domingo, 5 de novembro de 2006

Randolph Scott - 6 Classic Westerns

Nos Estados Unidos chegou nas lojas esse DVD bem interessante. Na verdade é praticamente um box, já que são seis filmes estrelados por Randolph Scott. E o melhor de tudo, o preço é bem convidativo, nada fora do normal. Mostra bem como o mercado americano é muito superior ao brasileiro, onde praticamente nada do ator foi lançado nos últimos anos. Pois bem, aqui temos os seguintes filmes de Scott para apreciação de seus fãs: "Obrigado a Matar" (1955), "O Resgate do Bandoleiro" (1957), "Entardecer Sangrento" (1957), "Fibra de Heróis" (1958), "O Homem que Luta Só" (1959) e finalmente "Cavalgada Trágica" (1960).

Não há muito material extra, até porque quando os filmes foram feitos não era costume dos estúdios de Hollywood produzir os chamados "Making Off". O que o fã de western terá de novo é a presença dos trailers originais, além da reprodução dos posters dos filmes que foram fixados nos cinemas quando os filmes chegaram nas telas pela primeira vez. Dando uma olhada na reação e críticas lá nos Estados Unidos pude também perceber que muitos desses jovens jornalistas não conhecem muito a fundo o legado de Randolph Scott. Bom, não deixa de ser um pouco interessante ler a opinião de alguém que está tendo contato com os filmes do ator apenas agora, mais de 60 anos depois da produção original dos filmes.

Numa das resenhas que li um crítico escreveu: "São filmes de curta duração, geralmente de uma hora e trinta minutos ou uma hora e vinte. Os personagens são clichês em sua maioria, mas isso não quer dizer que os filmes não sejam bons. Algumas cenas demoram para acontecer, para ter um desfecho. Porém em cada filme há pelo menos duas boas cenas com tiros e duelos. A edição geralmente chama atenção pois é sempre bem feita. A fotografia também. São filmes de western bem eficientes". Esse tipo de lançamento em DVD é bem importante porque apresenta esses filmes clássicos de western para toda uma nova geração de cinéfilos.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Cine Western
    The Randolph Scott Round-up - 6 Classic Westerns
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Não consigo mais gostar de Western. E acho que é por vários dos motivos que esse crítico cita em seu post. Acho um modelo desgastado, datado e desmistificado pelo que sabemos dos EUA atualmente. Salvo quando podemos ver um John Wayne, um Clint Eastwood, ou, até um Terrence Hill, em que o carisma do protagonista basta, eu não vejo motivo para perdermos tempo com tais produções.

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda gosto bastante dos velhos filmes de faroeste. O tempo deixou essas produções mais charmosas do que eram. O retrato de um mundo que não existe mais.

    ResponderExcluir