terça-feira, 14 de novembro de 2006

Randolph Scott - Comanche Station

Esse western de 1960 recebeu no Brasil o título de "Cavalgada Trágica". Por essa época o ator Randolph Scott já estava pensando em se aposentar, afinal eram anos e anos dedicado ao cinema. Como ele produzia seus próprios filmes também já estava numa situação financeira excelente. Era um homem rico por causa das aplicações que fez e pela fortuna que ganhou com seus faroestes. Nesse filme Scott interpreta um cavaleiro errante que procura encontrar sua esposa. Não é demais lembrar que muitas mulheres brancas foram raptadas por comanches durante a conquista do oeste.

Assim o filme procura resgatar esse tipo de crime que era bem habitual entre os pioneiros. Praticamente todos conheciam uma história assim, acontecida com alguém próximo. Numa dessas cavalgadas ele acaba então encontrando uma mulher branca em terras selvagens, mas não sua esposa e sim uma outra pioneira. Inclusive com preço de resgate por seu retorno sã e salva.

Essa produção acabaria sendo a penúltima da carreira de Randolph Scott. Ele só faria apenas mais um filme, sua despedida, dois anos depois, no clássico "Pistoleiros ao Entardecer". Também marcou a despedida de uma longa e bem sucedida parceria com o diretor Budd Boetticher. O velho cineasta havia encontrado um porto seguro com Scott. Ele produzia e o contratava para dirigir seus filmes de western. O resultado dessa dupla de talentos daria origem a alguns dos melhores filmes de faroeste dos anos 1950. Dando total liberdade ao diretor, mesmo sendo o produtor executivo das fitas, Randolph Scott acertava em cheio pois os filmes se diferenciavam principalmente pelo realismo, alto que não era tão presente em filmes da época.

Cavalgada Trágica (1960)
Comanche Station
Direção: Budd Boetticher
Roteiro: Burt Kennedy
Elenco: Randolph Scott, Nancy Gates, Claude Akins, Skip Homeier, Richard Rust

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário