quinta-feira, 28 de abril de 2022

Clean

Depois de uma vida no mundo do crime, que resultou inclusive na morte da própria filha, Clean (Adrien Brody) ganha a vida como lixeiro. Todas as noites, pela madrugada adentro, ele recolhe lixo da cidade dirigindo um velho caminhão. Só que o passado volta para lhe atormentar. Ele começa a ajudar uma pequena garotinha que se parece muito com sua filha falecida. Ela mora na vizinhança. Tentando ser simpático ele até mesmo dá presentas para a menina, como uma bicicleta. Clean conhece a região, infestada de gangues de jovens criminosos. Ele teme pelo futuro daquela garota. As coisas começam a ficar violentas de novo quando o líder de uma dessas gangues decide levar a jovem para uma casa cheia de drogas e sexo. Clean vai até lá para resgatá-la e na pancadaria geral acerta o filho de um mafioso italiano que atua naquele bairro. Isso basta para funcionar como gatilho de uma violência sem fim.

Bom filme de ação. O clima é soturno, sombrio. Não há sorrisos nesse "Clean". Ninguém é feliz. A direção de fotografia do filme escolheu tonalidades cinzentas, justamente para combinar com o estado espiritual do protagonista, um sujeito que tenta uma redenção na vida depois de muitos crimes cometidos no passado. Ele agora leva uma vida de trabalhador pobre, um lixeiro, que de vez em quando recolhe pedaços de coisas que usa para consertar, vendendo tudo em uma loja de penhores de um amigo, também ex criminoso, que vai tentando viver uma vida honesta, pero no mucho. Um filme bom, cru e por isso até mesmo visceral. Vale a pena assistir.

Clean (Estados Unidos, 2021) Direção: Paul Solet / Roteiro: Paul Solet, Adrien Brody / Elenco: Adrien Brody, Glenn Fleshler, Richie Merritt, Chandler DuPont / Sinopse: Sujeito com passado criminoso tenta levar uma nova vida de honestidade, trabalhando como lixeiro de uma grande cidade. Só que os velhos tempos parecem estar de volta após uma briga violenta com uma gangue de adolescentes marginais.

Pablo Aluísio.

3 comentários: