domingo, 21 de agosto de 2016

Rookie Blue

Rookie Blue 4.04 - The Kids Are Not Alright
Eu até hoje fico surpreso ao perceber como "Rookie Blue" chegou tão longe! Essa série que explora a história de um grupo de novatos recém saídos da Academia de Polícia de Seattle tinha tudo para ficar por ali na primeira ou segunda temporada, no máximo. A questão porém foi que acabou caindo no gosto do público e agora caminha para sua quinta temporada. Eu atribuo esse sucesso ao elenco, pois são atores carismáticos, jovens e talentosos, que mesmo não contando com grandes roteiros, conseguem se sobressair no concorrido mundo televisivo dos Estados Unidos. Nesse episódio temos um enredo interessante. Um adolescente é encontrado em um porta malas de um carro durante uma blitz realizada pela polícia. Depois de tentar entender o que aconteceu os policiais finalmente descobrem que "ele" na verdade é "ela", uma jovem adolescente lésbica que estava sofrendo um crime de ódio por causa de sua opção sexual. E o autor do crime era o irmão mais velho de sua namorada! Na outra linha narrativa a morte de um jovem de apenas 16 anos abre uma investigação sobre a  luta interna que se trava numa das maiores gangues da cidade. Seu primo, um rapaz que decidiu abandonar as ruas para trilhar um novo caminho na vida, acaba descobrindo que o crime teve nuances ainda mais sórdidas do que ele pensava. Por fim fechando tudo temos, como não poderia ser diferente, um triângulo amoroso se formando entre os jovens tiras. / Rookie Blue 4.04 - The Kids Are Not Alright (EUA, 2014) Direção: Peter Wellington / Roteiro: Tassie Cameron, Morwyn Brebner / Elenco: Missy Peregrym, Gregory Smith, Enuka Okuma.

Rookie Blue 4.05 - Poison Pill
Pior do que os efeitos danosos da heroína seria termos heroína misturada com Antraz! É justamente isso que acontece nesse episódio. Os tiras novatos do departamento de polícia de Seattle precisam lidar com essa mistura mortal após uma jovem ser internada em estado grave. Ela supostamente teria consumido heroína que estava também contaminada com Antraz. Esposa de um veterinário ela teria tido contato com a droga através de seu amante, um rapaz dono de uma galeria de arte. Aos poucos os policiais começam a investigar, tentando chegar na fonte do fornecimento do carregamento de droga contaminado com a perigosa substância. Ela tem a marca "Midnight" em suas embalagens e isso pode ser uma pista valiosa a seguir. Pior para Andy McNally (Missy Peregrym) que acaba sendo contaminada pelo produto durante uma batida policial. Curiosamente descobrem que nem tudo é o que aparentava ser. Na outra linha narrativa Dov Epstein (Gregory Smith) e Chloe Price (Priscilla Faia) se vêem numa situação de puro constrangimento. Apesar de estarem quase namorando a descoberta de uma pílula usada no tratamento de bipolaridade pode colocar tudo a perder já que Dov pensa que a droga é de Chloe, e ela por ter um comportamento fora dos padrões seria bipolar, embora obviamente escondesse a verdade da polícia com receios de perder seu emprego! Mas seria isso mesmo que está acontecendo ou na verdade se trata de um tremendo engano, um mal entendido criado por falsas aparências? Assista para descobrir! / Rookie Blue 4.05 - Poison Pill (EUA, 2013) Direção: Peter Wellington / Roteiro: Tassie Cameron, Morwyn Brebner / Elenco: Missy Peregrym, Gregory Smith, Enuka Okuma.

Rookie Blue 4.07 - Friday the 13th
"Rookie Blue" foi até longe demais, a ponto inclusive da turma de policiais que retrata deixar de ser novato (rookie) já há muito tempo. Mesmo assim, pelo carisma do elenco, ainda se consegue manter o interesse do espectador. A quinta temporada inclusive já está a todo vapor. É tradição nas séries americanas o uso de episódios especiais, para datas celebrativas, como o Halloween. É justamente isso que temos por aqui. O enredo então começa quando uma mulher, que se auto intitula "bruxa", chega no departamento de polícia para informar um roubo, algo que havia sido roubado de sua coleção de artefatos de bruxaria! (sim, é sério mesmo!). Ela é, vejam só, especialista em feitiços que tragam amores do passado ou maridos rebeldes! Ao indicar uma poção para banho acaba descobrindo que sua cliente acabou bebendo o tal líquido, indo obviamente parar no hospital por envenenamento! Crentices e bruxarias, pelo visto, ainda seguem sendo utilizados pelas pessoas menos informadas! Coisa de louco! Bom episódio, levemente divertido, que melhora todas as vezes que a atriz loira (e linda) Charlotte Sullivan está em cena! Para quem não se lembra ela interpretou a diva Marilyn Monroe na série "The Kennedys" em 2011. Com ela na frente das câmeras não há muito o que reclamar. / Rookie Blue 4.07 - Friday the 13th (EUA, 2013) Direção: David Wellington / Roteiro: Tassie Cameron, Morwyn Brebner / Elenco: Missy Peregrym, Gregory Smith, Enuka Okuma.

Rookie Blue 4.09 - What I Lost
A filha de um policial do departamento é sequestrado, em plena luz do dia, em uma parque de Seattle. O desaparecimento da criança coloca todos os tiras em alerta e depois de algumas suspeitas se descobre que dois irmãos, que foram acusados de pedofilia no passado, são proprietários de um loja de doces nas redondezas. Um disfarce perfeito para ficar o mais próximo possível de suas eventuais e potenciais vítimas. Obviamente que algo desse tipo despertaria todas as suspeitas da polícia, mas nem sempre a solução de um mistério como esse envolveria algo assim tão óbvio. Além do mais os suspeitos acabam dando sólidos álibis para os investigadores, algo que inviabilizaria qualquer acusação contra eles em um tribunal. Em pouco tempo as investigações voltam ao ponto inicial, até que uma pista definitiva surge no ar, mostrando que o verdadeiro criminoso estaria mais perto do que se poderia imaginar. Bom episódio de "Rookie Blue" que investe nas complicadas relações sociais envolvendo ex-namoradas, amores do passado e mentiras. De repente descobre-se que alguém não é o verdadeiro pai de uma criança, que todo um relacionamento é fundado em mentiras e que nada parece ser o que realmente é. Um castelo de cartas emocional prestes a ruir a qualquer momento. / Rookie Blue 4.09 - What I Lost (EUA, 2013) Direção: Paul Fox / Roteiro: Tassie Cameron, Morwyn Brebner / Elenco: Missy Peregrym, Gregory Smith, Enuka Okuma.

Rookie Blue 4.10 - You Are Here
A ocasião faz o ladrão, já dizia o velho ditado. Se não existem muitos lugares ao ar livre para se manter uma plantação de maconha na cidade grande então que se crie algo para cultivar a planta. O que tem acontecido muito nos Estados Unidos é o cultivo da maconha dentro de casas e apartamentos, em grandes estufas planejadas justamente para isso. Sem querer a oficial Andy McNally (Missy Peregrym) ao bater na porta de uma casa aparentemente normal, acaba descobrindo uma grande estufa dessas no porão do lugar. Até aí nada demais, já que seria apenas mais um caso de rotina para o departamento de narcóticos. As coisas se complicam mesmo quando ela também descobre um corpo, dentro de um barril, naquilo que poderia ser um laboratório de refinamento de drogas. Desse ponto em diante as coisas vão ficando cada vez mais complicadas. Um rapaz é preso no lugar, mas se defende dizendo que é apenas um consumidor que estava ali para comprar erva. As investigações vão acabar revelando algo bem mais perturbador, envolvendo inclusive acerto de contas de gangues internacionais, inclusive uma formada por imigrantes portugueses (que em determinado momento do episódio começam a falar em nossa língua, de forma não muito convincente!). Em suma, mais um bom episódio que aproveita ainda para explorar a tensão existente entre McNally e Gail Peck (Charlotte Sullivan) por causa da quebra daquele velho código não escrito de ética entre garotas que afirma não ser possível uma amiga roubar o namorado da outra. Quando isso acontece a amizade chega definitivamente ao final. / Rookie Blue 4.10 - You Are Here (EUA, 2013) Direção: Teresa Hannigan / Roteiro: Tassie Cameron, Morwyn Brebner / Elenco: Missy Peregrym, Gregory Smith, Enuka Okuma.

Rookie Blue 4.11 - Deception
Rookie Blue mostra o cotidiano de um grupo de policiais jovens de Seattle. Tudo bem que mais parecem modelos do que policiais de verdade, mas isso é apenas um pequeno detalhe a se ignorar. Nesse episódio o detetive Sam Swarek (Ben Bass) decide ajudar uma colega que sofre de bipolaridade. Ela acaba ficando obcecada por um sujeito que teria cumprido pena por pedofilia no passado. Ele se diz recuperado, mas ela não se convence muito disso. Cada vez mais obcecada ela resolve infringir determinados procedimentos legais, chegando ao ponto de invadir a casa do ex-criminoso, algo que se descoberto justificaria sua expulsão da corporação. Sam então resolve esconder alguns rastros para evitar que ela seja acusada de algo mais sério. Para isso pede ajuda para a policial Andy McNally (Missy Peregrym) que não fica muito contente em se envolver em um acobertamento como esse. Afinal ela não quer se prejudicar com algo comprometedor em sua ficha. Nesse ínterim a detetive Traci Nash (Enuka Okuma) precisa dar conta pela primeira vez de uma tocaia que visa prender perigosos traficantes do centro da cidade. Ela definitivamente não tem experiência para uma operação assim, por isso hesita bastante no desenrolar dos acontecimentos, embora no final, para seu alívio, tudo acabe saindo bem, de acordo com o planejado. / Rookie Blue 4.11 - Deception (EUA, 2013) Direção: / Roteiro: / Elenco: Ben Bass, Enuka Okuma, Missy Peregrym, Gregory Smith, Charlotte Sullivan.

Rookie Blue 4.12 - Under Fire
Há um matador de policiais à solta. Atirador de elite, o criminoso procura prédios altos que lhe proporcionem uma excelente visão do panorama geral de seus alvos, geralmente tiras que são chamados para falsos pedidos de socorro. Uma vez que fiquem no alvo, o tiroteio começa. Uma das baleadas é a simpática policial Chloe Price (Priscilla Faia). Enquanto investiga um homem caído no meio de uma praça ela é atingida em cheio no pescoço, pelo sniper. Andy McNally (Missy Peregrym), que a estava acompanhado na batida policial, acaba também sendo atingida, mas em uma região menos perigosa do corpo humano. E os ataques não param por aí. Outra viatura é atingida quando atendia a um chamado numa velha casa abandonada. O elo de ligação que liga todos os eventos é um fato ocorrido no passado, um sujeito que colocou na cabeça que precisa eliminar todos os policiais da cidade em uma insana cruzada própria de acertamento de contas. Além das boas cenas de ação esse episódio também traz uma surpresa e tanto para os fãs da série. Numa das últimas cenas a oficial Gail Peck (Charlotte Sullivan) se revela bissexual ao dar uma beijo ardente numa colega de distrito! Quem diria, logo ela, que vinha em uma depressão profunda após o fim de um longo relacionamento hetero! Pois é, um sinal dos tempos. / Rookie Blue 4.12 - Under Fire (EUA, 2013) Direção: Gregory Smith / Roteiro: Tassie Cameron, Morwyn Brebner / Elenco: Missy Peregrym, Gregory Smith, Enuka Okuma, Priscilla Faia, Charlotte Sullivan.

