domingo, 21 de abril de 2019

As Cartas de Grace Kelly - Parte 1

Após deixar Hollywood para se casar e ser literalmente uma princesa na Europa, Grace Kelly resolveu manter uma boa postura sobre sua despedida do cinema. Ele raramente deu entrevistas ou disse o que achava da capital do cinema mundial. Discreta, procurou evitar polêmicas desnecessárias, afinal de contas uma nobre de sangue azul não poderia se envolver em fofocas e coisas do tipo. Isso ficou guardado a sete chaves até que recentemente várias cartas de Grace Kelly foram divulgadas, trazendo algumas opiniões da atriz sobre os anos em que passou trabalhando para os grandes estúdios americanos.

Esses escritos revelam de certa forma uma dubiedade na opinião dela sobre tudo o que vivenciou em seus anos como atriz famosa e estrela de Hollywood. Ora Grace parece ter uma visão muito ruim e pessimista sobre a indústria, ora parece saudosista e com muitas saudades daqueles anos. Sobre as relações sociais em Hollywood Grace resumiu tudo em uma frase bem mordaz dizendo: "Tenho muitos conhecidos por lá, mas nenhum amigo!". Depois confessou que o clima de se trabalhar naqueles grandes estúdios não era tão glamoroso quanto o público pensava naquela época. Sobre isso ela escreveu a uma amiga confessando: "Hollywood é um lugar sem piedade. Não conheci nenhum outro lugar no mundo com tantas pessoas sofrendo de crises nervosas, com tantos alcoólatras, neuróticos e tanta gente infeliz. Parece sagrada para o público, mas na verdade é mais profana do que o demônio.”

Um aspecto que chamou bastante a atenção de Grace Kelly quando trabalhava em Hollywood e que talvez tenha sido crucial para que ela largasse a vida de estrela veio da observação que teve sobre a realidade das atrizes mais velhas do que ela. Elas tinham sido estrelas do passado, mas agora não tinham mais importância para os produtores. Grace chegou na conclusão de que quanto mais velha se ficava em Hollywood, menos se conseguia bons papéis e bons salários nos filmes em que atuavam. Isso, claro, quando se conseguia trabalho, pois Grace ficava entristecida como certas estrelas do passado eram mal tratadas pelos produtores após a idade chegar para elas. Ele resumiu suas conclusões em uma carta escrita a um amigo jornalista de Nova Iorque que perguntava se um dia ela retornaria para trabalhar em algum filme. Respondendo a ele, Grace escreveu: "Não vou voltar! Conheci grandes estrelas do passado que praticamente imploravam por um papel quando perdiam a beleza e a juventude! Era muito triste! Elas tinham sido grandes estrelas, fizeram com que os estúdios ganhassem milhões com seus filmes, mas depois de muitos anos ninguém mais se importava com elas ou as respeitavam! Eu quero outro futuro para a minha vida!"

A carga de trabalho também não era nenhum passeio como ela bem explicou: "Há alguns anos, quando cheguei a Hollywood, eu começava a fazer a maquiagem às oito horas da manhã. Depois de uma semana o horário foi adiantado para às 7h30. Todos os dias via Joan Crawford, que começava a ser preparada às cinco, e Loretta Young, que já estava lá desde as quatro da manhã! Deus me livre de viver em uma atividade em que tenho de me levantar cada vez mais cedo e levar cada vez mais tempo para poder encarar as câmeras”. De qualquer maneira Grace Kelly nunca chegou a fechar definitivamente as portas para quem sabe um dia voltar para o cinema! Quando Alfred Hitchcock a convidou para voltar para apenas mais um último filme ela lhe respondeu de volta agradecendo, mas explicando que não voltaria tão cedo. Para o mestre do suspense Grace escreveu: “Obrigada, meu querido Hitch, por ser tão compreensivo e atencioso. Odeio decepcionar você! Também odeio o fato de que provavelmente existam muitas outras ‘cabeças’ capazes de fazer esse papel tão bem como eu – Apesar disso, espero continuar a ser uma de suas ‘vacas sagradas”. Nesse trecho Grace fez um trocadilho com uma declaração que Hitchcock havia feito sobre os atores e atrizes com quem havia trabalhado, os comparando com gado! Depois de forma muito terna ela se despediu dizendo: "Com um imenso carinho me despeço querido amigo" (onde acabou destacando bem a palavra “imenso”). Assinado “Grace”.

Pablo Aluísio.

12 comentários:

  1. Cinema Clássico
    As Cartas de Grace Kelly
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:

    Você sabe que eu acho a Grace Kelly a mulher mais bonita do cinema de todos os tempos, de ontem, de hoje e quiçá...

    Porém quando ela morreu naquele estranho acidente muito da sua beleza já havia se ido e ela só tinha 53 anos. Eu acho que a sua profecia de ser rejeitada, ou esquecida, por Hollywood quando envelhecesse iria se cumprir em breve; sorte que ela era uma princesa e morreu cedo, antes da decadência total.

    ResponderExcluir
  3. É o ciclo da vida... Infelizmente é isso, nascemos, vem a juventude e depois a velhice (para alguns de forma prematura). O curioso é que Alfred Hitchcock tinha o sonho de trazer ela de volta algum dia para Hollywood... mas isso, como sabemos, nunca se concretizou.

    ResponderExcluir
  4. Quando a Rita Hayworth encontrou a Claudia Cardinalle em um filme que faziam juntas, a Rita, apesar de ainda em forma e vistosa, já tinha passado de juventude, então ela olhou para a Claudia, no auge da juventude e beleza, e disse "eu era bonita como você". Triste, não?
    Hoje a Claudia Cardinalle também já perdeu toda e beleza.

    ResponderExcluir
  5. Isso tudo me lembra os versos de um poeta...

    Goza, goza da flor da mocidade,
    Que o tempo trota a toda ligeireza,
    E imprime em toda a flor sua pisada.

    Oh, não aguardes, que a madura idade
    Te converta em flor, essa beleza
    Em terra, em cinza, em pó, em sobra, em nada.

    (Gregório de Matos)

    ResponderExcluir
  6. Esse poema foi escrito há 3 séculos...
    E se mantém atual...

    ResponderExcluir
  7. Pablo,se você ainda não assistiu, te indico na Netflix, (não é produção original, fica tranquilo) o filme O Mafioso.
    Baseado em fatos reais, filme sem perfumaria, seco, cinema de macho, e com algumas estrelas dando tudo. Vale a pena. A Netflix deveria assisti-lo para aprender como se faz um filme com astros.

    ResponderExcluir
  8. Primeira vez que ouço falar desse filme!
    Obrigado por mais essa dica Serge.

    ResponderExcluir
  9. Erick! quem é vivo sempre aparece! rsrs

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Sempre que me sobra um tempo venho aqui ler os novos textos.
    Esse da Grace Kelly não tinha lido

    ResponderExcluir