quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Rainha do Deserto

Título no Brasil: Rainha do Deserto
Título Original: Queen of the Desert
Ano de Produção: 2015
País: Estados Unidos, Marrocos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Werner Herzog
Roteiro: Werner Herzog
Elenco: Nicole Kidman, James Franco, Robert Pattinson, Damian Lewis, Mark Lewis Jones, Jenny Agutter
  
Sinopse:
Inglaterra, 1906. A britânica Gertrude Bell (Kidman) decide ir embora para o Oriente Médio para trabalhar na embaixada de seu país naquela região desértica. O Império Otomano que dominou a política por anos está desmoronando. Em seu lugar começam a surgir colônias das principais potências européias da época. Para Gertrude porém o mais importante é ter encontrado o homem de sua vida, o secretário diplomático Henry Cadogan (James Franco). Seus planos de felicidade porém são interrompidos por um trágico acontecimento.

Comentários:
Teria o veterano Werner Herzog tentado recriar o clima dos antigos épicos no deserto como, por exemplo, "Lawrence da Arábia"? Bom, saber suas reais intenções é bem complicado, porém foi justamente essa a impressão que tive assistindo a esse seu novo filme. Tudo faz lembrar o clássico de David Lean, inclusive a presença do próprio T.E. Lawrence no filme (em fraca atuação do ator Robert Pattinson). Ele é apenas mais um estrangeiro tentando entender a política existente entre todas aquelas tribos de beduínos do deserto. A personagem de Nicole Kidman também, só que ela tem outros objetivos em vista. Amargurada pela morte de um grande amor ela parte para as areias sem fim do Oriente Médio numa espécie de busca por si mesma. Uma viagem existencial, acima de tudo. Claro que no meio da jornada ela acaba encontrando todos os tipos que vivem naquelas terras perdidas no tempo. As relações tribais seguem sendo as mesmas de tempos imemoriais, assim como as guerras, conflitos e violência que sempre caracterizaram aqueles povos árabes. O curioso, do ponto de vista histórico, é que essa inglesa interpretada por Kidman, Gertrude Bell, acabou sendo peça central na demarcação das fronteiras dos países que surgiram no meio das ruínas do antigo império Otomano. Foi dela as linhas traçadas separando as novas colônias inglesas do Iraque, Síria e Jordânia. 

Conforme o futuro provou não foi uma boa ideia. Muitas dessas nações não demoraram a entrar em guerras que duram até os dias de hoje. Politicamente porém é bom salientar que nada de muito profundo você encontrará nesse roteiro. A Gertrude desse filme, ao contrário da mulher real que viveu no começo do século XX, estava mais para uma lady tentando curar as feridas de um coração destroçado. Visualmente o filme é belíssimo, com longas tomadas de Herzog desfrutando a beleza natural das areias do deserto, porém senti realmente falta de uma maior densidade dramática em seu roteiro. Com longa duração o filme poderia explorar mais o cenário geopolítico daquela região, mas perde tempo demais com os relacionamentos amorosos da protagonista. Tragicamente todos eles acabam terminando muito mal. De qualquer forma ainda deixo a indicação dessa produção, não apenas pelas belas imagens (algumas parecendo até mesmo pinturas clássicas) como também pelo fato de que resgata o interesse em torno dessa mulher pioneira que de certa forma acabou sendo esquecida pela história. Por fim, um aspecto curioso: o filme foi todo rodado no Marrocos e não no Oriente Médio. A razão é bem simples de entender pois seria extremamente perigoso levar toda uma equipe de filmagem norte-americana para uma região tão desestabilizada como aquela. Com a Síria e o Iraque em guerra civil isso seria simplesmente impossível. Filme indicado ao Urso de Ouro no Berlin International Film Festival.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★★
    Nota Geral: 8.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Uma pergunta off topic: Pablo, porque você nunca falou sobre esse show, que inclusive esteve no Brasil, do Elvis Experience em que boa parte dos músicos do Elvis tocam e cantam em um show em ele aparece em um telão ainda jovem e os músicos estão velhos no palco. Um amigo, me gravou um DVD deste show e se eu não achei uma coisa fantástica, pelo menos é de se admirar a sincronia da banda com a imagem, principalmente do baterista, uma vez que o coitado não tem partitura como tempo exato, e de alguns novos solos dos músicos. Há vários erros, mas compreensíveis, pois se já erravam com o Elvis barbarizando, mas regendo, imagina agora? O que você achou?

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre me concentrei mais na carreira do Elvis, em seus discos oficiais, sob um ponto de vista histórico. Esses projetos realizados após sua morte, utilizando sua voz, com os membros de sua banda que ainda estão vivos é algo periférico. É curioso, interessante, porém eu sempre me foquei mais no Elvis histórico.

    ResponderExcluir