Rookie Blue - Quinta Temporada: 

Rookie Blue 5.01 - Blink
Primeiro episódio da quinta temporada. Os policiais Sam Swarek (Ben Bass) e Chloe Price (Priscilla Faia) foram baleados e estão hospitalizados. Depois de passar a madrugada ao lado da namorada, Dov Epstein (Gregory Smith) resolve ir em companhia de Andy McNally (Missy Peregrym) a uma lanchonete próxima. Eles estão à paisana e fora do serviço e são surpreendidos quando um casal de jovens namorados se revelam assaltantes. Eles querem o dinheiro do caixa, mas são no fundo apenas amadores - o que duplica o perigo de vida de todos os clientes da lanchonete que logo viram reféns. O roteiro não chega a explicar porque estão tão desesperados em busca de dinheiro, mas o desenvolvimento dos acontecimentos é dos melhores, com muita tensão. Do outro lado da cidade Gail Peck (Charlotte Sullivan) está em crise. Meio hesitante ela resolve assumir seu namoro lésbico com uma colega e resolve contar ao próprio irmão. Claro que depois pensa melhor e fica em completo desespero. Completamente surtada resolve passar a tesoura em seus lindos cabelos loiros, o que convenhamos é uma enorme pena! "Rookie Blue" é aquele tipo de série que funciona muito bem como entretenimento. O elenco é carismático e os roteiros, apesar de não serem em nenhum momento maravilhosos, conseguem funcionar muito bem como passatempo. Para assistir em noites sem nada melhor para ver. / Rookie Blue 5.01 - Blink (EUA, 2014) Direção: David Wellington / Roteiro: Tassie Cameron, Morwyn Brebner / Elenco: Missy Peregrym, Gregory Smith, Enuka Okuma.

Rookie Blue 5.02 - All by Her Selfie
"Rookie Blue" é uma típica série do canal ABC. Os personagens não são muito bem desenvolvidos e nem sequer há roteiros brilhantes ou inovadores no meio do caminho. Mesmo assim você vai acompanhando, acompanhando e quando se dá por si já está na quinta temporada! O grande trunfo dessa série policial são os atores que formam o elenco, quase todos eles bem carismáticos. Esse tipo de coisa acaba, queira ou não, cultivando o espectador. Nesse episódio a oficial Andy McNally (Missy Peregrym) se torna oficial de treinamento de um jovem recém saído da academia. Um recruta novato (rookie) como ela própria há pouco tempo atrás. O grande diferencial é que o rapaz é o enteado do próprio comissário de polícia da cidade, algo que McNally nem desconfia. A dupla acaba se envolvendo em um caso complicado onde a inexperiência do jovem acabará pesando muito no desfecho da situação. Eles recebem a chamada para investigar um caso simples de arrombamento de uma loja de penhores. Lá dentro encontram um sem-teto com problemas de alcoolismo. Nada demais, apenas um pobre homem querendo fugir do frio das ruas. Dispensado, eles acabam descobrindo que cometeram um erro de procedimento, já que no porão do estabelecimento acabam encontrando o dono, assassinado. A partir daí as investigações vão revelar uma trama complicada, envolvendo outras pessoas que eles sequer imaginavam. Enquanto isso a personagem Gail Peck (interpretada pela linda atriz Charlotte Sullivan) passa por uma crise existencial e de identidade ao descobrir que está tendo um relacionamento lésbico. Surtada, acaba cortando seus longos cabelos loiros o que não deu muito certo dentro da proposta do roteiro porque afinal de contas ela acabou ficando ainda mais bonita, nada condizente com alguém que supostamente estaria passando por uma crise. Enfim, coisas de séries americanas estreladas por um elenco cheio de beldades que se parecem com tudo, menos com policiais de patrulha. Divertido, acima de tudo. / Rookie Blue 5.02 - All by Her Selfie (EUA, 2014) Direção: David Wellington / Roteiro: Tassie Cameron, Morwyn Brebner / Elenco: Missy Peregrym, Gregory Smith, Enuka Okuma, Charlotte Sullivan.

Rookie Blue 5.03 - Heart Breakers, Money Makers
Nesse episódio os policiais de "Rookie Blue" são designados para um tipo de serviço que nenhum deles gostaria realmente de fazer. Ir nas casas de criminosos condenados para recolher bens que foram adquiridos através de ganhos provenientes de atividades ilícitas. No começo pode até parecer um trabalho enfadonho, mas com direito a muitas surpresas pelo meio do caminho. Em uma casa de um ex-traficante e estelionatário a policial Andy McNally (Missy Peregrym) acaba descobrindo o fio da meada de algo bem maior, uma grande rede criminosa. O sujeito é casado com uma mulher desequilibrada, dada a promover barracos e ataques de escândalo. Um típico casamento realizado apenas por interesse financeiro - algo que com o tempo acaba se tornando um verdadeiro inferno doméstico entre o casal. Esse episódio também segue explorando o affair lésbico de Gail Peck (Charlotte Sullivan, ainda mais linda com cabelos curtos). Algo que até então jamais se mostrou muito convincente (parecendo mesmo uma tremenda forçada de barra dos roteiristas para ganhar a simpatia das organizações de defesa de minorias). Pois bem, Peck é finalmente apresentada para as amigas de sua namorada, algo que não dá muito certo. Elas são todas universitárias de instituições da Ivy League e acabam esnobando Peck pelo simples fato dela ser uma policial de rua. Nem preciso dizer que a saia justa acaba jogando um balde de água fria no romance. Bom episódio, novamente apoiado no grande carisma de todo o elenco. / Rookie Blue 5.03 - Heart Breakers, Money Makers (EUA, 2014) Direção: Gregory Smith / Roteiro: Tassie Cameron, Morwyn Brebner / Elenco: Missy Peregrym, Gregory Smith, Enuka Okuma, Charlotte Sullivan.

Rookie Blue 5.04 - Wanting
Três pessoas são mortas em uma guerra de gangues em Seattle. Um dos chefões de um grupo chamado Jameson também é assassinado. A polícia não tem muita noção do que anda acontecendo e nem que a morte do líder da quadrilha foi encomendada por outro membro da mesma gangue. Essas quadrilhas formadas basicamente por jovens latinos se espalharam muito dentro das principais cidades americanas. Nesse episódio os roteiristas criaram uma espécie de modelo desse tipo de organização criminosa e lhes deram o nome de Las Viboras (o que veio bem a calhar). No fundo tudo não passa de um ciclo que geralmente se repete muito no mundo do crime, onde testemunhas são mortas para que crimes anteriores fiquem impunes. E é justamente durante uma investigação desse caso que a policial Andy McNally (Missy Peregrym) descobre que o novato que está em treinamento com ela definitivamente não serve para o serviço. Quando ela fica encurralada em um apartamento, cercado por membros da gangue, o seu parceiro simplesmente amarela e não consegue arranjar coragem para ir em seu socorro! Nem todos estão preparados para exercerem a função de policiais em grandes e violentas metrópoles. Por fim Gail Peck (Charlotte Sullivan) entra em choque após encontrar uma garotinha ao lado do corpo de sua mãe que acaba de ser assassinada por criminosos. Um episódio de rotina dentro da série, mas que terá consequências futuramente dentro da trama de "Rookie Blue", por isso não deixe de conferir. / Rookie Blue 5.04 - Wanting (EUA, Canadá, 2014) Direção: Peter Wellington / Roteiro: Tassie Cameron, Morwyn Brebner / Elenco: Missy Peregrym, Gregory Smith, Enuka Okuma.

Rookie Blue 5.05 - Going Under
Já a série "Rookie Blue", apesar de já estar na sua quinta temporada, não demonstra ainda sinais de esgotamento. O motivo é simples também de explicar: séries policiais com grandes elencos demoram para saturar pois sempre há possibilidades dos roteiristas explorarem um ou outro personagem em cada episódio. Nesse episódio aqui abriram espaço para o policial Chris Diaz (Travis Milne). Ele leva uma vida dupla. De dia, com uniforme, combate os traficantes de drogas pelas ruas de Seattle. De noite, após largar o serviço, vai atrás desses mesmos traficantes para comprar drogas. É um tira viciado, imagine você! As coisas se complicam quando a polícia prende o seu traficante. O criminoso ameaça revelar tudo aos detetives caso Diaz não arranje um jeito qualquer de o livrar da cadeia. Na outra ponta narrativa Andy McNally (Missy Peregrym) precisa descobrir o desaparecimento de um homem que nunca mais foi visto pelos próprios familiares. Teria sido vítima de um crime ou simplesmente foi embora para sempre, por livre e espontânea vontade? Por fim o que anda bem chatinho mesmo é o desenvolvimento da eterna fossa de Gail Peck (interpretada por Charlotte Sullivan, a atriz mais bonita da série) onde ela já não sabe se é realmente lésbica ou não, se é apaixonada por um homem ou por uma mulher... enfim, enrolaram muito o meio de campo dessa personagem. / Rookie Blue 5.05 - Going Under (EUA, 2014) Direção:  T.W. Peacocke / Roteiro: Tassie Cameron, Morwyn Brebner / Elenco:  Missy Peregrym, Gregory Smith, Enuka Okuma, Travis Milne, Charlotte Sullivan.

Rookie Blue 5.06 - Two Truths and a Lie
O título do episódio vem de uma brincadeira entre Andy McNally (Missy Peregrym) e Sam Swarek (Ben Bass) durante uma patrulha na cidade. Eles são apaixonados um pelo outro, mas estão sempre medindo forças, naquele tipo de joguinho que conhecemos tão bem. Nesse episódio Sam baixa um pouco a guarda ao revelar um aspecto ruim de seu passado envolvendo seu pai, atualmente cumprindo pena em uma penitenciária de segurança máxima. McNally participa de tudo e fica também sabendo alguns segredos de Sam que ele preferia deixar nas sombras. Eles vão até a prisão em busca de informações pois um rapaz de Seattle é encontrado morto no porta malas de um carro e o crime parece ter ligações com um ex-condenado (agora nas ruas) que o pai de Sam conhece muito bem. Nada poderia ser mais constrangedor para um tira do que ter um pai no presídio cumprindo pena por assassinato. Coisas da vida. Conforme as investigações avançam todos os detetives vão chegando a conclusão de que há algo maior por trás, muito provavelmente um crime passional. Bom episódio, valorizado justamente pela reaproximação de McNally e Sam. "Rookie Blue" é bem quadradinha, sem novidades, mas como puro entretenimento funciona muito bem, não há como negar. Por essa razão, sigo acompanhando. / Rookie Blue 5.06 - Two Truths and a Lie (EUA, 2014) Direção: Peter Wellington / Roteiro: Tassie Cameron, Morwyn Brebner / Elenco: Missy Peregrym, Gregory Smith, Enuka Okuma, Ben Bass.

Rookie Blue 5.07 - Deal with the Devil
Tudo começa com um dedo humano encontrado numa lata de lixo de um restaurante italiano em Seattle. Tudo leva a crer que é apenas parte de um crime maior. A região é controlada pela máfia da cidade, sempre envolvendo acerto de contas entre criminosos rivais. O dono de uma cantina na vizinhança também parece ter ligação com tudo o que aconteceu. Na outra linha narrativa a patrulheira Gail Peck (Charlotte Sullivan) tenta se acertar novamente com sua ex-namorada que trabalha como legista no departamento. Pode parecer estranho, mas entre corpos passando por autópsias elas vão tentando entender porque seu relacionamento não deu certo! Por fim, para encerrar o caso do jovem policial que foi reprovado nos testes por Andy McNally (Missy Peregrym) é finalmente marcada uma audiência administrativa da corporação para esclarecer realmente todos os fatos. Em um episódio anterior vimos que o jovem em treinamento simplesmente amarelou durante uma batida policial, deixando McNally sozinha para enfrentar um criminoso fortemente armado. Por ter sido considerado um covarde ele obviamente foi reprovado por ela. Só que o tal sujeito é também parente do comissário de polícia, então todos os pauzinhos são movidos para ele não ser demitido. Achou que apenas no Brasil havia corrupção e tráfico de influência em órgãos públicos? Pois é, no grande irmão do norte também acontece a mesma coisa. / Rookie Blue 5.07 - Deal with the Devil (EUA, 2014) Direção: David Wellington / Roteiro: Tassie Cameron, Morwyn Brebner / Elenco: Missy Peregrym, Gregory Smith, Enuka Okuma, Charlotte Sullivan.

Rookie Blue 5.08 - Exit Strategy
Se "Outsiders" tenta ser ao menos diferente, "Rookie Blue" só almeja ser mais um enlatado policial americano. Isso não é algo necessariamente ruim, dependendo do que você anda procurando em termos de séries para assistir. Assim o que acaba segurando as pontas da série é o seu elenco, bem carismático. Nesse episódio aqui o policial Dov Epstein (Gregory Smith) finalmente descobre que seu velho parceiro, desde os tempos da academia de polícia, é um viciado em cocaína. Chris já vinha dando pistas disso, seja no olhar vidrado, seja no comportamento fora dos padrões. Pior do que um junkie é um junkie com armas e distintivo. Realmente uma situação mais do que delicada. O mote do episódio porém acontece quando os tiras encontram uma casa arrombada. A vizinhança os teria chamado após notar que o carro da família que lá morava estava há horas com as portas abertas em frente à casa. De fato, assim que os policiais entram no lugar encontram o caos, naquilo que parece ter sido um assalto convencional, mas que na verdade encobre algo mais, inclusive uma possível fraude envolvendo a falência da empresa familiar daquelas pessoas. Pois é, definitivamente não está fácil para ninguém... / Rookie Blue 5.08 - Exit Strategy (EUA, 2014) Direção: Jeff Woolnough / Roteiro: Tassie Cameron (created by), Morwyn Brebner / Elenco:  Missy Peregrym, Gregory Smith, Enuka Okuma.

Rookie Blue 5.09 - Moving Day
Dia de mudança ou melhor falando, dia de despejo. Os policiais de "Rookie Blue" precisam despejar um grupo de moradores pobres de apartamentos na periferia de Seattle. Algo que nenhum deles gosta de fazer pois o trabalho consiste basicamente em desalojar famílias pobres de suas casas. Quem gostaria de fazer um serviço desses? Mas enfim, ossos do ofício. Em um desses apartamentos eles descobrem dois jovens adolescentes morando sozinhos. São dois irmãos. A mãe foi embora, desapareceu, provavelmente por não ter mais como sustentar os próprios filhos. O garoto mais velho resolve então roubar bicicletas nas redondezas para ter dinheiro, caso contrário ficaria sem ter o que comer ao lado da irmã. Pois é, há muita pobreza também nos Estados Unidos, ao contrário do que muita gente pensa. Um drama social. Entre os desalojados são encontrados também brasileiros! Isso mesmo, imigrantes ilegais que foram para os Estados Unidos em busca de trabalho. Esse episódio se torna muito interessante justamente por essa razão. Os brasileiros falam um português de Portugal (acredita nisso?) e passam por apuros com a polícia da cidade. A personagem Chloe Price (interpretado pela atriz canadense de família brasileira Priscilla Faia) então começa a servir de intérprete pois ela fala nossa língua. O portunhol de Priscilla chega a ser hilário, mas temos que ao menos reconhecer seu esforço em passar um bom português na tela. Aliás os americanos em geral acham nossa língua mais parecida com o francês do que com o espanhol, bem ao contrário dos brasileiros que conseguem entender o que um espanhol fala, mas absolutamente nada do que um francês diz! Isso apesar de ser todas línguas latinas, mas enfim.... temos aqui um episódio muito bom e acima de tudo bem curioso para todos nós, brasileiros. / Rookie Blue 5.09 - Moving Day (EUA, 2014) Direção: Teresa Hannigan / Roteiro: Tassie Cameron, Morwyn Brebner/ Elenco: Missy Peregrym, Gregory Smith, Enuka Okuma, Charlotte Sullivan.

Rookie Blue 5.10 - Fragments
Nesse episódio dois atentados a bomba acontecem nas ruas de Seattle. Terrorismo? Pelas investigações iniciais não seria esse o caso, mas sim uma disputa de território entre máfias formadas por imigrantes, uma de russos e outra de irlandeses. O clímax acontece quando o jovem tira Matt Murray (Duncan Moore) é amarrado na direção de um veículo com uma bomba relógio armada embaixo de seu acento. Essa cena me lembrou muito antigas séries dos anos 80 pois esse tipo de situação era bem comum naquela época nos roteiros. Dois fios, um pode explodir tudo, o outro serio o certo a se cortar. Provavelmente você já viu isso em centenas de filmes e seriados americanos. Sim, é uma situação até bem clichê. Quem banca o herói aqui é o cadete Nick Collins (Peter Mooney). Sem que haja tempo para a chegada do esquadrão antibombas ele precisa se virar, seguindo instruções pelo celular. Em dez minutos a bomba será detonada. Pois é, uma coisa antiga, mas que ainda funciona se você não for muito exigente e crítico. Na outra linha narrativa, focada mais na vida pessoal dos policiais, a gatinha Andy McNally (Missy Peregrym) recusa uma oferta do namorado Sam Swarek (Ben Bass). Ele quer dar a chave de seu apartamento para ela. Para McNally isso significa ir para um outro nível do relacionamento e ela definitivamente não quer nada sério pois é muito jovem e não quer afundar em um casamento precoce em sua vida. Garota esperta! / Rookie Blue 5.10 - Fragments (EUA, 2014) Direção: John Fawcett / Roteiro: Tassie Cameron, Morwyn Brebner/ Elenco: Missy Peregrym, Gregory Smith, Enuka Okuma.

Rookie Blue 5.11 - Everlasting
Esse foi o último episódio da quinta temporada. Também é uma continuação do episódio anterior. Naquele havia um terrorista colocando bombas por toda a Seattle. O motivo? Seu filho havia morrido em um atentado no passado e ele queria se vingar da omissão da polícia que não havia conseguido prender o criminoso que havia feito aquele ato terrorista. Assim ele resolveu dar o troco com a mesma moeda. Um fato curioso nesse episódio é que ele traz a atriz Erin Karpluk como uma paquera do policial Nick Collins (Peter Mooney). Não lembra da Erin? Ela foi a protagonista da boa série canadense "Being Erica". Não se sabe se ela ainda se tornará fixa no elenco, mas de qualquer modo é sempre curioso ver sua presença nessa série policial. Outro destaque vem da explosão de uma bomba no setor de evidências do departamento de polícia, justamente quando Andy McNally (Missy Peregrym) estava por lá, o que leva Sam Swarek (Ben Bass) ao completo desespero! Será que uma das principais protagonistas morre, justamente no último episódio da temporada? Assista para conferir. / Rookie Blue 5.11 - Everlasting (EUA, 2014) Direção: David Wellington / Roteiro: Tassie Cameron, Morwyn Brebner / Elenco: Missy Peregrym, Gregory Smith, Enuka Okuma, Ben Bass, Peter Mooney, Erin Karpluk.

Rookie Blue - Sexta Temporada:

Rookie Blue 6.02 - Perfect Family
Uma garota, adolescente, some de casa. Os pais imediatamente procuram a polícia. Depois de algumas buscas ela é encontrada. Estava escondida na casa do namorado. A questão é que a família dela tem uma educação extremamente tirana, proibindo a jovem de ir em bailes, de frequentar o cinema, de namorar, enfim de fazer coisas típicas das meninas de sua idade. O pai é um sujeito conservador, religioso e um tanto maluco. O próprio título do episódio dá a pista, pois ele procura ter uma família perfeita. O problema é que para isso acaba exagerando na dose da disciplina. Esse foi um episódio interessante, mas também maniqueísta. O pai da família tradicional é retratado praticamente como um lunático. Não era necessário fazer um estigma desses. Já no lado emocional dos policiais temos a tentativa por parte de Andy McNally em superar o fato de que Sam Swarek engravidou sua ex-namorada. Coisas da vida. / Rookie Blue 6.02 - Perfect Family (EUA, 2015) Direção: Eleanor Lindo / Roteiro: Tassie Cameron, Morwyn Brebner / Elenco: Missy Peregrym, Gregory Smith, Enuka Okuma.

Rookie Blue 6.03 - Uprising
Até parecia uma missão banal. Levar duas prisioneiras para novos presídios, mas tudo acaba mal. Explode uma rebelião justamente quando os policiais estavam lá para pegar as detentas. Uma delas coloca uma faca no pescoço de Juliet Ward (Erin Karpluk) e tudo vira um caos completo! Amena apenas fica a situação de Gail Peck que acaba conhecendo uma prisioneira veterana, uma mãe que foi presa após matar o marido. O sujeito havia ficado embriagado, o cigarro caiu e a casa pegou fogo. Todos os filhos morreram no incêndio. Para se vingar a velha senhora resolveu matar o próprio marido, pegando prisão perpétua por isso. Por fim Sam descobre que sua filha, que ainda está para nascer, pode ter um problema em sua coluna, algo que pode se tornar perigoso. Bom episódio, embora as cenas na prisão não me tenham soado muito verídicas. As prisioneiras são bonitas demais para convencer como condenadas. Mesmo assim está valendo, principalmente na última cena quando a personagem de Erin Karpluk se revela finalmente como uma infiltrada dentro do departamento. Na verdade ela tem contatos com traficantes perigosos. / Rookie Blue 6.03 - Uprising (Estados Unidos, 2015) Direção: Gregory Smith / Roteiro: Tassie Cameron, Morwyn Brebner / Elenco: Missy Peregrym, Gregory Smith, Enuka Okuma.

Rookie Blue 6.04 - Letting Go
Um lutador de MMA, preso por porte de drogas (anabolizantes, para ser mais preciso) foge da cadeia. Ele é levado para o hospital para tratar de um câncer no fígado e vê uma oportunidade de fuga de lá. Ele agride o médico, pega um bisturi e ganha as ruas. Inicialmente o departamento de polícia de Seattle pensa que ele está voltando para o apartamento de sua esposa (uma jovem que se correspondeu com ele enquanto estava preso e se casou com ele!), mas os tiras acabam descobrindo que há uma outra mulher em sua vida. Caberá a Dov Epstein e seu parceiro colocar o fugitivo de novo atrás das grades. Enquanto isso o oficial Nick Collins descobre o paradeiro do homem que anos atrás causou um acidente fatal que matou seus pais e deixou seu irmão mais velho paralítico em uma cadeira de rodas. Nick então arma uma armadilha para se vingar do tal sujeito que mesmo após todos aqueles anos ainda é um bêbado desgraçado. Quem acaba evitando que Nick cometa um grande erro em sua vida é sua parceira, a policial Juliet Ward, interpretada pela cada vez mais gata Erin Karpluk, sim ela mesma, da série Being Erica onde ela interpretava a protagonista. Para matar as saudades dessa série é claro. Por fim o comandante Oliver Shaw (Matt Gordon) fica numa saia justa ao saber que sua própria filha Izzy foi presa doidona com ecstasy numa festa de arromba. A garota não quer saber de ir para a universidade, causando todos os tipos de embaraços com o velho Oliver. Pois é, ser pai não é nada fácil. / Rookie Blue 6.04 - Letting Go (Estados Unidos, 2015) Direção: Steve DiMarco / Roteiro: Tassie Cameron, Morwyn Brebner / Elenco: Missy Peregrym, Gregory Smith, Enuka Okuma, Matt Gordon, Erin Karpluk.

Rookie Blue 6.05 - A Real Gentleman
Um real cavalheiro? Será mesmo? Pois é justamente um stalker que cruza o caminho da investigadora Traci Nash. Ele faz uma falsa chamada para a detetive, dizendo ser um funcionário da escola onde seu filho estuda e simplesmente a sequestra no pátio escolar. Ninguém percebe na hora! O sujeito é mentalmente perturbado e leva a policial para o seu porão, onde começa um insano jogo psicológico. Para azar de Nash sua falta demorará a ser sentida por seus colegas, o que acaba colocando em risco sua vida. Na outra linha narrativa Chris Diaz se vê em apuros quando se torna alvo da esposa do próprio comissário! Uma situação no mínimo delicada. E os hormônios parece estar em alta dentro do distrito policial, uma vez que a novata na área Juliet Ward (Erin Karpluk) não resiste aos encantos de seu colega de farda e cai em cima, dando uns amassos em pleno estacionamento! Quem diria... Aqui temos um bom episódio, quase todo focado no sequestro de Nash. Por isso todas as demais subtramas são apenas sutilmente desenvolvidas. Mesmo assim pela tensão acaba valendo a pena. / Rookie Blue 6.05 - A Real Gentleman (Estados Unidos, 2015) Direção: Paul Fox / Roteiro: Tassie Cameron, Morwyn Brebner/ Elenco: Missy Peregrym, Gregory Smith, Enuka Okuma.

Rookie Blue 6.06 - Home Run
Nossa! Nunca pensei que iria chegar tão longe em se tratando de "Rookie Blue", mas cá estou eu, chegando ao fim da sexta temporada (a última, exibida em 2015). Pois é, de forma em geral confesso gostar desse tipo de seriado policial americano enlatado. Esse episódio começa com os tiras do departamento organizando um amigável jogo de beisebol numa região barra pesada de Seattle, dominada por gangues de traficantes de drogas. É uma forma de ganhar a confiança dos moradores em geral. O que começa bem, com boas intenções, termina muito mal quando um sujeito chega atirando a esmo de dentro de um carro. Todas as suspeitas levam a pensar que o autor dos tiros foi um conhecido líder de gangue do bairro, mas será mesmo? Outra revelação vem do fato de que a tira Juliet Ward (Erin Karpluk) não é uma policial corrupta, como todos inicialmente pensavam, mas sim alguém infiltrado dentro do departamento pela corregedoria para investigar denúncias de corrupção policial dentro do distrito! E ela está de olho, quem diria, no Sargento Shaw! Por fim para as espectadoras românticas da série acontece finalmente o pedido de casamento de Sam Swarek (Ben Bass). Ele se ajoelha perante sua amada, a oficial Andy McNally (Missy Peregrym) e seguindo as regras a pede em casamento! Tudo bem bonitinho! / Rookie Blue 6.06 - Home Run (Estados Unidos, 2015) Direção: Gregory Smith / Roteiro: Tassie Cameron, Morwyn Brebner  / Elenco: Missy Peregrym, Gregory Smith, Enuka Okuma, entre outros.

Rookie Blue 6.07 - Best Man
Mesmo bem atrasado, pois a série foi cancelada em 2015, sigo em frente para o final dessa sexta temporada. Incrível pensar que assisti a seis temporadas de "Rookie Blue". Pois bem, vamos ao episódio. Aqui temos casos de crianças desaparecidas. Em determinado momento fiquei realmente pasmo ao ver como todo um departamento de polícia se concentra apenas na localização de crianças desaparecidos. Penso que tanto nos Estados Unidos como no Brasil não seria bem esse o caso, uma vez que as grandes cidades estão repletas de crimes de todos os tipos, assassinatos, tráficos de drogas, etc e seria meio impensável parar tudo para localizar apenas uma adolescente, que no final das contas pode simplesmente ter fugido de casa! Não me soou como algo muito real. No mais a subtrama envolvendo casos de corrupção do sargento Oliver Shaw (Matt Gordon) avança. O que deixa todos admirados (espectadores e demais personagens da série) é o fato de que Oliver sempre foi o sujeito mais boa praça do mundo, amigo dos companheiros de farda, bom pai, um cara muito legal! Como então alguém poderia acreditar que ele no fundo, debaixo de toda essa fachada, não passa de um tira corrupto? Um cara que usa sua farda e autoridade para ganhar dinheiro de forma ilegal? Pois é, o roteiro traz algumas surpresas sobre isso, principalmente em relação ao verdadeiro criminoso que atua dentro do distrito. Por fim há o romance água com açúcar envolvendo Andy McNally e Sam Swarek! Como a série é cheia de atores e atrizes bonitas, isso era mesmo de se esperar! Nesse episódio McNally perde seu anel de noivado, tentando esconder tudo do carcamano Sam! Coisas da vida... Enfim, esse é um episódio apenas OK. Nada demais, mostrando que a série andava mesmo esgotada em seus momentos finais. / Rookie Blue 6.07 - Best Man (Estados Unidos, 2015) Direção: Charles Officer / Roteiro: Tassie Cameron, Morwyn Brebner / Elenco: Missy Peregrym, Gregory Smith, Enuka Okuma.

Rookie Blue 6.08 - Integrity Test
E corrupção policial parece ter se disseminado dentro da corporação. O próprio comissário de polícia está envolvendo até o pescoço da lama, tentando acobertar tudo, afinal ele seria incriminado por ter montado uma verdadeira organização criminosa dentro do departamento. Assim oferece um acordo com o sargento Shaw, com medo de tudo se espalhar sem controle. Os "rookies" (os novatos) então resolvem se unir para juntar provas contra o chefe corrupto. O detetive Steve Peck (Adam MacDonald) é um dos mais envolvidos para decepçaõ de sua namorada, Traci Nash (Enuka Okuma) que definitivamente dormia ao lado do inimigo, inocente, sem saber! Definitivamente ela não parece ter bom gosto para se relacionar com os homens certos!/ Rookie Blue 6.08 - Integrity Test (Estados Unidos, 2015) Direção: James Genn / Roteiro: Tassie Cameron, Morwyn Brebner / Elenco: Missy Peregrym, Gregory Smith, Enuka Okuma.

Rookie Blue 6.09 - Ninety Degrees
O que poderia ser mais lucrativo do que vender drogas em um abrigo de recuperação para drogados? É esse o mote desse episódio. Um viciado em recuperação é encontrado morto no banheiro da instituição. Assim os policiais de "Rookie Blue" vão até lá investigar. O que encontram é uma ex-viciada, agora recuperada, que não quer nem saber - passa a vender drogas para seus ex-colegas de recuperação! Como se sabe o comércio de drogas é dos mais lucrativos e então vale tudo para faturar bem com os problemas dos outros. Na outra linha narrativa vão surgindo os primeiros problemas de relacionamento entre Andy e Sam Swarek. Ele engravidou outra policial e isso é mais do que um constrangimento para Andy que deseja se casar com ele. Pior, a policial grávida tem problemas e é justamente Andy que a ajuda! Saia justa azul marinho, da farda dos tiras de Seatlle. Pois é... / Rookie Blue 6.09 - Ninety Degrees (Estados Unidos, 2015) Direção: T.W. Peacocke / Roteiro: Tassie Cameron, Morwyn Brebner / Elenco: Missy Peregrym, Gregory Smith, Enuka Okuma.

Rookie Blue 6.10 - Breaking Up the Band
Até pensei que era o episódio final da série, mas não é, embora poderia ser! Aqui o roteiro explora um festival de música para onde são enviados Andy McNally e Dov Epstein para deter a venda de ingressos por cambistas, mas uma vez chegando lá eles descobrem que na realidade há muita drogas circulando entre os jovens (entre elas a mais comum nesse tipo de ambiente de festa tecno, a ecstasy). Assim uma jovenzinha loirinha desmaia e entra em coma. Depois falece em razão do consumo da droga que havia ingerido. Um aspecto curioso desse episódio é que ele mostra que os próprios organizadores montam um verdadeiro setor, com camas, para jovens drogados! Pois é, pelo visto o abuso de drogas é algo tão comum que eles nem se importam mais em esconder. Enfim, um bom episódio, embora já reflita toda a saturação que a série vinha passando. / Rookie Blue 6.10 - Breaking Up the Band (Estados Unidos, 2015) Direção: James Genn / Roteiro: Tassie Cameron, Morwyn Brebner / Elenco: Missy Peregrym, Gregory Smith, Enuka Okuma.

Pablo Aluísio.

13 comentários:

  1. Cine Action
    Guia de Episódios - Rookie Blue
    Todos os direitos reservados

    ResponderExcluir
  2. Cine Action
    Guia de Episódios - Rookie Blue
    Todos os direitos reservados

    ResponderExcluir
  3. Review adicionado:
    Rookie Blue 6.03 - Uprising

    ResponderExcluir
  4. Review adicionado:
    Rookie Blue 6.03 - Uprising

    ResponderExcluir
  5. Review adicionado:
    Rookie Blue 6.04 - Letting Go

    ResponderExcluir
  6. Review adicionado:
    Rookie Blue 6.04 - Letting Go

    ResponderExcluir
  7. Review adicionado:
    Rookie Blue 6.05 - A Real Gentleman

    ResponderExcluir
  8. Review adicionado:
    Rookie Blue 6.05 - A Real Gentleman

    ResponderExcluir
  9. Review adicionado:
    Rookie Blue 6.07 - Best Man

    ResponderExcluir
  10. Review adicionado:
    Rookie Blue 6.07 - Best Man

    ResponderExcluir
  11. Review adicionado:
    Rookie Blue 6.08 - Integrity Test
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir
  12. Reviews adicionados:
    Rookie Blue 6.09 - Ninety Degrees
    Rookie Blue 6.10 - Breaking Up the Band

    ResponderExcluir