domingo, 2 de dezembro de 2018

Uma Mulher Exemplar

Filme baseado em fatos reais, na história da pintora Catherine Weldon. Após ficar viúva, ela decide pegar o primeiro trem rumo ao oeste. Seu objetivo é pintar um retrato do famoso líder tribal Touro Sentado, o mesmo chefe nativo que comandou o ataque contra a sétima cavalaria, levando a morte o general Custer e todos os homens de sua companhia. Obviamente sua presença não é bem recebida. Os únicos brancos que vivem naquela região distante são militares, membros da cavalaria, que obviamente odeiam Touro Sentado e a sua nação Sioux. É um bom filme que procura contar essa história que nem é muito conhecida hoje em dia, embora os quadros pintados por Catherine Weldon sejam bem valorizados no meio cultural. O roteiro, embora pensado em termos históricos, também apresenta momentos de pura ficção, romance, principalmente ao colocar a pintora no centro das decisões políticas que eram tomadas naquela ocasião com a criação de reservas indígenas, etc.

Porém o que mais em incomodou foi a falta de uma caracterização melhor em relação aos dois personagens principais. Quando Catherine decidiu ir para o oeste, ela já era uma senhora idosa, bem mais velha do que a atriz Jessica Chastain. O mesmo acontecia com Touro Sentado, que naquela época também já era um ancião, uma pessoa de idade avançada, vivendo seus últimos dias. No filme porém os dois são retratados como pessoas jovens. A pior caracterização é a do chefe indígena, aqui interpretado pelo ator Michael Greyeyes. Ele é alto, forte, esbanjando saúde. Ora Touro Sentado era um senhor já debilitado pela saúde quando encontrou Catherine. Era de baixa estatura e estava morrendo. Assim assista ao filme, aprenda sobre seu enredo histórico, mas não deixe o senso crítico de lado. Nem tudo que acontece na tela, aconteceu de fato na história real.

Uma Mulher Exemplar (Woman Walks Ahead, Estados Unidos, 2017) Direção: Susanna White / Roteiro: Steven Knight / Elenco: Jessica Chastain, Michael Greyeyes, Ciarán Hinds, Sam Rockwell, Louisa Krause, Boots Southerland / Sinopse: Após ficar viúva, a pintora Catherine Weldon decide viver uma verdadeira aventura, indo até o velho oeste para encontrar e pintar um retrato do lendário cacique Sioux Touro Sentado.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Uma Mulher Exemplar
    Nota: 7.2
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Na série The American West, do Robert Redford (Netflix) o Touro Sentado é retratado como um líder estrategista, corajoso, estoico e honrado, enquanto o General Custer é pintado como, apesar de competente, ridiculamente vaidoso, egocêntrico, estúpido com seus comandados e, por conta desses defeitos, dado a decisões equivocadas como e que levou ao extermínio da sua trapo e a sua morte precoce.

    ResponderExcluir
  3. Afirmam alguns historiadores que Cavalo Louco teria sido mais importante na vitória contra a sétima cavalaria pois teria participado diretamente dos combates. Touro Sentado seria mais um símbolo, um líder espiritual. Ambos em minha visão foram importantes nesse grande evento histórico do velho oeste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No The American West, o Crazy Horse está ombro a ombro com o Touro Sentado em nível de importância.

      Excluir
  4. Exatamente. O Touro Sentado ficou mais marcado pela história porque viveu mais, entrou no show do Buffalo Bill e foi mais focado pelos jornais da época.

    ResponderExcluir