domingo, 17 de abril de 2022

O Romance Gay de Marlon Brando

Durante toda a vida o ator Marlon Brando teve uma orientação sexual basicamente heterossexual. Ele adorava mulheres de belezas exóticas, latinas e orientais das ilhas dos mares do sul. Praticamente nunca se relacionava com mulheres caucasianas, brancas ou como ele gostava de dizer "batatas irlandesas". Preferia as morenas, as estrangeiras. Vários casos teve com mulheres desse estilo. No entanto em fins dos anos 50 ele passou a se interessar pela possibilidade de ter uma experiência homossexual.

Brando havia trabalhado com muitos gays em sua profissão, tanto no teatro como no cinema. E a oportunidade surgiu quando ele estava em Paris, de férias. Brando gostava da França porque basicamente as pessoas o deixavam em paz. Não havia fãs pedindo autógrafos e nem os infernais paparazzis. Ele podia andar pelas ruas como uma pessoa normal, passar uma tarde bebendo e conversando nos bares parisienses. E a vida cultural da França o estimulava, com seus museus, teatros, etc.

Na França Brando conheceu um sujeito chamado Christian. Ele sabia falar inglês, era diretor de teatro e se tornou amigo íntimo do ator (no futuro iria dirigir um de seus filmes). Brando apreciava muito o jeito e os modos daquele francês muito culto e solícito. E depois de um dia andando por Paris, bebendo e se divertindo, ele não deteve os avanços do amigo. Christian pegou em sua mão e eles se beijaram, sentados em um belo restaurante com vista para a Torre Eiffel. Naquela noite Brando resolveu passar abraçado ao lado do novo namorado em seu apartamento de Paris.

Ao que consta nas biografias de Brando esse teria sido seu único caso homossexual em toda a sua vida. O relacionamento entre os dois não durou muito, foi extremamente fugaz, mas a amizade entre eles continuou nos Estados Unidos quando Christian foi passar alguns dias hospedado na casa de Brando em Los Angeles. A esposa do ator, Anna Kashfi, provavelmente percebeu que algo estranho estava acontecendo entre os dois, tanto que não demorou muito para expulsar Christian da casa, dando origem a outra violenta briga do casal. De qualquer forma Brando não esqueceria Christian a ponto de ter dado o nome do francês para seu próprio filho!

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Cinema Clássico
    O Romance Gay de Marlon Brando
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Eu sou muito velho, ou primitivo, pra aceitar naturalmente essa faceta do Marlon Brando. Coisa estranha.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, naquela época algo assim causaria escândalo para Brando, mas hoje em dia tudo é visto com mais naturalidade. O que me chamou a atenção foi que Brando só teve esse caso gay porque ele estava na Europa, onde os costumes eram bem mais liberais. Nos EUA ele iria ter receios da imprensa marrom descobrir tudo.

    ResponderExcluir
  4. Esse ator e diretor francês apareceria anos depois em "Apocalypse Now Redux" .Ele é o chefe da família de franceses seringueiros.

    ResponderExcluir
  5. Brando se apaixonou por Christian Marquand. Ator francês, filho de pai espanhol e mãe árabe, Marquand além de ator, também era diretor e roteirista. Em homenagem ao amigo, Brando batizou seu filho mais velho de Christian... Christian Brando. Telmo Jr.

    ResponderExcluir