segunda-feira, 18 de abril de 2022

Tarzan e o Grande Rio

O público em geral acabou gostando das mudanças do primeiro filme de Mike Henry como Tarzan, "Tarzan e o Vale do Ouro". Assim um ano depois de seu lançamento chegou nas telas a segunda produção com o mesmo ator. Agora ele já surge menos tenso com a responsabilidade de encarnar o famoso personagem. O roteiro também tem maior fluidez, abrindo margem até mesmo para cenas mais cômicas e leves, sem tanta seriedade que acabou sendo o tom do primeiro filme. Como em time que está ganhando não se mexe os produtores mantiveram praticamente a mesma equipe, com um diferencial interessante: o filme foi rodado no Brasil!

Na época as filmagens causaram grande sensação em nossos meios de comunicação, que resolveram cobrir com extensas reportagens a produção do filme em nosso país. Nem tudo porém foi festa para o ator Mike Henry. Ele acabou sendo atacado por um macaco em uma cena, o que acabou lhe causando um sério ferimento no queixo. Depois teve que correr de uma vaca que o atacou bem no meio de uma tomada de cena. Obviamente tudo foi parar nas páginas de revistas mensais da época como "O Cruzeiro" e "Manchete". Assim o público brasileiro acabou se divertindo em dobro, com as divertidas histórias do set e depois com o filme propriamente dito.

Tarzan e o Grande Rio (Tarzan and the Great River, Estados Unidos, 1967) Direção: Robert Day / Roteiro: Bob Barbash, baseado na obra do escritor Edgar Rice Burroughs / Elenco: Mike Henry, Jan Murray, Manuel Padilla Jr / Sinopse: No Brasil, a Dra. Ann Philips tenta vacinar os supersticiosos nativos contra uma epidemia, só que há viloes que não desejam que isso seja feito. Para ajudá-la o herói das selvas Tarzan chega ao Brasil.

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. Cinema Clássico
    Tarzan e o Grande Rio
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. O ator José Lewgoy, um dos maiores vilões dos filmes e novelas brasileiras trabalhou nesse filme.

    Esse filme era parte de uma trilogia que daria inicio a uma série de televisão. Ao término das filmagens, Mike Henry pediu demissão, se recusando a atuar na série de televisão. Ele retornou aos Estados Unidos, onde processou o produtor por maus tratos, abusos e condições de trabalho prejudiciais a sua saúde e bem estar.

    Além dos problemas que sofreu no Brasil, o ator teve disenteria, uma infecção no ouvido e uma doença no fígado enquanto filmava no México. Sy Weintraub continuou o projeto da série, contratado o ator Ron Ely para ser seu novo Tarzan.

    ResponderExcluir
  3. Essa série do Ron Ely passou por muitos anos no Brasil, se não me engano no SBT (ou Band) não me recordo bem. O Mike Herny no final das contas se revelou um problema para o estúdio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assitia a serie do Tatzan com o Ron Ely todos as dias ao meio dia na Rede Globo, isso por volta de 1974. Tanto que ficou conhecido na época como "o Tarzan do meio dia".

      Excluir
  4. Na Globo não me lembro de ter assistido, só em reprises no SBT...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você nem tinha nascido nessa epoca. rsrsrs
      Você imagina como era a Globo? Passar uma serie dessa ao meio dia! E quando acabou a serie Tarzan, veio, também ao meio dia, o "Globo Cor Epecial" com uma hora de desenhos.

      Excluir