quarta-feira, 8 de novembro de 2006

El Dorado - Curiosidades

1. Robert Mitchum começou a atuar no filme dando ao seu personagem um aspecto frágil e muito debilitado por causa da bebida. Isso porém não agradou ao diretor Howard Hawks que decidiu mudar um pouco as coisas. Assim Mitchum acabou dando mais força de vontade ao seu personagem bêbado. 

2. O papel de John Wayne exigiu no roteiro que ele surgisse de cabelos grisalhos, mas o ator recusou o uso de uma peruca cinza. Após alguns testes de figurino e câmera ele achou aquilo muito ruim e jogou fora a tal peruca. Acabou fazendo seu personagem com seus cabelos normais. 

3. John Wayne usa um rifle Winchester no filme que lhe pertencia na vida real. Ele criou uma maneira de usar o rifle com apenas uma mão, o girando pela alavanca. O rifle usado tinha uma alavanca de "D-loop" ampliada para facilitar o truque. John Wayne usou este tipo de Winchester modificada em vários outros filmes, se tornando uma de suas marcas registradas. A primeira vez que ele trouxe esse rifle para o cinema foi no clássico Stagecoach (1939).

4. John Wayne iria atuar em outro western chamado Nevada Smith, mas depois desistiu, optando por "El Dorado". Sem seu astro principal a Paramount resolveu então escalar Steve McQueen para interpretar o cowboy Nevada Smith. Os dois filmes acabaram sendo lançados no mesmo mês, criando uma concorrência entre eles. Sobre o filme de McQueen, Wayne diria: "É um bom western, muito bom mesmo!"

5. John Wayne e Robert Mitchum tinham trabalhado juntos pela primeira vez dez anos antes. Quando Wayne acertou com a Paramount para atuar ele sugeriu a Howard Hawks que contratasse Mitchum, que vinha enfrentando problemas com a imprensa por causa dos escândalos pessoais envolvendo mulheres, drogas, bebidas e brigas com produtores influentes de Hollywood. Uma semana depois Hawks ligou para Wayne para dizer que concordava com a sugestão, que iria contratar o bad boy Robert Mitchum.

Pablo Aluísio. 

5 comentários:

  1. Cine Western
    El Dorado - Curiosidades do Filme
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pitacos:
    1- Realmente, o Robert Mitchum fragilizado me incomodou no inicio do filme.
    2- O John Wayne depois de certa idade sempre usou peruca.
    4- Trocar o John Wayne por Steve McQueen foi um grande acerto em Nevada Smith, pois esse filme precisava do jeito cool do Steve McQueen e nem o diretor sabia.

    ResponderExcluir
  3. Nevada Smith! Ainda não assisti, acredita? Vou tentar ver nesse fim de semana para escrever sobre o filme aqui no blog...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai gostar. Eu vi a uns 40 anos, então posso estar iludido, mas a lembrança é boa.

      Excluir
  4. Já arranjei inclusive a cópia para asssitir. Vamos ver se o filme é bom mesmo...

    ResponderExcluir