terça-feira, 14 de novembro de 2006

Kevin Costner - Wyatt Earp

A intenção de Kevin Costner com esse filme foi resgatar de um ponto de vista historicamente correto a trajetória e a vida do lendário xerife Wyatt Earp. Ao longo de décadas ele esteve como personagem de ficção em centenas de filmes, alguns bem fantasiosos, baseados principalmente na literatura de bolso do gênero faroeste que se tornou bem popular no século passado.

Porém quem foi realmente Wyatt Earp? Essa foi uma pergunta de difícil resposta. Não custa lembrar que o próprio xerife contribuiu para a romantização de sua lenda, pois já velhinho foi para Hollywood onde acabou contribuindo (inclusive com mentiras) para os filmes da era do cinema mudo. Assim passar por cima de camadas e mais camadas de pura ficção não foi fácil.

O resultado acabou sendo esse roteiro que sem favor algum é muito bom. Kevin Costner queria controle total do projeto, inclusive palpitando no roteiro e assumindo a direção. O estúdio não aceitou. Assim a direção foi dada para o cineasta Lawrence Kasdan. Sucesso de crítica, mas não completamente bem sucedido em termos de bilheteria, esse western cumpriu o que prometia, trazer o Wyatt Earp da história real, tentando ser mais realista do que todos os outros filmes já feitos sobre ele.

Wyatt Earp (EUA, 1994) Direção: Lawrence Kasdan / Roteiro: Dan Gordon, Lawrence Kasdan / Elenco: Kevin Costner, Dennis Quaid, Gene Hackman / Sinopse: Cinebiografia do famoso xerife e homem da lei Wyatt Earp (Kevin Costner). Ao lado de seus irmãos e do amigo Doc Holliday (Dennis Quaid), Earp se envolveu no famoso duelo do OK Curral, que entrou na história do velho oeste.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário