terça-feira, 2 de julho de 2019

Os Demônios de São Petersburgo

No mínimo é curioso assistir a um filme italiano contando uma história russa, dos tempos da dinastia Romanov. O protagonista é ninguém menos do que o famoso escritor Fyodor Dostoyevsky. Ele já está numa idade mais avançada, tentando sobreviver com seus livros, o que não é uma tarefa fácil pois tem um editor desonesto aliado ao seu eterno vício em jogos de azar. Quando jovem ele havia flertado com ideias socialistas, mas agora acha tudo um erro. O velho movimento comunista porém esbarra nele de novo, na pele de alguns jovens idealistas que pensam que vão mudar o mundo. O escritor já tem experiência de vida suficiente para saber onde tudo aquilo vai parar, ou seja, em mortes desnecessárias de pessoas inocentes. Por isso acaba adotando um comportamento de aconselhamento para com esses jovens comunistas que, cegados pela ideologia, planejam um atentado contra um dos membros da família imperial russa.

Esse filme me deixou intrigado porque apesar de não ser uma excelente obra cinematográfica mantém o interesse. Todo filmado na Rússia, a fotografia ficou muito bonita, principalmente porque captou todo o gelo e a neve da natureza, um clima da frio eterno do qual só conseguimos ver o alto dos prédios e das igrejas ortodoxas. Tudo o mais fica envolto no meio de toda aquela neblina congelante. A direção não é grande coisa, nem a edição, mas o elenco é muito bom, em especial o ator sérvio Predrag 'Miki' Manojlovic. Ele interpreta o velho escritor marcado pelos anos vividos. Com longa barba e semblante pensativo, ele convence plenamente em seu papel. Enfim, o filme, apesar de alguns erros pontuais, não deixa de ser uma boa oportunidade para conhecermos a atual produção italiana de cinema.

Os Demônios de São Petersburgo (I demoni di San Pietroburgo, Itália, 2008) Direção: Giuliano Montaldo / Roteiro: Andrey Konchalovskiy, Giuliano Montaldo / Elenco: Predrag 'Miki' Manojlovic, Carolina Crescentini, Roberto Herlitzka / Sinopse: Durante o império russo, dos tempos dos czares, o famoso escritor Fyodor Dostoyevsky acaba se envolvendo com um grupo de jovens socialistas que desejam a revolução comunista em seu país. Ele tenta aconselhar os rebeldes a não usarem da violência em seus objetivos, mas acaba tendo que se contentar em ver tudo o que lhe aconteceu no passado, acontecendo de novo na vida de todos aqueles jovens idealistas de esquerda.

Pablo Aluísio.

Um comentário: