segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

O Mistério do Relógio na Parede

O filme conta a estória de um garoto que vai morar com o tio depois da morte de seus pais em um acidente de carro. O tal tio, interpretado pelo ator Jack Black, passa longe de ser um sujeito normal, dentro dos padrões. Ele mora numa velha casa, com fama de ser mal assombrada. Afirma que é apenas um mágico, porém o tempo vai revelando sua verdadeira face, pois na verdade ele é um bruxo, tal como se fosse um Harry Potter adulto. Aliás a comparação com o universo de Harry Potter vem bem a calhar pois fica fácil entender desde as primeiras cenas que o filme visa atingir mesmo o público fã de Potter. O problema é que passa longe de ser igual. Apesar do universo de magia e bruxaria estar em todos os lugares daquela velha mansão, o filme não consegue ter o mesmo carisma. Em determinado momento fica óbvio que faltam boas ideias, repetindo clichês cansativos. A produção é de primeira linha, com o melhor em termos de efeitos digitais, design de produção, cenários, carros antigos (o filme se passa nos anos 1950), etc. Só que tudo isso só serve para transformar o filme em algo bonito de se ver em termos puramente estéticos. Em termos de enredo tudo é um tanto vazio e desprovido de interesse. Também faltou maior sutileza ao diretor Eli Roth.

Para o cinéfilo mais veterano sobra o elenco para manter o interesse. Temos aqui a volta de Kyle MacLachlan, ator que teve uma certa popularidade nos anos 80 e 90. Ele andava muito sumido. Esse filme o traz de volta ao mercado do cinema. Cate Blanchett continua com sua conhecida elegância, mesmo em uma personagem até muito secundária, com pequenos toques de humor que nunca foi sua especialidade. Por fim há Jack Black. Conhecido por ser um comediante espalhafatoso, aqui ele está bem mais contido. É aquela espécie de ator do tipo "ame ou deteste". Nesse filme pelo menos poliram um pouco seus conhecidos exageros. Então é isso, um filme feito para os mais jovens, ali na faixa dos 13, 15 anos. Para quem for mais velho tudo vai soar meio chatinho.

O Mistério do Relógio na Parede (The House with a Clock in Its Walls, Estados Unidos, 2018) Direção: Eli Roth / Roteiro: Eric Kripke / Elenco: Jack Black, Cate Blanchett, Kyle MacLachlan, Owen Vaccaro / Sinopse: Garotinho vai morar com o tio após a morte dos pais. Ele vive numa velha casa, com fama de ser assombrada. Aos poucos o aspecto de magia que vive naquela velha casa vai revelar um outro universo para aquele jovem.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. O Mistério do Relógio na Parede
    Nota: 6.5
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. A carreira do Kile Maclachlan não conseguiu sobreviver a série Twin Peaks (1990).

    O Jack Black só me surpreendeu com a sua magnífica extensão vocal cantando The Star-Spangled Banner, O Hino Nacional dos USA, antes de um jogo da WNBA em Los Angeles Sparks, a capela. Coisa de fazer inveja pra qualquer Elvis "cantor de opera" da década de "70. Interpretação espetacular. Nos filmes, pra mim, ele é sempre o mesmo, tonto.

    ResponderExcluir
  3. Não vi essa. Pois é, ele tem essa lado de músico, que nem foi tão bem explorado em filmes como "Escola do Rock". No geral ele sempre interpreta o mesmo papel, do gordinho exagerado. Ainda não deu um passo diferente na carreira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue o link do hino:

      https://www.youtube.com/watch?v=d9l4LMZeNm0

      Excluir