terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Marlon Brando - Sangue em Sonora

Dos filmes em que Marlon Brando atuou no gênero western, esse pode ser considerado um dos mais convencionais. O roteiro segue a linha básica desse tipo de filme daquela época. Não há maiores inovações em termos estéticos e artísticos. Na verdade, o ator Marlon Brando iria confessar, anos depois, em sua autobiografia, que só realizou o filme porque estava precisando de muito dinheiro na época. Ele havia comprado uma ilha particular nas ilhas polinésias e precisava de dinheiro para construir um hotel para turistas. Então acabou aceitando o que estava sendo oferecido. Dito isso, é bom deixar claro que não se trata de um filme ruim, longe disso. Ele é apenas convencional. No quesito atuação, Marlon Brando apenas entrega o feijão com arroz. Quem acabou surpreendendo e sendo indicado ao Globo de ouro foi justamente o ator John Saxon. Ele está ótimo em seu papel. 

A crítica da época também chamou atenção para a extrema violência desse filme. Realmente para os padrões dos anos 60, o filme tinha cenas bem viscerais. E havia também um bem montado jogo psicológico, principalmente em momentos como a queda de braço com os escorpiões na velha taberna mexicana da fronteira. Outra curiosidade interessante sobre esse filme é que ele foi filmado nas mesmas locações de "Sangue de Bárbaros" com John Wayne. Esse local iria ser anos depois interditado para a frequência de turistas e pessoas, pois estava contaminado com radiação nuclear. Era uma base de testes para o governo americano detonar bombas atômicas. E muitos que trabalharam nesta região acabaram desenvolvendo câncer. O saldo final do filme é positivo, embora sem maiores surpresas. Para quem aprecia um faroeste com estrutura narrativa mais tradicional, embora com toques de violência mais de acordo com o spaghetti, vai acabar curtindo o filme.

Sangue em Sonora (The Appaloosa, Estados Unidos, 1966) Direção: Sidney J. Furie / Roteiro: James Bridges, Roland Kibbee / Elenco: Marlon Brando, John Saxon, Anjanette Comer / Sinopse: Um bandoleiro americano vai até a fronteira entre Estados Unidos e México e acaba tendo que enfrentar um grupo de malfeitores e bandidos que vivem naquela região. Um jogo de vida ou morte logo se instala entre todos eles.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Cine Western
    Marlon Brando - Sangue em Sonora
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho a impressão que o Marlon Brando trabalhou a vida inteira no cinema por precisar de dinheiro. Eu não sei em quantos filmes se diz que ele só trabalhou por esse motivo.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ele sempre teve uma postura contraditória em relação à sua profissão de ator. Ora, menosprezava ao dizer que tudo era uma questão de dinheiro. Ora elogiava seus grandes professores de atuação do passado. Eu penso que ele muitas vezes fazia pose de rebelde, fazendo jus à imagem que tinha.

    ResponderExcluir