Os primeiros meses de James Dean na nova universidade não foram nada promissores. Ele não se deu bem com colegas e professores e logo achou tudo muito maçante e tedioso. Chegou a ser expulso da fraternidade que fazia parte após brigar com um dos colegas. Embora estivesse estudando o curso de Direito para quem sabe ser um advogado no futuro, o que Dean gostava mesmo era de frequentar o campus de artes - onde grupos de estudantes ensaiavam peças ao ar livre. Era tudo muito libertador e empolgando, algo bem melhor do que ficar estudando leis e mais leis, rebuscadas pela jurisprudência da corte suprema dos Estados Unidos. No fundo James Dean não queria ser um profissional de terno e gravata, mas sim um artista, como sempre sonhou. O pai dele, claro, não gostava nada quando tinha lhe contava essas ambições para seu futuro profissional.
Alguns diretores de elenco eram rudes com ele e deixavam claro que ele era baixinho demais para os personagens. Lutando muito e persistindo Dean acabou conseguindo fazer algumas figurações em "Baionetas Caladas", um filme de guera e depois em uma comédia estrelada pela dupla Jerry Lewis e Dean Martin, Nessa produção chamada "O Marujo foi na Onda" Dean interpretou um auxiliar de ringue. Enquanto Jerry Lewis saia no braço com seu adversário, dando margem a todos os tipos de situações divertidas, Dean ficava com uma toalha no corner, decidindo se entrava ou não para interromper a luta. Passou longe de ser um papel marcante, mas foi uma primeira chance. Desiludido, certa noite ouviu um conselho muito interessante de um professor de arte dramática. "Dean, deixe isso de lado, vá para Nova Iorque e aprenda a ser um ator de verdade! No cinema você não vai aprender a ser um ator". No outro dia James Dean arrumou as malas, juntou os 300 dólares que tinha (a única grana que possuía naquele momento) e rumou para a big Apple. O que encontrou por lá? Bem, essa é uma outra história...
Pablo Aluísio.
Cinema Clássico
ResponderExcluirJames Dean - Hollywood Boulevard
Pablo Aluísio.
Está vendo que diferença do Rock Hudson? Vá para Nova York e aprenda a atuar. Muito diferente de ser treinado pra ser astro. Neste ponto a baixa estatura física acabou ajudando o James Dean.
ResponderExcluirE o James Dean foi estudar no Actors Studio, a mesma escola de atores que formou Marlon Brando, Montgomery Clift e Paul Newman. Nada mal...
ResponderExcluirO interessante é que em Assim Caminha a Humanidade o Rock Hudson está até melhor que o James Dean como ator. Ali se dá a impressão que os cacoetes interpretativos dos filmes de jovem rebelde já estavam limitando o James Dean, enquanto o Rock Hudson está muito a vontade como protagonista do épico, tanto que o titulo original, Giant, pode tranquilamente se referir ao seu personagem.
ResponderExcluirA palavra "Giant" certamente tem mais de um significado. Tanto se refere ao estado do Texas, um gigante desértico, como ao próprio personagem de Rock, que amadurece ao longo do filme e se redime na cena final. Ele é um gigante, em todos os aspectos.
ResponderExcluirParte 3 por favor!!!
ResponderExcluir