segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Terremoto

Título no Brasil: Terremoto
Título Original: Earthquake
Ano de Lançamento: 1974
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Mark Robson
Roteiro: Mario Puzo, George Fox
Elenco: Charlton Heston, Ava Gardner, George Kennedy, 
Geneviève Bujold, Victoria Principal, Walter Matthau

Sinopse:
Um grande terremoto atinge a Califórnia, em especial a cidade de Los Angeles. Enquanto a destruição se amplia e os moradores tentam sobreviver de todas as formas na grande calamidade, a maior represa da região começa a se romper. Tudo acaba se transformando em um desesperado jogo de sobrevivência.

Comentários:
Um dos filmes mais conhecidos do chamado cinema catástrofe, subgênero cinematográfico que foi muito popular na década de 1970. Aqui, o diferencial realmente é o roteiro, assinado por Mario Puzo, o mesmo autor de O Poderoso Chefão. Ele procurou desenvolver os personagens principais, mostrando seus dramas e seus problemas de relacionamento no dia a dia. Tudo com o objetivo de fazer o espectador se importar com o destino deles quando o grande terremoto começa. Outro aspecto completamente positivo do filme é o seu elenco formado por veteranos da era de ouro do cinema americano. Charlton Heston, por exemplo, é o engenheiro que tem problemas em seu casamento. Ava Gardner interpreta sua esposa, que descobre que ele tem um caso extraconjugal, ou pelo menos está prestes a ter. Já Walter Matthau tem um personagem muito engraçado, um bebum de bar que fica na mesa tomando suas doses, mesmo quando a cidade está desmoronando ao seu redor. No geral, o filme mostra que o cinema norte-americano dos anos 70 tinha classe. Mesmo em temas como esse, que são de destruição total. Tudo é muito bem desenvolvido, tem seu próprio tempo, sem pressa de acontecer. E os efeitos especiais, apesar de ter passado quase 50 anos do lançamento do filme, não se tornaram datados ou ridículos. Pelo contrário, ainda são muito eficientes.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Aqui temos uma condição curiosa; a deusa Ava Gardner, que conseguiu esmagar em público o ego do onipotente Frank Sinatra, já acima dos 50 anos, 52, ou seja, seus melhores anos de beleza fisica já tinham se ido, tanto que faz o papel da esposa traida, algo impensável nos seus melhores anos, e um Charton Heston, também cinquentão, 53, e que havia conseguido seu maior e último grande sucesso no final da década de '60, "O Planeta dos Macacos".
    Dois monstros de talento e carisma que viviam já ali o crepúsculo das suas vidas extraordinárias. Na década de '70 os filmes catástrofe sempre foram o túmulo dos grandes astros do passado. Ex. Alain Delon, Burt Lancaster, George Kennedy, etc.

    ResponderExcluir
  2. Garner ainda estava bonita, mesmo nessa idade. O papel não era grande coisa, era realmente um papel coadjuvante. Nesse aspecto, Heston teve maior espaço dentro da história.

    ResponderExcluir