sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Demônio de Neon

A adolescente Jesse (Elle Fanning) sonha se tornar modelo de sucesso no mundo da moda. Para isso ela se muda para Los Angeles. Na nova cidade as coisas começam a dar certo. Ela é linda e bem jovem (embora diga que tem 19 anos, na verdade tem 16) e rapidamente arranja ótimos contratos. O frescor da juventude obviamente lhe abre muitas portas, mas também desperta a inveja e o rancor das outras modelos que começam a perder ensaios fotográficos e sessões de estúdio para ela. Ao se aproximar mais ainda de três modelos mais velhas, Jesse mal consegue entender o perigo em que está se metendo, pois elas definitivamente querem tirar a nova concorrente do mercado, seja da forma que for...

Esse novo filme é bem interessante. O enredo pode até ser banal, sem grandes novidades, mas o diretor Nicolas Winding Refn resolveu criar um visual único para o filme. É aquele tipo de thriller em que a forma como a estória está sendo contada é mais importante do que o próprio enredo. Cheio de climas, iluminações diferenciadas e muita música tecnopop, o filme se destaca mesmo por seu estilo, bem diferente. No meio da típica estória da garota bonita que deseja se tornar modelo entram coisas bizarras, como necrofilia (uma das conhecidas dela trabalha como maquiadora de cadáveres), assassinato e até canibalismo!!!

Claro que o filme poderia ser mais enxuto, pois as quase duas horas de duração soam completamente descabidas e excessivas. Conforme o filme vai caminhando para o seu final os diálogos vão desaparecendo, se tornando uma experiência cinematográfica puramente sensorial. Em termos de elenco temos dois destaques. O primeiro, como não poderia deixar de ser, é a beleza da atriz Elle Fanning. Loira de olhos azuis, muito bonita (com rostinho de boneca de porcelana) ela consegue transmitir a sensação de ser uma adolescente com muita força de vontade de vencer, mas pouca experiência de vida (o que em seu caso vai se revelar fatal). O outro destaque é a participação do ator  Keanu Reeves como o gerente do motel barato onde Elle vai morar. Sujeito intragável e insuportável, é capaz das piores canalhices para ganhar mais alguns trocados. Então é isso, deixo a dica desse filme que certamente vai se destacar por causa de seu visual Neon saturado. Não é definitivamente algo corriqueiro de se ver por aí em filmes desse estilo.

Demônio de Neon (The Neon Demon, Estados Unidos, 2016) Direção: Nicolas Winding Refn / Roteiro: Nicolas Winding Refn / Elenco: Elle Fanning, Christina Hendricks, Keanu Reeves / Sinopse: Jovem adolescente se muda para Los Angeles para vencer como modelo fotográfica do mundo da moda. Na nova cidade começa a se dar bem, porém desperta a inveja de pessoas perigosas, que estão dispostas a tudo para lhe tirar do mercado.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Publicado originalmente no blog Terror e Ficção
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir