domingo, 15 de janeiro de 2023

O Pálido Olho Azul

Esse filme é um lançamento recente da Netflix e um dos mais assistidos dos últimos dias. Conta a história da morte de um jovem cadete, em uma academia militar tradicional. Seu corpo foi encontrado enforcado em uma árvore próxima onde estudava. Tudo é um mistério. Foi um suicídio ou ele foi assassinado? Assim, o diretor decide contratar um investigador para descobrir o que aconteceu. Interpretado pelo ator Christian Bale, esse detetive precisa descobrir os lances e as minúcias dessa morte misteriosa. Nesse processo, acaba sendo ajudado por um jovem cadete que iria se tornar um escritor famoso no futuro. Basta ouvir nome que você vai saber de quem estou falando. Nada mais, nada menos do que o gótico Edgar Allan Poe. E conforme as investigações vão se sucedendo, descobre-se que há algo a mais do que inicialmente poderia se supor. 

Gostei do filme de um modo em geral, mas tenho algumas críticas a fazer ao seu roteiro. Todos os elementos da narrativa estavam bem delimitados e tinha tudo para funcionar muito bem. Só que existe uma mania atual em certos roteiristas que me irrita muito! Sempre querem colocar um plot twist na história ou como se pode dizer, em nossa língua nativa, um tipo de reviravolta surpreendente. Isso é particularmente irritante quando você chega em uma determinada cena e pensa que o filme vai terminar, pois o mistério foi solucionado e não há mais nada de muito importante a se desenvolver. Então, lá vem o roteiro com mais uma reviravolta caprichosa, tentando unir todos as pontas da história. Nem tudo precisa ser explicado em minúcias. Na vida real também existe o acaso. Não precisa estar tudo interligado. Mesmo assim, com essa pequena ressalva do filme ter na realidade dois finais, eu ainda o recomendo. Com boa produção e uma história que mantém o interesse, esse é um dos filmes para se assistir nesse início de ano.

O Pálido Olho Azul (The Pale Blue Eye, Estados Unidos, 2022) Direção: Scott Cooper / Roteiro: Scott Cooper / Elenco: Christian Bale, Harry Melling, Simon McBurney / Sinopse: Academia Militar em West Point, Estados Unidos. Ano de 1830. Um detetive experiente é contratado para investigar a morte misteriosa de um jovem cadete. 

Pablo Aluísio.

7 comentários:

  1. Crime & Mistério
    O Pálido Olho Azul
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não tive coragem de começar a assistir. Com a sua resenha estou mais animado.

    ResponderExcluir
  3. Assisti Pablo:
    O ótimo ator Harry Meeling, que faz o Edgar Alan Poe, eu ja tinha visto dando um show na serie O Gambito da Rainha, e ele talvez seja o ator mais feio da nova geração; o bichinho é muito mal acabado.

    ResponderExcluir
  4. Quanto ao filme em si: vamos dizsr que quase chegou lá, mas faltou. Muita qualidade de ator e produção, num roteiro de eficiência, e moral, duvidosa.

    ResponderExcluir
  5. ...alias, como quase toda produção original Netflix, muito dinheiro e pouco filme.

    ResponderExcluir
  6. Eu não poderia definir melhor. Muito dinheiro na produção, mas se formos ver bem, o filme realmente falha em diversos aspectos..

    ResponderExcluir
  7. Você já conhecia o ator Harry Meeling?

    ResponderExcluir