terça-feira, 5 de abril de 2022

Ninho de Cobras

Título no Brasil: Ninho de Cobras
Título Original: There Was a Crooked Man...
Ano de Produção: 1970
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Joseph L. Mankiewicz
Roteiro: David Newman, Robert Benton
Elenco: Kirk Douglas, Henry Fonda, Burgess Meredith, Arthur O'Connell, Hume Cronyn, Warren Oates

Sinopse:
Ladrão e pistoleiro, o bandoleiro Paris Pitman, Jr (Kirk Douglas) rouba uma fazenda e esconde o dinheiro em um ninho de cobras no meio do deserto. Para seu azar logo é preso, sendo enviado para uma das piores prisões do velho oeste. E o lugar passa a ser comandado por um diretor linha dura, o ex-xerife Woodward W. Lopeman (Henry Fonda). Para Paris isso não importa. Ele precisa dar um jeito de fugir daquele lugar infernal.

Comentários:
Excelente filme! O western já estava decaindo, descendo a ladeira, quando esse filme chegou nos cinemas em 1970. Foi um sopro de renovação. É um belo faroeste onde todos os elementos parecem estar no lugar certo. A única coisa que me soou um pouco diferente foi a trilha sonora escrita e executada pelo Trini Lopez, um artista popular naqueles tempos. De qualquer forma todos os personagens são essenciais. Kirk Douglas interpreta um patife. Um sujeito que sabe que tem um ás na manga, justamente o dinheiro que escondeu no deserto. A informação vaza na prisão o que garante sua vida pois todos os bandidos que estão presos também querem um pedaço dessa pequena fortuna. O novo diretor da prisão bem no meio do deserto é um sujeito com fama de ser incorruptível, um velho xerife que praticamente aposentado aceita ser o diretor daquela prisão cheia de homens perigosos, assassinos de todos os tipos. Henry Fonda era o tipo de ator que tinha uma grandeza excepcional. Se o roteiro afirmava que ele nunca seria corrompido, o ator fazia o público acreditar nisso. Enfim, eis um filmão de faroeste, para se ter na coleção de qualquer cinéfilo que se preze.

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. Ninho de Cobras
    There Was a Crooked Man...
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Eu não gosto de filmes de presídios, mas quando se fala em Kirk Douglas e Henry Fonda juntos, deu vontade de ver depois dessa sua resenha.

    ResponderExcluir
  3. Olha, temos aqui nesse filme um elenco excepcional. O Kirk Douglas está muito à vontade em seu personagem e o Fonda, que dignidade! Um xerife da velha escola, aqui trabalhando como diretor de prisão. Nota 10.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Pablo:
    Por falar em filmes de prisão, ontem revi um que eu lembrava que gostava muito. "Um Sonho Distante.
    Não sei se fiquei mais inteligente com os anos, mas eu vi tantos furos no roteiro e tantas partes clichê, que comecei a pensar por que esse filme é tão cultuado entre critica e público, apesar de, sem duvida, ser um filme divertido.

    ResponderExcluir
  6. Muito comum acontecer. A pessoa assiste um filme, gosta muito e o tempo passa. Anos depois revê. As lembranças ficam um pouco abaladas. Com o olhar de hoje o filme já não parece tão bom. Comigo aconteceu várias vezes.

    ResponderExcluir