A ideia do roteiro é bem simples. Um trio de aposentados (interpretados por Michael Caine, Morgan Freeman e Alan Arkin) decide fazer um assalto a banco. A vida deles está piorando a cada dia. A casa está sendo levada pelo banco por falta de pagamento, a aposentadoria por 30 anos de trabalho está virando pó porque a empresa que os paga está indo embora para outro país e não há perspectiva, na idade deles, de arranjar um novo emprego. Assim sem dinheiro e sem futuro eles decidem roubar o mesmo banco que está executando suas dívidas. É a velha situação explicada por um dos velhinhos: "como não temos nada a perder vamos fazer o assalto!"
O filme é um remake do final dos anos 70. Embora seja um filme de assalto a bancos não espere por nada muito sério ou tenso! (como, por exemplo, "Um Dia de Cão" que é citado no filme, com trechos sendo exibidos na TV). Esse filme na verdade é bem no estilo "family friendly", ou seja, uma produção feita para toda a família, sem violência, sem nada que vá chocar a família tradicional. Em certo sentido é uma comédia leve, que brinca com a idade dos personagens principais e sua estranha decisão de cometer um crime que exigiria muito deles. Algo nada adequado para pessoas de sua idade. O elenco, como se pode perceber, é todo de veteranos. O trio está muito bem, mas há ainda outros destaques. Christopher Lloyd aparece pouco, tem cenas esparsas, mas acaba roubando o show quando surge na tela. Ele está muito engraçado como um velho decrépito. O humor sempre foi mesmo seu forte. Outra surpresa entre os coadjuvantes vem da presença de Ann-Margret, interpretando uma velhinha bem fogosa. Então é isso, um filme para toda a família, sem nenhum tipo de stress. Não é aquele tipo de comédia que fará você vai rolar de rir, mas no final diverte. É um passatempo agradável, em suma.
Despedida em Grande Estilo (Going in Style, Estados Unidos, 2017) Direção: Zach Braff / Roteiro: Theodore Melfi, Edward Cannon/ Elenco: Michael Caine, Morgan Freeman, Alan Arkin, Christopher Lloyd, Matt Dillon, Ann-Margret / Sinopse: Três aposentados, sem dinheiro e sem pensão, decidem assaltar um banco, o mesmo que está executando suas casas na justiça. Eles acreditam que não têm mais nada a perder e que na pior das hipóteses teriam uma cama, um plano de saúde e um teto... na prisão! Afinal a vida não está fácil para ninguém...
Pablo Aluísio.
Avaliação:
ResponderExcluirDireção: ★★★
Elenco: ★★★
Produção: ★★★
Roteiro: ★★★
Cotação Geral: ★★★
Nota Geral: 7.2
Cotações:
★★★★★ Excelente
★★★★ Muito Bom
★★★ Bom
★★ Regular
★ Ruim
Quando comecei ler imediatamente me lembrei de um filme igual que eu havia assistido na década de "70 e aí um pouco depois você fala que é um remake deste filme. Legal.
ResponderExcluirO porem é que me lembro que no filme do década de "70 os velhos eram fraquinhos fisicamente (saca só: George Burns, Art Carney, Lee Strasberg) o que tornava a história absurda, agora, Michael Caine, Morgan Freeman, Alan Arkin, são, apesar de idosos, brutamontes de diversos filmes de ação o que tornaria o tal assalto mais plausível tirando um pouco do nonsense da estória. Vou assistir, principalmente, por causa da velha Ann Margret.
Isso mesmo Serge. Esse filme de 1979 também recebeu o mesmo título aqui no Brasil, "Despedida em grande estilo". Não me lembro de ter assistido algum dia.
ResponderExcluirSobre o Christopher Lloyd decrépito, este sempre o foi o maior dos seus talentos. rsrsrs.
ResponderExcluirEm tempo para fazer justiça: a interpretação de um velhinho do Michael Caine é extraordinária!
ResponderExcluirChristopher Lloyd com seus olhos esbugalhados e cara de doido... sempre impecável... E a Ann-Margret, olha, mesmo após tantos anos ainda continua muito interessante...
ResponderExcluirO cabelo da Ann está com uma cor e um formato bonito, mas ela continuar tentando dar uma de irresistível, aos moldes da Rusty Martin de Viva Las Vegas, em cima de um indiferente Alan Arkin ficou meio patético. O tempo é muito cruel com as mulheres bonitas.
ResponderExcluirSer como a Rusty Martin, realmente não dá, são muitos verões de diferença...
ResponderExcluirNão fazia ideia de que o filme fosse um remake. Gostaria de ver o original, mas vale a pena aproveitar. Seguramente o êxito de Despedida em Grande Estilo deve-se a porque é um filmes com morgan freeman . Sua participação no filme, porque tem muitos fãs que como eu se sentem atraídos por cada estréia cinematográfica que tem o seu nome exibição. Adoro porque sua atuação não é forçada em absoluto. Suas expressões faciais, movimentos, a maneira como chora, ri, ama, tudo parece puramente genuíno.
ResponderExcluir