quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

The Beatles - Please Please Me - Parte 5

"There's A Place" é a última canção composta por Paul e John em seu disco de estréia. Mais uma que foi inspirada no cinema. Aqui Lennon apenas aproveitou uma frase da música "Somewhere" do filme West Side Story que dizia: "Somewhere there's a place for us". Já que havia em algum lugar um cantinho para esses jovens apaixonados viverem felizes, John completou a ideia com uma afirmação de que, sim, havia mesmo um lugar para eles.

Não seria necessariamente um lugar físico, poderia ser apenas uma abstração na própria mente, onde eles viveriam felizes, mas de fato esse lugar existiria. Gosto muito dessa letra pois já mostra um lado de John em que ele imagina um lugar ideal (ecos da futura Imagine? Pode ser). Ele provava assim que desde jovem já tinha uma visão bem abstrata do mundo ao seu redor.

O álbum se encerra com a excelente "Twist and Shout". Uma composição da dupla Medley e Russell. A sessão de gravação do disco já estava em seu final quando os Beatles puxaram um último fôlego para finalizar essa música. A voz de John Lennon já estava em frangalhos, o que de certa forma acabou combinando com a essência da música em si.

Além disso a forma como John canta a música acabou lhe dando sua característica mais conhecida. Depois que foi utilizada na trilha sonora do filme "Curtindo a Vida Adoidado" acabou ficando ainda mais conhecida e famosa para as novas gerações. No geral é aquele tipo de rock mais visceral que John Lennon queria trazer para os discos dos Beatles, afinal de contas ele próprio se auto intitulava "uma velha orquestra de rock ´n´ roll".

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Numa era pré YouTube, na minha adolescência, eu passei anos pensando que quem cantava Twist and Shout, daquela forma rascante e viceral, era o Paul McCartney. Quando soube que era o John Lennon fiquei surpreso com a potência da sua voz, que para mim sempre tinha parecido um tanto pequena.

    ResponderExcluir
  2. O Paul sempre teve uma voz mais bonita do que a do John. Na realidade o vocal de John Lennon era meio enjoativo. Você percebe bem isso quando ouve um disco solo dele.

    ResponderExcluir