segunda-feira, 6 de novembro de 2006

Henry Fonda

Henry Fonda
O ator Henry Fonda em dois momentos marcantes de sua carreira. Na primeira foto vemos o ator no clássico western "Paixão dos Fortes" (My Darling Clementine, Estados Unidos, 1948). Dirigido pelo mestre da sétima arte John Ford e co-estrelado por Linda Darnell e Victor Mature, o filme mostrava mais uma versão dos fatos históricos ocorridos no OK Corral. Henry Fonda interpretava o próprio xerife Wyatt Earp e Mature dava vida ao pistoleiro, dentista e jogador de cartas inveterado Doc Holliday. 

Já a carismática atriz Cathy Downs interpretava a bela Clementine Carter do título original. O filme hoje é considerado um dos grandes clássicos da história do oeste americano, devidamente preservado pelo congresso dos Estados Unidos. Já logo abaixo vemos outro momento importante da carreira de Fonda no gênero western. Em "Consciências Mortas" (The Ox-Bow Incident, Estados Unidos, 1943) de William A. Wellman, Fonda interpretava Gil Carter, figura central em um momento conturbado de uma pequena cidadezinha do velho oeste cuja população se dividia entre linchar ou não um homem acusado de um crime. 

Essa produção é considerada hoje um dos faroestes psicológicos mais celebrados de todos os tempos. Ao lado de Henry Fonda contracenaram Dana Andrews e Anthony Quinn. O filme levou uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor filme do ano, mas todos estão de acordo que por sua importância e roteiro inovador essa foi uma obra cinematográfica que certamente foi subestimada em seu lançamento. Hoje em dia, aparando as injustiças, é considerado uma verdadeira obra prima do western american

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Cine Western - Pablo Aluísio
    Galeria de Imagens: Henry Fonda
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir