quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

The Beatles - Please Please Me / Ask Me Why

The Beatles - Please Please Me / Ask Me Why
Esse foi o segundo single da carreira dos Beatles. Trazia canções que faziam parte do seu primeiro álbum. Na Inglaterra, o compacto fez sucesso, chegando ao segundo lugar entre os mais vendidos. Só que seu sucesso se restringiu mesmo apenas ao país natal dos Beatles. Fora das ilhas britânicas, não houve maior repercussão. No resto da Europa, o single não fez sucesso e foi ignorado nas principais paradas europeias de singles. Nos Estados Unidos, foi ainda pior. Os direitos dos Beatles para América estavam nas mãos de uma pequena gravadora chamada VeeJay. Era um selo muito pequeno e sem expressão e não conseguiu qualquer repercussão nas rádios dos Estados Unidos. 

O compacto passou em brancas nuvens no país de Elvis. A tal ponto que não conseguiu nem classificação na Billboard. Os americanos ainda não tinham a menor ideia de quem eram os Beatles e que tipo de música eles faziam. E também não era um compacto com muita vocação para fazer sucesso. As duas canções eram retiradas, como eu já escrevi, do primeiro disco dos Beatles e não passavam, para falar a verdade, de boas canções de amor adolescente. Apesar dos esforços do empresário Brian Epstein os Beatles ainda iam demorar um pouco para finalmente emplacarem como grande sucesso comercial Internacional. Por essa época ninguém dava muita bola para as músicas do quarteto.

The Beatles - Please Please Me (1962)
Please Please Me 
Ask Me Why  
Selo: EMI Parlophone 
Produção: George Martin
Data de Lançamento: 5 de outubro de 1962

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. The Beatles
    Please Please Me / Ask Me Why
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. "Os americanos ainda não tinham a menor ideia de quem eram os Beatles e que tipo de música eles faziam"
    Isso e a prova que o efeito manada faz milagres.

    ResponderExcluir
  3. Eles se tornaram estrelas nos Estados Unidos, literalmente, da noite para o dia.

    ResponderExcluir