sábado, 23 de abril de 2022

O Colecionador

Título no Brasil: O Colecionador
Título Original: The Collector
Ano de Produção: 1965
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: William Wyler
Roteiro: John Kohn, Stanley Mann
Elenco: Terence Stamp, Samantha Eggar, Mona Washbourne, Kenneth More, William Beckley

Sinopse:
Freddie Clegg (Terence Stamp) é um pacato e tímido bancário que tem como hobby colecionar belas borboletas, de todas as cores. Um dia acaba ganhando uma pequena fortuna na loteria. A partir daí ele decide colecionar outro tipo de espécie!

Comentários:
Com roteiro baseado no romance de suspense escrito por John Fowles, esse filme é considerado ao lado de "Psicose" um dos melhores sobre esse tema envolvendo assassinos seriais. O personagem principal é um tipo que parece bem inofensivo. Quando se vê rico decide colocar para fora toda a sua crueldade escondida por anos e anos. Ele que sempre teve fixação por borboletas decide colecionar mulheres jovens e bonitas. Para isso compra uma casa isolada no campo e constrói uma jaula no porão. E é para lá que ele leva uma bela garota, uma mulher que ele teve uma paixão platônica por muito tempo. É uma sondagem bem estranha da mente humana, aqui em direção do veterano cineasta  William Wyler, demonstrando uma versatilidade admirável pelo tema do roteiro. Nada que pudesse lembrar de seus grandes filmes do passado. Por fim não poderia deixar de elogiar o trabalho de Terence Stamp. Ele interpreta o perturbado sujeito de uma maneira realmente excepcional. Digno de todos os aplausos!

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Esse é mais um filme que eu já ouvi falar tanto e nunca assisti. Primeiro por conta de falta de oportunidade, depois "O Silencio do Inocentes" deu uma esgotada, em termos de qualidade, no assunto "serial killer". Confesso que seu post me despertou a vontade de assistir.

    ResponderExcluir
  2. Nos anos 60 ainda havia um tabu em relação a filmes sobre assassinos em série. Esse aqui é um dos pioneiros no estilo, junto a Psicose.

    ResponderExcluir