A primeira temporada de Genius mostra em dez episódios a vida do cientista Albert Einstein. Nos primeiros episódios ele é mostrado no começo de sua vida acadêmica, quando começa seus primeiros estudos na universidade. Nos primeiros episódios, em sua fase de juventude, Einstein é interpretado pelo ator Johnny Flynn. Aqui também se mostra as primeiras aproximações com a jovem que iria se tornar sua primeira esposa, Mileva Maric. Ela também era uma estudante brilhante, com futuro promissor, que de certa maneira abriu mão de sua carreira para criar os filhos e cuidar do casamento que em pouco tempo iria afundar. A série também se preocupa nessa primeira fase em mostrar a importância dela no desenvolvimento das teorias de Einstein. Na segunda fase, já com o fim de seu casamento, se desenvolve a saída de Einstein da Europa por causa da perseguição nazista aos judeus e sua nova vida nos Estados Unidos. Nessa fase final de sua vida Einstein é interpretado por Geoffrey Rush. Aqui vamos seguir o cientista até o fim de sua vida, quando já aposentado, precisa lidar com o fato de que a imprensa o associou ao surgimento da bomba atômica. Para ele, um pacifista, foi um choque e um título que o constrangia. Excelente série que acompanhei com bastante interesse. Segue abaixo uma lista de episódios comentados.
Episódios Comentados:
Genius 1.01 - Einstein: Chapter One
Essa nova série é uma produção conjunta entre a Fox e a National Geographic, o que acaba unindo um ótimo roteiro (com precisão histórica) a um excelente elenco e direção. Essa primeira temporada conta a história do cientista Albert Einstein. São duas linhas temporais, duas linhas narrativas. A primeira se passa em 1895. Nessa época Einstein era apenas um jovem estudante que não sabia ao certo que rumo tomar na vida. Quando seu pai decide se mudar para a Itália, Einstein fica sozinho na Alemanha, precisando lidar com a ausência dos pais. Ele inicialmente estuda para entrar na universidade de Berlim, porém logo depois muda de ideia, indo estudar na escola politécnica de Zurique, algo que irrita bastante seu pai. Na outra linha narrativa encontramos Einstein mais velho, já casado e dando aulas em uma universidade alemã. O ano é 1932 e o nazismo começa a se espalhar, principalmente pela ação dos camisas pardas, a juventude de Hitler que começa a ameaçar e agredir judeus pelas ruas. Inicialmente Einstein, que era judeu, se recusa a deixar a Alemanha como queria sua esposa, mas depois começa a perceber que ir embora pode salvar sua vida. Ele tem convites para ensinar nos Estados Unidos e isso parece ser uma boa opção. A última cena desse episódio mostra Einstein passando por uma tensa entrevista na embaixada americana. A primeira esposa de Einstein se envolveu com grupos radicais de esquerda, o que talvez o impeça de entrar na América. Ótimo episódio inicial, com destacada reconstituição de época e uma bela interpretação do ator Geoffrey Rush como o famoso físico. Essas duas linhas narrativas, pelo visto vão seguir nos próximos episódios, unindo momentos temporais diferentes na vida de Einstein. Nada mais conveniente uma vez que o cientista sempre defendeu que o tempo nada mais era do que um aspecto relativo das leis do universo. / Genius 1.01 - Einstein: Chapter One (Estados Unidos, 2017) Direção: Ron Howard / Roteiro: Noah Pink / Elenco: Geoffrey Rush, Johnny Flynn, Samantha Colley.
Genius 1.07 - Einstein: Chapter Seven
Estou chegando ao final da primeira temporada da série "Genius". Cada temporada irá enfocar um gênio da humanidade. Na primeira tivemos Albert Einstein e na segunda, já em exibição nos Estados Unidos, Picasso. É uma produção muito boa, que coloca em evidência o lado mais humano dessas pessoas que muitas vezes colocamos em patamares inalcançáveis, simplesmente pela posição que conseguiram calcar em vida. O interessante é que ao entrarmos em suas vidas pessoais percebemos que (óbvio) eram pessoas comuns, muitas vezes com problemas comuns. Veja o caso de Einstein. Ele se casou na universidade com uma colega da academia. O casamento não foi feliz. A esposa era do tipo durona demais, mandona, cheia de problemas psicológicos a enfrentar. Além do fato de ser uma mulher no meio acadêmico, o que na época era bem incomum, ainda carregava o fardo de ter uma deficiência física que a impedia de andar normalmente. O Einstein da vida privada até era um sujeito comum, que procurava ser um bom pai, porém o relacionamento dele com a esposa era tão ruim que não demorou e ele começou a ter casos extraconjugais. Assim, seu casamento que nunca foi bom foi se deteriorando cada vez mais. O pior é que ela não aceitava o divórcio e isso só foi concretizado quando Einstein concordou em lhe dar o dinheiro ganho com o Prêmio Nobel de Física. Grandes pensadores envolvidos em problemas medíocres. Outro ponto que mostra bem os desafios que o cientista teve que enfrentar foi a ascensão do nazismo. Cientistas invejosos de sua posição e de suas descobertas, alinhados com o partido nazista, logo começaram a usar a força do partido para persegui-lo dentro da Alemanha. Afinal ele era um judeu, o alvo perfeito naquele momento histórico. O bom saber é que Einstein logo percebeu a teia que se formava ao seu redor e sabiamente foi embora de seu país. Se tivesse ficado por lá provavelmente teria sido mais uma vítima inocente nas câmaras de gás dos campos de concentração. / Genius 1.07 - Einstein: Chapter Seven (Estados Unidos, 2017) Direção: James Hawes / Roteiro: Kelly Souders, Walter Isaacson / Elenco: Geoffrey Rush, Johnny Flynn, Samantha Colley.
Genius 1.08 - Chapter Eight
Com a popularização do nazismo na Alemanha e o ódio aos judeus aumentando a cada dia, Albert Einstein (Geoffrey Rush) não viu outra saída a não ser tentar uma mudança para os Estados Unidos antes que a situação colocasse em risco a sua vida e a de sua família. Esse episódio da ótima série "Genius" explora justamente a entrevista que ele teve que fazer com um agente do FBI para assim conseguir um visto para ir morar na América. O interessante é que o encontro acaba sendo um duelo de personalidades. O agente, sob ordens de J. Edgar Hoover, sondava se Einstein tinha alguma ligação com o partido comunista alemão. Hoover, o chefe supremo do FBI, tinha uma obsessão em perseguir comunistas nos EUA e não estava disposto a deixar Einstein entrar em seu país com a suspeita de que ele tinha ideias subversivas socialistas. Afinal Einstein era ou não um marxista? Como o roteiro desse episódio deixa bem claro, Einstein estava bem acima dessas paixões políticas, afinal ele foi um dos maiores gênios da ciência. A política em seu ponto de vista era um aspecto menor na vida de um homem como ele. / Genius 1.08 - Chapter Eight (Estados Unidos, 2017) Direção: Kenneth Biller / Roteiro: Angelina Burnett, Francesca Butler / Elenco: Geoffrey Rush, Michael McElhatton, Emily Watson.
Genius 1.09 - Einstein: Chapter Nine
Atualmente algumas séries são melhores do que os filmes que estão em cartaz nos cinemas. Sinal dos tempos. Nessa "Genius" descobrimos questões históricas bem curiosas e interessantes. Como se sabe a primeira temporada é em cima da figura de Einstein. Aqui ele já está refugiado nos Estados Unidos. Fugindo da perseguição nazista ele encontra trabalho e um novo lar na América. É quando se descobre que os cientistas de Hitler estão desenvolvendo o primeiro projeto da bomba atômica. Amigos de Einstein imploram que ele escreva uma carta ao presidente Roosevelt relatando o perigo de existir um bomba nuclear nas mãos de Hitler. Outro aspecto que me chamou muito a atenção foi o fato de saber que Einstein teve um relacionamento com uma mulher bem mais jovem, russa, que se dizia sua admiradora. Só que ela na verdade era uma espiã alemã disfarçada, infiltrada na vida pessoal do cientisa justamente para descobrir os planos americanos em relação ao desenvolvimento de uma arma nuclear. Episódio acima de média que termina com Einstein desolado, recebendo um exemplar da revista Time o colocando na capa ao lado de uma grande explosão atômica. Para um pacifista como ele deve ter sido mesmo um péssimo momento. / Genius 1.09 - Einstein: Chapter Nine (Estados Unidos, 2017) Estúdio: Imagine Television / Direção: Kenneth Biller / Roteiro: Kenneth Biller, Raf Green / Elenco: Geoffrey Rush, Ralph Brown, Richard Topol, Michael McElhatton, Emily Watson, T.R. Knight.
Genius 1.10 - Einstein: Chapter Ten
Último episódio da primeira temporada de "Genius". Como se sabe essa série procura mostrar a vida de alguns dos grandes gênios da humanidade. Cada temporada explora a biografia de uma dessas mentes brilhantes. E nessa primeira tivemos uma visão ampla da vida de Albert Einstein. Logo na primeira cena já temos o corpo do velho cientista no necrotério. O médico legista se prepara para retirar seu cérebro, pois ele entende que ele pertence à ciência. O filho de Einstein hesita um pouco oem aceitar, mas depois cede. O resto do corpo de seu pai foi cremado, atendendo um pedido seu. Depois disso somos levados para os últimos dias do gênio. Ele passava os dias em casa, de pijamas. Mal tinha ânimo de ir até seu escritório na universidade, pois se dizia sem novas ideias. Uma nova física estava nascendo, explorando partículas quânticas e Einstein já não fazia mais parte dessa revolução científica. Ele conhece uma menina da vizinhança e se afeiçoa a ela pois a garotinha era bem inteligente, cheia de perguntas que ainda conseguiam tirar o velho cientista de seu estado melancólico. Também procurou se aproximar de seu filho nos momentos finais, pois tinha tido uma péssima relação com ele por anos. Por fim o episódio também demonstra a perseguição por parte do diretor do FBI J. Edgar Hoover. Tudo muito bem feito, roteirizado e atuado. Quem tem interesse em conhecer melhor a vida de Albert Einstein não pode mesmo perder essa primeira temporada. É excelente em todos os aspectos. / Genius 1.10 - Einstein: Chapter Ten (Estados Unidos, 2017) Estúdio: Imagine Television / Direção: Kenneth Biller / Roteiro: Mark Lafferty, Walter Isaacson / Elenco: Geoffrey Rush, Johnny Flynn, Samantha Colley, T.R. Knight, Dixie Egerickx, Ed Stoppard
Pablo Aluísio.
Genius - Primeira Temporada
ResponderExcluirPablo Aluísio.