segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Cortina Rasgada

Assisti a esse filme pela primeira vez nos anos 80. Fiquei com altas expectativas, porque, afinal de contas, era um filme dirigido por Alfred Hitchcock e estrelado por Paul Newman. Grandes nomes do cinema em sua era clássica. Só que, sendo sincero, as expectativas não foram plenamente satisfeitas. A realidade é que eu não gostei muito do filme. E qual seria a razão? Olhando para trás, penso que o material original não era adequado para um diretor como Alfred Hitchcock. Era uma história de espionagem com poucas nuances de suspense para o mestre do suspense trabalhar. De certa maneira, esse roteiro não escapava das armadilhas do cinema na época da guerra fria. Trocando em miúdos, o roteiro muitas vezes, caia nas garras do puro propagandismo do regime norte-americano. Sim, o material original tinha muita propaganda política em sua história. Uma pena, já que nomes tão importantes da história do cinema poderiam certamente render um filme melhor. 

No enredo, Paul Newman interpretava um cientista americano que começava a colaborar com os soviéticos. Ele agia como um traidor da pátria, mas na realidade era um espião infiltrado para passar informações erradas aos comunistas. Um típico caso de contraespionagem. As coisas no começo saíram bem, mas logo perderiam o rumo, fazendo com que até mesmo a sua noiva entrasse nessa trama de espionagem, uma trama mortal, uma vez que naquela época era normal o assassinato de espiões infiltrados nas linhas inimigas. Um  jovem Paul Newman, ainda em sua fase de galã de cinema, roubava todas as cenas. É uma das poucas coisas mais interessantes do filme. O roteiro apresentava muitos problemas de ritmo, com acentuada lentidão. E o mestre do suspense acabou sem ter material de suspense para trabalhar. Assim não dava mesmo para fazer um filme melhor.

Cortina Rasgada (Torn Curtain, Estados Unidos, 1966) Direção: Alfred Hitchcock / Roteiro: Brian Moore, Willis Hall / Elenco: Paul Newman, Julie Andrews, Lila Kedrova / Sinopse: Paul Newman interpreta um cientista dos Estados Unidos que entra em um jogo mortal de contraespionagem entre espiões soviéticos e norte-americanos durante a era da guerra fria.
Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Cinema Clássico
    Cortina Rasgada ★★★
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que, também, as hiperbólicas aventuras do James Bond, que em 1966 já tinham lançado quatro filmes da franquia, tirava um pouco da graça de filmes de espionagem que quisessem ter uma abordagem mais seria e realista, junte isso ao crepúsculo da carreira do Alfred Hitchcock e, deu no que deu..

    ResponderExcluir
  3. Acredito que o peso da idade fez diferença nesse filme. O velho cineasta se fez sentir o passar dos anos. É seguramente um dos seus piores filmes.

    ResponderExcluir