quarta-feira, 26 de outubro de 2016

O Exorcista - Primeira Temporada

Título no Brasil: O Exorcista
Título Original: The Exorcist
Ano de Produção: 2016
País: Estados Unidos
Estúdio: 20th Century Fox Television
Direção: Michael Nankin, Jason Ensler, Jennifer Phang
Roteiro: Jeremy Slater, Heather Bellson
Elenco: Alfonso Herrera, Ben Daniels, Hannah Kasulka, Brianne Howey, Geena Davis, Alan Ruck
  
Sinopse:
Série baseada no famoso livro "O Exorcista" escrito por William Peter Blatty. No enredo um jovem padre chamado Tomas Ortega (Alfonso Herrera) acaba se deparando com uma possessão demoníaca envolvendo uma jovem de sua paróquia. Por não ser um exorcista de formação ele resolve procurar pela ajuda de um padre exorcista veterano, Marcus Keane (Ben Daniels), que acabou de chegar do México onde se envolveu em um exorcismo de um garoto que não terminou bem. História baseada em fatos reais.

Episódios Comentados:

The Exorcist 1.01 - Chapter One: And Let My Cry Come Unto Thee 
Primeiro episódio da série. Como se trata de um remake de um dos maiores clássicos do cinema, sempre se fica com receios de que tudo se torne bem decepcionante, afinal de contas remakes em geral costumam ser bem ruins. Felizmente não é o caso dessa nova série. Por esse primeiro episódio já podemos perceber que teremos um bom programa pela frente. No começo somos apresentados a esse jovem padre Tomas, ainda pouco experiente, tentando dar o melhor de si em sua paróquia. Ele se enrola um pouco no sermão dominical, procura pelas palavras certas e tenta manter a atenção de seu rebanho, corrigindo suas falhas. Além da falta de experiência outra coisa começa a perturbar sua vida. Ele tem visões estranhas, envolvendo um outro sacerdote, em pleno ritual de exorcismo. Com o tempo ele descobrirá que o padre de suas alucinações realmente existe e é um exorcista veterano chamado Marcus Keane. Ambos terão os destinos traçados por algo que acontece com uma jovem da paróquia. Filha de Angela Rance (Davis), a adolescente Casey (Hannah Kasulka) começa a apresentar um comportamento estranho, atingindo todos os membros de sua família. É interessante porque de início sua irmã Kat (Brianne Howey) aparenta ter problemas, porém quando o padre vai visitar a família logo descobre que Casey é realmente a jovem atingida pelas forças do mal. Esse primeiro episódio joga bastante com o suspense e a tensão. Nada é muito explicitamente explorado, a não ser no encontro do padre com Casey no sotão, onde tudo se torna bem claro. O uso excessivo de efeitos digitais pode vir a se tornar um problema nos episódios seguintes, mas pelo menos nesse primeiro aqui tudo soa bem interessante, nada exagerado, como tem que ser. O roteiro me pareceu bem acima da média, procurando seguir os passos do livro original. É uma série que realmente promete e que vale muito a pena acompanhar. Em breve publicaremos aqui nessa mesma postagem comentários sobre todos os demais episódios. Aguardem. /  The Exorcist 1.01 - Chapter One: And Let My Cry Come Unto Thee (EUA, 2016) Direção: Rupert Wyatt / Roteiro: Jeremy Slater / Elenco:  Alfonso Herrera, Ben Daniels, Hannah Kasulka, Brianne Howey, Geena Davis, Alan Ruck.

The Exorcist 1.02 - Chapter Two: Lupus in Fabula  
O título desse episódio provém de um antigo brocardo em latim que significa "Chame o demônio que ele virá!". Nada mais providencial. Diante dos ataques estranhos que sua filha Casey vai sofrendo sua mãe volta a procurar o padre Tomas em busca de ajuda. Ele vai até o bispo e esse lhe diz que rituais de exorcismos não são facilmente aprovados pela Igreja. Ainda mais agora que todos estão esperando pela chegada do Papa a Nova Iorque (uma clara referência à visita do Papa Francisco aos Estados Unidos). Assim Tomas diz para a mãe de Casey que a garota precisará passar antes por uma avaliação psicológica, para só depois se pensar em rituais de exorcismo. Para o Padre Marcus porém tudo isso é uma burocracia que deve ser deixada de lado. Ele dá discretamente para a mãe de Casey um pouco de água benta e diz para ela dar para a filha beber durante o jantar. O resultado é devastador, a garota passa mal e coloca para fora uma lacraia venenosa enorme! Insetos peçonhentos são sinais da presença de Satã e seus vassalos. Para o Padre Marcus não restam mais dúvidas, ainda mais quando ele encontra uma sem teto possuída que o enfrenta, debochando do esvaziamento de sua fé. Somos mesmo tentados todos os dias! Gostei desse episódio. A série caminha cada vez mais para o sucesso, tanto do ponto de vista de audiência como de qualidade. O confronto entre o bem e o mal vai assim se formando no horizonte! / The Exorcist 1.02 - Chapter Two: Lupus in Fabula (Estados Unidos, 2016) Direção: Michael Nankin / Roteiro: Jeremy Slater / Elenco: Alfonso Herrera, Ben Daniels, Hannah Kasulka, Geena Davis, Alan Ruck.

The Exorcist 1.03 - Chapter Three: Let 'Em In
Nesse episódio o Padre Marcus resolve entrar de vez no caso da garota Casey, mas para surpresa descobre que foi excomungado por Roma. Entre as acusações estão o exorcismo onde o menino Gabriel morreu e o colapso emocional que ele teve, culminando no absurdo de apontar uma arma para outro padre da igreja. Enquanto Marcus se defende dentro da Igreja a jovem Casey vai piorando. Nesse episódio ela é possuída dentro do vagão do metrô. Um carinha, daqueles bem idiotas, começa a assediar ela, enquanto seu pai passa mal. O sujeitinho quase a estupra na frente de todos. Com o diabo no corpo literalmente ela parte para a briga - e vira uma entidade do mal, com a força de jogar as pessoas ao redor apenas com seu olhar, terminando tudo em clima de insanidade completa, urinando na frente de todos. Achei essa sequência um tanto absurda e gratuita também. Pelo visto a Fox parece estar disposta a abraçar o sensacionalismo barato ao invés de investir no suspense, no clima adequado. Será que isso será um padrão ruim daqui para frente? Só nos resta aguardar, esperando pelos novos episódios. / The Exorcist 1.03 - Chapter Three: Let 'Em In (Estados Unidos, 2016) Direção: Michael Nankin / Roteiro: Jeremy Slater / Elenco: Alfonso Herrera, Ben Daniels, Hannah Kasulka.

The Exorcist 1.04 - Chapter Four: The Moveable Feast
Estou assistindo a essa nova série The Exorcist, mas sinceramente falando o programa ainda não me convenceu completamente. O fato é que levar esse nome, de um dos maiores clássicos de terror da história do cinema, pode ser um peso e tanto. De qualquer maneira nesse quarto episódio chamado "Chapter Four: The Moveable Feast" as coisas vão se encaixando melhor. Aqui o Padre Marcus Keane (Ben Daniels) vai até um convento e descobre que lá também são realizados exorcismos, só que ao contrário do ritual tradicional aqui as religiosas usam de um método diferente, baseado na misericórdia de Deus. Achei extremamente intrigante o ritual. Enquanto isso, na outra linha narrativa, a garota protagonista da série vai para o hospital, só que os médicos não conseguem achar uma cura. A mãe dela (interpretada pela atriz Geena Davis) quer que um exorcismo seja feito, mas sem autorização do Vaticano as coisas não vão para frente. Na última cena o Padre Marcus e o Padre Tomas Ortega (Alfonso Herrera) decidem unir forças para expulsar o demônio. Eles arrumam um lugar no sótão para começar os rituais... / The Exorcist 1.04 - Chapter Four: The Moveable Feast (Estados Unidos, 2016) Direção: Craig Zisk / Roteiro: Jeremy Slater / Elenco: Alfonso Herrera, Ben Daniels, Hannah Kasulka.

The Exorcist 1.05 - Chapter Five: Through My Most Grievous Fault
Finalmente começa o exorcismo de Casey. O demônio que toma seu corpo começa a enganar a todos, inclusive os próprios padres, trazendo lembranças, sonhos e visões de pessoas mortas de seu passado. Além de usar a tentação para destrui-los espiritualmente. O primeiro a cair é o Padre Tomas Ortega. Ele tem uma paixão secreta por uma jovem mulher, uma latina muito sensual. Ela é casada, mas o padre acaba caindo mesmo em tentação. A aproximação com o diabo despertou a luxúria em seu corpo. Já o Padre  Marcus Keane é bem mais experiente. Exorcista há anos ele conhece as artimanhas de Lúcifer. Na sua alucinação ele vê sua mãe falecida, uma pessoa muito querida de seu passado. A batalha assim se torna muito mais penosa de resistir. A situação aos poucos vai fugindo ao controle e a polícia chega no local. A irmã de Casey não aguenta a pressão psicológica de ver o sofrimento de sua irmã e chama os policiais. Casey é então levada, em uma ambulância para o hospital, mas antes de chegar lá resolve destruir tudo, matando os paramédicos. A coisa mais interessante desse episódio vem da revelação de que a personagem de Geena Davis (a mãe de Casey) é na verdade Regan MacNeil, a menina possuída do filme "O Exorcista", fazendo assim a ligação da série com o clássico filme de terror. Oportunismo barato do roteiro? Pode ser. Foi a forma encontrada pelos roteiristas de ligar as duas estórias diretamente. De maneira em geral essa série ainda não convenceu completamente e nem pode sequer ser comparada ao filme clássico que lhe deu origem. Porém desperta curiosidade e mantém o interesse. Por isso é interessante terminar de assistir ao menos essa primeira temporada. / The Exorcist - Chapter Five: Through My Most Grievous Fault (Estados Unidos, 2016) Estúdio: Morgan Creek Productions / Direção: Jason Ensler / Roteiro: Jeremy Slater / Elenco: Alfonso Herrera, Ben Daniels, Hannah Kasulka, Kurt Egyiawan, Geena Davis, Alan Ruck.

The Exorcist 1.06 - Chapter Six: Star of the Morning
O nome desse episódio, "A estrela do amanhã" é um dos nomes atribuídos ao anjo caído Satã. Pois é justamente ele, o diabo, que toma conta do corpo da garota Casey Rance (Hannah Kasulka). Completamente possuída pelas forças do mal ela foge e ganha as ruas. O padre Marcus Keane (Ben Daniels) vai atrás e encontra pistas de seu paradeiro no meio do lixo dos mendingos, dos sem-teto e dos miseráveis que vivem escondidos em lugares úmidos e imundos! Esse episódio tem uma cena muito boa, bem forte, quando o padre leva a garota até o mar e transforma toda a água ao redor em água benta! Uma explosão de naturezas divinas e satânicas entrando em confronto mata até mesmo os peixes do oceano! Por fim temos uma reunião de ricos e poderosos evocando o próprio demônio. Entre eles se encontra até mesmo uma autoridade da igreja! É mesmo o fim do mundo anunciado! Saldo final: temos mais um bom episódio da série aqui! Aprovado! / The Exorcist 1.06 - Chapter Six: Star of the Morning (Estados Unidos, 2016) Direção: Jennifer Phang / Roteiro: Jeremy Slater / Elenco: Alfonso Herrera, Ben Daniels, Hannah Kasulka.

The Exorcist 1.07 - Chapter Seven: Father of Lies  
A jovem possuída pelo diabo, Casey Rance (Hannah Kasulka), é capturada e levada para um convento de freiras. Essas religiosas já tinham aparecido em um episódio anterior, quando elas ensinaram ao padre Marcus um novo meio de exorcizar pessoas, usando para isso a misericórdia de Deus. Pois bem, as freiras tentam recuperar a jovem, a colocando confortável, dando um banho nele, servindo algumas taças de chá. Marcus porém não está certo se isso é uma boa estratégia. Ele quer algo mais incisivo. Enquanto isso o Padre Tomas Ortega (Alfonso Herrera) entra em contato com a mãe de Casey, Angela Rance (Geena Davis), e lhe diz onde ela se encontra! A cena final mostra a satisfação do demônio em saber que Angela está por perto (ela é na realidade a garotinha que foi possuída no filme original, "O Exorcista", por isso não vá se perder no meio do enredo). Será que o autor  William Peter Blatty iria gostar desse tipo de roteiro? Há dúvidas sobre isso... / The Exorcist 1.07 - Chapter Seven: Father of Lies (Estados Unidos, 2016) Direção: Tinge Krishnan / Roteiro:Jeremy Slater / Elenco: Alfonso Herrera, Ben Daniels, Hannah Kasulka.

The Exorcist 1.08 - Chapter Eight: The Griefbearers  
Depois de um longo exorcismo, finalmente a garota Casey Rance (Hannah Kasulka) é exorcizada. Ela está um trapo, toda suja, arranhada, com péssima aparência, porém o diabo parece mesmo ter ido embora. Enquanto Casey respira aliviada, sua mãe Angela Rance (Geena Davis) parece estar entrando no inferno novamente. Ela tem um flash de suas lembranças, que a levam ao passado, quando ela usou pela primeira vez o tabuleiro Ouija, o instrumento que o diabo usou até chegar a ela! É uma lembrança que ela queria apagar de sua mente. Infelizmente as notícias não são boas, pois tudo o que ela sente e vê é apenas o começo de sua própria possessão. Pois é, o diabo não ficou satisfeito de ter sido exorcizado de seu corpo, por isso fez de tudo para voltar. Com o demônio controlando sua mente e sua alma, Angela acaba cometendo um crime, matando sua própria mãe, que após ter seu pescoço quebrado, desce escada abaixo, em direção aos braços da morte! / The Exorcist 1.08 - Chapter Eight: The Griefbearers / (Estados Unidos, 2016) Direção: Louis Shaw Milito / Roteiro: Jeremy Slater / Elenco: Alfonso Herrera, Ben Daniels, Hannah Kasulka.

Pablo Aluísio.

8 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★★
    Roteiro: ★★★★
    Cotação Geral: ★★★★
    Nota Geral: 8.6

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Avaliação:
    Direção: ★★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★★
    Roteiro: ★★★★
    Cotação Geral: ★★★★
    Nota Geral: 8.6

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  3. Review Adicionado:
    The Exorcist 1.02 - Chapter Two: Lupus in Fabula

    ResponderExcluir
  4. Review Adicionado:
    The Exorcist 1.02 - Chapter Two: Lupus in Fabula

    ResponderExcluir
  5. Review Adicionado:
    The Exorcist 1.03 - Chapter Three: Let 'Em In

    ResponderExcluir
  6. Review Adicionado:
    The Exorcist 1.03 - Chapter Three: Let 'Em In

    ResponderExcluir
  7. Reviews adicionados:
    The Exorcist 1.06 - Chapter Six: Star of the Morning
    The Exorcist 1.07 - Chapter Seven: Father of Lies
    The Exorcist 1.08 - Chapter Eight: The Griefbearers

    ResponderExcluir
  8. The Exorcist - Principais Personagens
    Padre Tomas Ortega (Alfonso Herrera)
    Padre Marcus Keane (Ben Daniels)
    Casey Rance (Hannah Kasulka)
    Angela Rance (Geena Davis)

    ResponderExcluir