segunda-feira, 1 de julho de 2019

A Maldição da Chorona

O título nacional ficou no mínimo estranho. Para alguns chega a soar patético, mas a verdade é que não havia muita saída. A figura do folclore mexicano chamada "Chorona" seria uma mãe que no século XVII teria matado seus próprios filhos afogados; A razão? Ela teria sido traída pelo marido. Para se vingar decidiu matar aquilo que ele mais amava na vida, ou seja, seus próprios filhos. E isso era basicamente tudo. Não havia, vamos ser sinceros, muito material para que os roteiristas pudessem trabalhar em algo melhor. Assim como a lenda, o roteiro desse filme também ficou básico. A Chorona retorna para cumprir sua maldição de sempre roubar duas crianças, irmãs, para sempre repetir o seu pecado mortal. Nada muito além disso.

O alvo dela agora é uma assistente social. O enredo desse filme se passa na década de 1970. Essa personagem central atende uma senhora que tranca os filhos em um pequeno cubículo de sua casa. Ela alega que se não fizer isso a Chorona vai pegar seus dois filhos. Então a senhora obviamente perde a guarda das crianças que pouco depois são afogadas em um rio próximo. Pior do que isso, a tal maldição acaba passando para essa assistente social que também tem dois filhos. E assim a trama desse filme se desenvolve com muitos sustos (todos provocados usando uma velha fórmula) e um pouquinho de suspense que logo se dissipa quando a presença da Chorona começa a se tornar mais rotineira. Aliás a exploração em demasia dessa vilã estraga mesmo alguns momentos que poderiam ser bem assustadores em certas cenas. Muitas vezes o "não mostrar" se torna mais importante do que mostrar demais. Lição antiga em filmes de terror clássicos que os roteiristas aqui parecem desconhecer.

Esse é o primeiro filme do diretor Michael Chaves a ter uma maior repercussão. Ele inclusive foi escalado para dirigir "Invocação do Mal 3" no próximo ano, até porque esse "A Maldição da Chorona" faz parte da mesma franquia de filmes de terror. O que podemos dizer de seu trabalho? Ele realizou um filme correto, porém comum demais, sem maiores surpresas. Diria que cumpriu o que foi determinado pelo estúdio, sem imprimir qualquer marca autoral na obra. Assim temos um filme apenas regular, que não vai surpreender quem é fã do estilo terror. Ficou bem mediano. Poderiam ter desenvolvido melhor a história dessa entidade espiritual vingadora, mas não foi isso que aconteceu. Ela se tornou apenas uma figura de assustar crianças no escuro, nada mais, tal como a Freira no filme da mesma série. Vamos ver se a franquia melhora nos próximos filmes que estão chegando porque ultimamente tudo tem sido feito de forma muito convencional.

A Maldição da Chorona (The Curse of La Llorona, Estados Unidos, 2019) Direção:Michael Chaves / Roteiro: Mikki Daughtry, Tobias Iaconis / Elenco: Linda Cardellini, Raymond Cruz, Patricia Velasquez / Sinopse: Uma entidade espiritual maléfica do folclore mexicano conhecida como "A Chorona" retorna do inferno para levar embora crianças, tais como seus próprios filhos que ela matou em vida, séculos atrás, dando início a essa maldição.

Pablo Aluísio.

Um comentário: