terça-feira, 7 de novembro de 2006

Jeff Chandler - Pillars Of The Sky

Na época em que esse filme foi lançado (estamos falando de 1956) não se discutia muito sobre a ética envolvida em se evangelizar índios ou não. Tudo era visto de forma natural. Os nativos eram selvagens e precisavam ser evangelizados na cultura judaico-cristã para salvar suas almas. Ponto final. Assim o roteiro desse filme encarava seus personagens sob um viés bem positivo. Hoje em dia, como sabemos, haveria muitos protestos por causa de seu roteiro.

Bom, os dois personagens principais são o sargento da cavalaria Emmett Bell (Jeff Chandler) e Calla Gaxton (Dorothy Malone), a pioneira que tenta ao seu modo cristianizar aqueles povos nativos do velho oeste. Abro um parêntese aqui em relação à atriz Dorothy Malone. Ela foi uma das mais bonitas, elegantes e charmosas atrizes do western americano. Uma beldade realmente. Atuou em diversos clássicos e era sempre requisitada pelos estúdios para atuar em filmes de faroeste. Pena que geralmente suas personagens não eram grande coisa - na maioria das vezes ela fazia a indefesa branca bonita de olhos azuis que precisava ser salva pelo mocinho.

Jeff Chandler, o astro galã de cabelos grisalhos, provavelmente não se tornaria um astro nos dias de hoje. Ele era, digamos, másculo demais para os padrões atuais. Muito bronzeado (penso que tinha sangue indígena), Chandler foi um dos campeões de bilheteria dos anos 50. O curioso é que hoje em dia pouco se ouve falar nele, até mesmo entre os que gostam de filmes clássicos. Para terminar o pedigree do filme "Pilastras do Céu" é sempre bom lembrar que ele foi dirigido por George Marshall. Esse diretor tinha nome de general da União da guerra civil e era realmente um expert em filmes de faroeste. Sua filmografia é impressionante, contando com quase 200 filmes em seis décadas de profissão. Um dos grandes nomes do filão mais americano de todos os gêneros cinematográficos.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Cine Western
    Pilastras do Céu
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Muitos povos foram conquistados, como podemos ver simplesmente estudando as guerras de Alexandre, ou Julio Cesar. O que fizeram com os índios entretanto foi muito mais grave e brutal. A forma que os Índios foram ignorados como povo, como gente, é uma coisa que nunca se viu na história mundial. Um dia a história verá essa invasão das Américas como um fato hediondo que só nos dará vergonha desse passado de ignorância e prepotência.

    ResponderExcluir
  3. Foi um choque de civilizações e também um genocídio vergonhoso na história dos Estados Unidos...

    ResponderExcluir