segunda-feira, 1 de julho de 2019

Sobibor

O campo de concentração de Sobibor ficou bem conhecido na história da II Guerra Mundial porque foi lá que houve a maior fuga em massa de prisioneiros da guerra. Liderados por um comandante russo aprisionado, os prisioneiros mataram diversos oficiais alemães e deram origem a uma fuga onde mais de 400 pessoas fugiram das garras do nazismo. Quem é mais veterano em termos de cinefilia vai lembrar imediatamente de "Fuga de Sobibor", clássico de guerra com Rutger Hauer. É a mesma história, só que contada de um ponto de vista diferente. É fato que os nazistas eram porcos desumanos que faziam todo tipo de crime a atrocidade nesses campos, mas aqui fica mais evidente que eles eram também corruptos e ladrões, roubando pertences de judeus que eram levados para as câmeras de gás. O que era para ser levado ao Estado, ao Reich, era simplesmente roubado por esses militares, mostrando seu senso ético inexistente.

O elenco é todo formado por jovens atores, muitos desconhecidos, mas competentes em seu ofício. O único rosto mais conhecido é a do veterano  Christopher Lambert. Ele interrpeta um oficial do campo, um sujeito com doses de psicopatia que o torna temido até pelos outros nazistas. Em uma das cenas ele surta e confessa que no passado havia se apaixonado por uma judia, mas que fora impedido pelo pai de casar com ela, se tornando essa bagunça psicológica que ele se tornou. Pior para os judeus do campo pois ele além de violento também era extremamente desequilibrado, muitas vezes matando a esmo, fazendo dos pobres prisioneiros apenas alvos ambulantes. Enfim, gostei dessa nova versão e a recomendo, principalmente para as novas gerações. A história existe para se aprender com o passado, para que coisas como o nazismo não mais se repitam em nosso mundo.

Sobibor (Alemanha, Rússica, Polônia, 2018) Direção: Konstantin Khabenskiy / Roteiro: Michael Edelstein, Anna Tchernakova / Elenco: Konstantin Khabenskiy, Christopher Lambert, Mariya Kozhevnikova, Michalina Olszanska / Sinopse: O filme mostra o campo de concentração de Sobibor, semanas antes da maior fuga em massa de prisioneiros da II Guerra Mundial. História baseada em fatos reais.

Pablo Aluísio.

Um comentário: