título no Brasil: Goodfather of Harlem
Título Original: Goodfather of Harlem
Ano de Lançamento: 2019
País: Estados Unidos
Estúdio: ABC Signature
Direção: Joe Chappelle, Guillermo Navarro
Roteiro: Chris Brancato, Paul Eckstein
Elenco: Forest Whitaker, Vincent D'Onofrio, Nigel Thatch

Sinopse:
Nos anos 60 um criminoso chamado Bumpy Johnson (Forest Whitaker) forma um quadrilha de mafiosos formada apenas por homens negros do Harlem. Seu maior objetivo é retirar a influência da máfia italiana de seu bairro, dominando assim o controle do tráfico de drogas da região. Série parcialmente baseada em fatos reais. 

Comentários:
Essa é a primeira temporada dessa série e certamente é a melhor que assisti até agora. Esse personagem do Bumpy Johnson interpretado pelo sempre ótimo Forest Whitaker realmente existiu, mas essa série não deve ser levada como um retrato tão próximo da realidade dos fatos do passado. Tem muita coisa que é a mais pura ficção e isso não é um problema. A série é muito boa justamente por isso, por ter uma ótima linha narrativa e dramática. O verdadeiro Bumpy Johnson era um criminoso bem mais modesto do que vemos nessa série. Na realidade era praticamente um líder de gangue, nada parecido com o homem rico e poderoso que vemos nesses episódios. Ele certamente não desafiava o controle dos mafiosos italianos no bairro do Harlem. Não tinha meios, nem poder e nem dinheiro para tanto. Assim esse personagem que vemos na série é mais ficcional do que qualquer outra coisa. De qualquer maneira não deixe de assistir. Nesse nicho de séries e filmes sobre criminosos e mafiosos certamente é uma das melhores coisas já produzidas nos últimos anos. 

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Já a vi inteira, todas as temporadas. Muito boa, mas bem imprecisa historicamente como você bem observou.

    ResponderExcluir
  2. E vai perdendo força com o passar das temporadas. Estou atualmente no meio da terceira temporada e realmente perdeu muito de sua força inicial.

    ResponderExcluir
  3. Pablo:
    Assisti novamente, ontem, o filme Sem Lei, Sem Alma e apesar do elenco antológico, achei o filme bem inferior ao Waytt Earp do Kevin Costner.
    Mas o mais surpreendente e que achei o Burt Lancaster com um andar meio saltitante no filme, balançando os ombros, meio gay, que me fez ate ir dar uma pesquisada, e não é que ele caminhava também nessa trilha. Nossa, não escapa um pelo jeito.

    ResponderExcluir