sábado, 18 de novembro de 2006

Charles Bronson e o western

Fez muitos filmes de faroeste. No começo, como era de se esperar, se especializou em interpretar índios e nativos selvagens. Também pudera, o ator tinha sangue índio nas veias. Depois de dezenas de filmes como mero figurante ele foi melhorando na escolha dos elencos. Ganhou projeção com personagens de homens duros e de poucas palavras, o que era o ideal para o gênero western. Seu maior sucesso comercial nas telas montando um cavalo e empunhando um rifle fumegante foi com o clássico "Sete Homens e um Destino". Nele ele tinha um papel de importância, ao lado de outros grandes astros de Hollywood.

Depois Bronson faria "Era uma Vez no Oeste" de Sergio Leone. Uma maravilha em forma de cinema. A partir daí já não havia mais dúvidas de que Bronson conseguia atrair público para seus filmes. Curiosamente, a partir dos anos 70, Bronson iria se consagrar como justiceiro urbano na longa série de filmes de ação "Desejo de Matar". Eventualmente ele faria novamente filmes de faroeste, mas conforme os anos foram passando esse tipo de filme foi rareando em sua filmografia. No final da vida virou essencialmente um ator especializado em filmes de pura ação, sempre com um grande revólver nas mãos, pronto para fazer justiça por seus próprios meios.Quando o sistema falhava, Bronson surgia com sua arma para mandar todos aqueles bandidos para covas rasas.

Em uma de suas últimas entrevistas (ele morreu em 2003) o ator parecia ter um sentimento de amor e ódio em relação aos filmes de faroeste que fez. Sobre isso ele disse: "Eu fiz bons filmes de western, mas também fiz muita porcaria. No começo da minha carreira o importante era ter trabalho e ganhar algum salário, por isso eu aceitei todo tipo de papel, de figurante, de índio que só entrava na cena para levar um tiro e sumir e por aí vai. Tive sorte também de estar em filmes maravilhosos, com diretores de primeira linha. É a vida, um dia se ganha, no outro se perde".

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário