quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

The Knick

The Knick 1.01 - Method and Madness
Basta dar uma pequena olhada nos nomes que estão envolvidos nessa nova série da Home Box Office (HBO), para perceber que o mundo do cinema está cada vez mais interessado no que se está produzindo na TV. Estrelada por Clive Owen e dirigida por Steven Soderbergh, a série The Knick é de fato uma grata surpresa. O enredo se passa em 1900, em Nova Iorque. A medicina, ainda sem os recursos adequados, luta para salvar vidas. No centro de tudo está o Dr. John W. Thackery (Owen), um cirurgião arrojado que deseja aprimorar as técnicas de cirurgia. Esqueça os protagonistas nesse estilo, principalmente daquelas séries tradicionais de médicos bonitões e virtuosos. O Dr. Thackery é bem diferente dos heróis de branco que você está acostumado a ver. Ele é arrogante, viciado em drogas e racista! Achou pouco?! Pois é, um retrato mais próximo das pessoas reais. Some-se a isso o fato do episódio piloto ser bem realista e cru (a ponto de mostrar em detalhes aspectos das cirurgias, com bastante sangue espirrando na tela) e você certamente terá um programa e tanto. Só não recomendo mesmo para quem tem horror a ver sangue jorrando aos montes. Outra série que já mostra desde os primeiros momentos que tem grande qualidade e que veio para ficar. Aproveite e acompanhe, já que estamos em plena estréia da primeira temporada. / The Knick 1.01 - Method and Madness (EUA, 2014) Direção: Steven Soderbergh / Roteiro: Jack Amiel, Michael Begler / Elenco: Clive Owen, André Holland, Jeremy Bobb.

The Knick 1.02 - Mr. Paris Shoes
No segundo episódio da série "The Knick" continuamos a acompanhar a rotina de médicos e enfermeiras de um hospital de Nova Iorque no começo do século xx. A série tem ótimos roteiros que mostram não apenas as técnicas utilizadas naqueles tempos (que eram primitivas e bem longe do que se vê hoje em dia) como também os aspectos sociais da interação entre os personagens. A principal delas vem do racismo velado que existia entre brancos e negros. Veja, não estou me referindo a um racismo sutil, feito de pequenas nuances, mas sim de um racismo direto, frontal, sem meias palavras. O Dr. Algernon Edwards (André Holland) é um cirurgião talentoso, sério e muito competente no que faz. Sua opinião dentro da equipe de cirurgia do hospital porém de nada vale simplesmente porque ele é negro! E para piorar o episódio deixa claro que o racismo não partia apenas dos brancos, mas dos próprios negros também. Em determinado momento ele tenta atender uma paciente negra que sem sutileza nenhuma deixa claro que prefere ser atendida em outro hospital a ser tratada por um médico negro como ele! Morando em um bairro afastado, numa pensão só para pessoas de cor, no meio da sujeira e insetos, ele ainda tem que entrar em uma briga corporal um irmão de sua raça que implica com seus belos sapatos comprados em Paris (daí o título do episódio). Além dessa linha narrativa ainda acompanhamos o Dr. John W. Thackery (Clive Owen) se afundando cada vez mais em seu vício de ópio e cocaína e os desafios do uso pioneiro da energia elétrica dentro dos centros cirúrgicos naqueles tempos primitivos. / The Knick - Mr. Paris Shoes (EUA, 2014) Direção: Steven Soderbergh / Roteiro: Jack Amiel, Michael Begler / Elenco: Clive Owen, André Holland, Jeremy Bobb.

The Knick 1.03 - The Busy Flea
E continua a saga de "The Knick". O cenário é um hospital de Nova Iorque no começo do século XX. A ciência ainda não está muito avançada, mas já registra vitórias importantes. Nesse episódio o Dr. John W. Thackery (Clive Owen) recebe a visita de uma antiga paixão do passado. Ela teve um caso ardente e apaixonado com ele, mas no último minuto se decidiu por casar com outro homem. Péssima escolha. O sujeito não era fiel e acaba contraindo sífilis de uma prostituta. Depois obviamente ela fica doente também. O pior é que parte de sua face é corroída e ela, ainda jovem, se vê desfigurada pelos rastros terríveis deixados pela enfermidade. Apenas Thackery seria de confiança para realizar uma cirurgia que amenizasse tais danos estéticos. O problema é que ele também não anda muito bem, sempre abusando da heroína, sua companheira até mesmo dentro do hospital, na hora do trabalho! Já o Dr. Algernon Edwards (André Holland) continua sofrendo forte preconceito racial de seus colegas de profissão. Embora seja inteligente, culto e preparado, ele é tratado como um médico de segunda classe, onde não se abre oportunidade para que ele demonstre suas habilidades com o bisturi. Revoltado por dentro, resolve ajudar pessoas pobres no porão do hospital, mas isso é certamente uma péssima ideia pela falta de mínimas condições para a prática segura da medicina. O resultado acaba sendo previsível, infelizmente. Temos aqui mais um excelente episódio dessa nova série "The Knick" que desde seu começo tem demonstrado ser uma das melhores coisas da TV americana. / The Knick 1.03 - The Busy Flea (EUA, 2014) Direção: Steven Soderbergh / Roteiro: Jack Amiel, Michael Begler / Elenco: Clive Owen, André Holland, Jeremy Bobb.

The Knick 1.04 - Where's the Dignity
As coisas não são fáceis para o Dr. Algernon Edwards (André Holland). Ele é um excelente médico, centrado, focado e estudioso. Some-se a isso o fato dele dominar uma nova técnica de cirurgia que foi criada na Europa. O lógico seria que ele fosse o responsável pelo uso do procedimento no hospital, mas isso não acontece. Como se sabe Edwards é negro e nessa condição sofre todos os tipos de preconceitos na Nova Iorque do começo do século XX. Os demais médicos não confiam nele e até os enfermeiros fazem pouco caso de seu preparo intelectual, o chamando às escondidas de "Dr. Negrinho". Até os pacientes (mesmo sendo também negros) não querem ser atendidos por ele! Uma situação lamentável. Então diante desse quadro a única coisa que sobra a Edwards é também jogar duro. Ele aceita dar instruções na cirurgia, mas impedido de agir, resolve se calar bem no meio da sala de cirurgia. Agora ou os brancos lhe deixam operar o paciente ou esse morrerá ali mesmo. Alguns espectadores podem se chocar com o racismo mostrado pela série, mas isso se justifica pelo contexto histórico que os roteiros exploram. No outro arco narrativo o Dr. John W. Thackery (Clive Owen) divide seu tempo entre a recuperação de uma velha amiga que ficou sem a cartilagem de seu próprio nariz por causa de uma doença devastadora e as visitas noturnas constantes a um antro de consumo de ópio em Chinatown. A enfermeira Lucy Elkins (Eve Hewson) decide segui-lo até aquele inferninho para ter certeza sobre seu vício cada vez mais frequente na popular droga oriental. Afinal de contas onde foi parar a dignidade no meio de todas aquelas pessoas? / The Knick 1.04 - Where's the Dignity (EUA, 2014) Direção: Steven Soderbergh / Roteiro: Jack Amiel, Michael Begler / Roteiro: Clive Owen, André Holland, Jeremy Bobb.

The Knick 1.06 - Start Calling Me Dad
No começo do século XX, a medicina ainda não tinha todo o aparato tecnológico que vemos hoje em dia. Dessa forma os próprios médicos tinham que procurar por algum meio para suprir as deficiências próprias da época. Em jogo a vida de muitos pacientes à beira da morte. Valia de tudo, inclusive adaptar aspiradores na sala de cirurgia e coisas do tipo. Para o cirurgião Dr. John W. Thackery (Clive Owen) a busca por novas invenções que salvam vidas era o mais importante obstáculo a ser superado. Assim ele acaba inventando um novo instrumento cirúrgico para reverter as enormes hemorragias que matavam muitas mulheres em trabalhos de parto naqueles tempos pioneiros. Um tubo de borracha inserido no útero nas pacientes que evitava que elas viessem a morrer em pleno parto. Essa busca por inovações tecnológicas acaba sendo a salvação do Dr. Algernon Edwards (André Holland). Pego em flagrante, ao usar instalações do hospital sem autorização, para atender doentes carentes, ele é salvo da demissão quando Thackery descobre que mesmo sob condições adversas, Edwards conseguiu inventar uma nova técnica cirúrgica que salva vidas em procedimentos de operação de hérnia. Admirado pelas habilidades cientificas de seu colega, decide não apenas poupá-lo de ir para a rua como também o leva para o quadro ilustre de cirurgiões do estabelecimento. Um bom episódio da série, mostrando as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da saúde em um tempo onde a improvisação e a imaginação poderiam ser a única tábua de salvação para muitos enfermos. / The Knick 1.06 - Start Calling Me Dad (EUA, 2014) Direção: Steven Soderbergh / Roteiro: Jack Amiel, Michael Begler / Elenco: Clive Owen, André Holland, Jeremy Bobb.

The Knick 1.07 - Get the Rope
A série "The Knick" tem investido bastante na questão racial. Embora seja passada no começo do século XX, os roteiristas acharam por bem criarem certas pontes com o momento atual em que vive os Estados Unidos. Nesse episódio um homem branco confunde uma negra com uma prostituta de rua. O mal entendido acaba mal. O rapaz negro que a defende dos insultos acaba sendo morto. Isso causa uma explosão de revolta pelas ruas da cidade de Nova Iorque e o caos se instala. Nem o hospital escapa do pandemônio que é instaurado. Nem é preciso ser muito inteligente para entender que o roteiro desse episódio tem tudo a ver com um caso recente que aconteceu em Ferguson, no estado americano do Missouri, quando um jovem negro chamado Michael Brown levou seis tiros dados por um policial branco. Foi uma forma indireta e até mesmo sutil encontrado pelos produtores para tratar sobre o caso que abalou a mídia por lá. Além disso desde o primeiro episódio um dos conflitos dramáticos mais explorados pela série vem justamente das dificuldades enfrentadas pelo Dr. Algernon Edwards (André Holland) em se impor na profissão. Inteligente e competente, ele nunca é levado à sério ou respeitado, nem mesmo pelos pacientes, simplesmente porque é negro. Pelo menos a partir desse episódio o Dr. John W. Thackery (Clive Owen) começa a superar seus próprios preconceitos em relação ao colega de profissão e começa a valorizar suas ideias e seu trabalho. Viciado em ópio e cocaína, sua vida particular tem se revelado uma bagunça completa. Grande profissional, não consegue superar seus problemas particulares, amenizados em parte depois que resolveu se envolver com a enfermeira Lucy Elkins (interpretada pela atriz Eve Hewson, que diga-se de passagem é uma gracinha). Enfim, "Get the Rope" tenta assim tocar em um assunto importante, mas sem parecer panfletário ou chato demais. Conseguiu. / The Knick 1.07 - Get the Rope (EUA, 2014) Direção: Steven Soderbergh / Roteiro: Jack Amiel, Michael Begler / Elenco:  Clive Owen, André Holland, Jeremy Bobb, Eve Hewson.

The Knick 1.08 - Working Late a Lot
Um aspecto até bem comum e pouco conhecido é o vício em drogas de médicos. Como profissionais de saúde eles possuem amplo acesso a substâncias que outras pessoas comuns não têm. Para se tornar um viciado é questão apenas de pequenos passos. O protagonista da série "The Knick" vive esse drama. Brilhante cirurgião, o Dr. John W. Thackery (Clive Owen) tem sérios problemas nesse campo. Além de seu conhecido vício em ópio, que era bastante popular naqueles tempos, comercializado abertamente em casas orientais, ele também se mostra dependente químico da cocaína. Quando o hospital e a cidade ficam sem cocaína (usada legalmente no começo do século XX) por causa de problemas de importação, ele fica completamente fora de si. Aparentando problemas de abstinência o Dr. Thackery começa rapidamente a surtar pela falta da droga. Tudo bem claro, a olhos vistos, inclusive por outros médicos do hospital. O pior é que ele precisa fazer uma conferência para um grupo de pesquisadores e inventores de sua área, o que deixa a situação ainda mais delicada. Completamente alucinado sobe ao palco, mostrando para todos os presentes os efeitos da falta do entorpecente em seu organismo (esse tipo de situação iria, com os anos, classificar a cocaína como substância viciante, sendo banida para sempre das práticas médicas). Se a vida profissional vai se tornando caótica, a vida pessoal não vai também pelo rumo certo. Ele está cada vez mais envolvido com uma enfermeira que conhece todos os seus problemas e até ajuda ao conseguir um último frasco de cocaína disponível no hospital. Por falar nisso, o chefe da unidade hospitalar resolve ir atrás de doadores privados para que o hospital não feche as portas por falta de recursos. Infelizmente não consegue muito retorno. Chega até mesmo a procurar a Igreja Católica, mas essa já possui seus próprios hospitais de caridade e não pode ajudar a curto prazo. Pelo visto a vida na medicina não era nada fácil há cem anos. / The Knick 1.08 - Working Late a Lot (EUA, 2014) Direção: Steven Soderbergh / Roteiro: Jack Amiel, Michael Begler / Elenco: Clive Owen, André Holland, Jeremy Bobb.

The Knick 1.09 - The Golden Lotus
No começo do século XX a cocaína era um produto legal, comercializada e vendida em farmácias, geralmente usada em procedimentos cirúrgicos como fator anestésico. Só depois de um certo tempo é que as autoridades de saúde descobriram que ela tinha um alto poder de gerar dependência química em seus usuários. O enredo desse episódio gira exatamente em torno disso. Embora seja um cirurgião brilhante o Dr. John W. Thackery (Clive Owen) se revela também um viciado em cocaína. Quando a substância some de Nova Iorque por problemas de distribuição ele simplesmente surta com uma pesada crise de abstinência. Chega ao ponto inclusive de arrombar uma farmácia da cidade em busca da droga. Preso em flagrante, é levado para a delegacia e só consegue ser liberado após o dono do hospital onde trabalha oferecer propina ao corrupto policial que o tem em custódia. Isso em nada abala sua jornada em busca da substância. Ele entra em desespero. Para ajudá-lo a enfermeira Lucy Elkins (Eve Hewson) promete a ele que irá conseguir sua cocaína. Ela é perdidamente apaixonada pelo médico e está disposta a fazer tudo, absolutamente tudo, pelo seu amado. Lucy chega ao ponto de ir ao bairro chinês de Nova Iorque, numa casa de ópio, para conseguir algumas gramas da droga. Para isso chega ao ponto mais baixo que uma mulher pode chegar, tudo para amenizar um pouco a dor do Dr. Thackery. Na outra linha narrativa o Dr. Algernon Edwards (André Holland) recebe uma notícia surpreendente. Há alguns meses ele teve um romance com uma jovem senhorita branca. Ela vem ao hospital lhe informar que está grávida! Inicialmente Edwards fica feliz com a notícia, mas logo depois se decepciona completamente com o fato de que ela quer o aborto pois não estaria preparada para lidar com o preconceito da sociedade. Afinal Edwards é negro e seu filho seria mestiço. Em um mundo onde o racismo imperava ela queria se livrar o mais rapidamente possível do "problema". Claro que essa situação acaba deixando o médico completamente devastado. Será que ele teria coragem de realizar o aborto em seu próprio filho? Como sempre "The Knick" mantém um excelente nível. Essa série criada pelo diretor e roteirista Steven Soderbergh é seguramente uma das melhores coisas da TV americana em exibição. Não deixe de conferir. / The Knick 1.09 - The Golden Lotus (EUA, 2014) Direção: Steven Soderbergh / Roteiro: Steven Katz, Jack Amiel / Elenco:  Clive Owen, André Holland, Eve Hewson, Jeremy Bobb.

The Knick 1.10 - Crutchfield
No começo do século XX a cocaína era usada de forma cotidiana em procedimentos cirúrgicos e médicos. Não se tinha ainda a noção de que essa droga pudesse criar uma forte dependência dentro do organismo. É justamente esse o drama pelo qual passa o Dr. John W. Thackery (Clive Owen). Brilhante cirurgião, ele simplesmente não consegue mais viver sem doses diárias da droga. Imerso em seu próprio vício, sem limites, ele começa então a ter delírios de pura paranoia. Quando um outro médico anuncia que fará uma publicação sobre os tipos sanguíneos existentes na humanidade, Thackery entra em parafuso. Ele se considera muito mais inteligente e competente do que seu concorrente. Assim ele emerge em uma insana busca para compreender o que determinaria os tipos sanguíneos e como se poderia superar o velho problema que sempre surgia quando eram feitas tentativas de transfusão de sangue. Como está completamente surtado e chapado ele levanta teorias completamente idiotas e malucas sobre o tema, apostando que o tipo sanguíneo seria determinado pelo tamanho das hemácias e outros absurdos. Seu acesso de loucura acaba levando à morte uma pequena garotinha de nove anos e então Thackery finalmente compreende que chegou mesmo o momento de ir em busca de ajuda. Acaba sendo internado em uma clínica de recuperação com o falso nome de Crutchfield (que acabou sendo também usado para nomear o episódio). Na última cena há um momento de fino humor negro quando descobrimos que na clínica se tentava curar o vício em cocaína com doses de... heroína! Acredite se quiser! Isso me fez lembrar de um livro best-seller que fez muito sucesso anos atrás chamado "A Assustadora Historia da Medicina", de Richard Gordon. Até evoluir, a medicina realmente tentou e experimentou tratamentos que eram de fato bem assustadores. Pura tentativa e erro. Enfim, esse episódio que fecha a primeira temporada foi um dos melhores da série, mostrando mais uma vez o grande talento do diretor e roteirista Steven Soderbergh. Esse sabe realmente como fazer uma boa série de TV. / The Knick 1.10 - Crutchfield (EUA, 2014) Direção: Steven Soderbergh / Roteiro: Jack Amiel, Michael Begler / Elenco: Clive Owen, André Holland, Jeremy Bobb.

The Knick 2.01 - Ten Knots
O Dr. John W. Thackery (Clive Owen) continua sua luta contra o vício de cocaína. Como foi mostrado no episódio anterior ele começou a ser tratado dessa dependência com... heroína! Coisas de um tempo em que a medicina ainda engatinhava, um festival de horrores para falar a verdade. Ao visitá-lo, seu colega de profissão, o Dr. Everett Gallinger (Eric Johnson), descobre que ele está pior do que nunca, completamente surtado, tendo alucinações e sofrendo de delírios. Além da paranoia começa a ver a garotinha que morreu em suas mãos na sala de operação enquanto operava com a mente cheia de drogas. Diante daquela situação horrenda Everett resolve então colocar em prática uma solução radical para a situação. Ele resolve retirar John da clínica de forma clandestina e o leva até seu veleiro. Amarrando Thackery ele pretende dar um choque de reabilitação no amigo. Obviamente que a crise de abstinência bate forte, mas Everett acredita que está no caminho certo. Apenas a desintoxicação completa daquelas drogas salvariam sua vida. John obviamente surta mais uma vez e até tenta agredir Everett, porém aos poucos vai percebendo que a agonia de ficar sem suas doses diárias vai diminuindo com o tempo. Everett também lhe propõe um desafio para ajudar a passar o tempo, desviando o pensamento de John das drogas. O desafia a aprender dez complicados nós de marinheiro, já que eles estão em alto mar. Se conseguir ele o levaria de volta a Nova Iorque. Mais amena é a paixão que a enfermeira Lucy Elkins (Eve Hewson) nutre por John. Ela não consegue esquecê-lo de jeito nenhum, é um amor que foge da razão. Mesmo com todos os problemas pela frente, ela não consegue deixar de pensar em seu querido amado e fica desesperada quando descobre que ele sumiu da clínica. O amor realmente é lindo e supera todos os desafios e barreiras... Temos aqui o primeiro episódio da segunda temporada, mais uma vez de excelente nível. O sucesso da primeira temporada tem permitido ao diretor e roteirista Steven Soderbergh caprichar cada vez mais, tudo resultando em uma das melhores séries da atualidade. / The Knick 2.01 - Ten Knots (EUA, 2015) Direção: Steven Soderbergh / Roteiro: Jack Amiel, Michael Begler / Elenco: Clive Owen, André Holland, Jeremy Bobb, Eve Hewson, Eric Johnson.

The Knick 2.02 - You're No Rose
O Dr. John W. Thackery (Clive Owen) volta ao trabalho no hospital. Viciado em cocaína e heroína, ele garante à direção do Knick que está apto para voltar como chefe da cirurgia. O problema é que a confiança já não é mais a mesma de antes. Quem fica muito feliz com sua volta é a enfermeira Lucy Elkins (Eve Hewson). Ela é completamente apaixonada por ele e no passado fez de tudo por esse que ela considera o grande amor de sua vida. Thackery porém tem outros planos e já em seu primeiro reencontro com Lucy a diz que não a ama e que só teria ficado com ela no passado porque estava sob efeitos de drogas pesadas. A rejeição amorosa deixa Lucy arrasada. Para complicar ainda mais ela recebe a visita de seu pai, um pastor evangélico. Ele quer saber como vai Lucy, como é a sua rotina e sua vida. Enquanto isso o Dr. Algernon Edwards (André Holland) resolve contar a Thackery que está sofrendo de um sério problema de visão e que ele poderia comandar uma cirurgia experimental para tentar curá-lo. Uma má ideia. Apesar de estar afastado das drogas, Thackery ainda tem alucinações, inclusive com a de uma garotinha que morreu em suas mãos durante uma operação mal sucedida. Sofrendo de abstinência ele também está prestes a sofrer uma recaída, principalmente quando resolve ir a um bar cheio de prostitutas perto do caís de Nova Iorque. Lá a oferta de drogas é farta, colocando em risco seus desejos de se manter limpo. Mais um bom episódio de "The Knick". Se você gosta de séries médicas essa tem vários aspectos singulares, diferenciados, é bem escrita, atuada e tem um contexto histórico dos mais interessantes. Outra que recomendo sem receios. / The Knick 2.02 - You're No Rose (EUA, 2015) Direção: Steven Soderbergh / Roteiro: Jack Amiel, Michael Begler / Elenco: Clive Owen, André Holland, Jeremy Bobb, Eve Hewson.

The Knick 2.03 - The Best with the Best to Get the Best
Depois de um breve período em que conseguiu ficar longe das drogas, o Dr. John W. Thackery (Clive Owen) tem uma tremenda recaída. Dessa vez ele não se contenta em apenas usar cocaína ou heroína, pelo contrário, ele resolve fundir ambas numa mistura que futuramente seria conhecida como Speedball, um explosão química, fatal em muitos casos. E é assim, alucinado e viciadão, que ele começa a pesquisar para tentar achar a cura de uma doença que matou muitos no começo do século XX nos Estados Unidos: a sífilis. Curiosamente o Brasil inclusive passa por uma epidemia dessa antiga DST nos dias de hoje. Pois bem, na outra linha narrativa a enfermeira Lucy Elkins (Eve Hewson) resolve confessar todos os seus pecados em um culto protestante. Detalhe 1: seu pai é o pastor da igreja. Detalhe 2: sua confissão é tão cheia de coisas pesadas (como sexo, drogas e depravação de todos os tipos) que seu pai fica furioso pois acredita que foi humilhado perante todos os seus seguidores! Afinal se a filha dele é uma depravada, como ele pode indicar o caminho da salvação para os outros? Ao invés de lhe dar a eterna e infinita misericórdia de Deus o que ele faz nos bastidores? Promove uma agressão física contra a própria filha! Socos e pontapés para todos os lados. Por falar em evangélicos descontrolados esse episódio ainda tira outra casquinha ao mostrar um juiz protestante completamente parcial e colérico que resolve descontar seu fanatismo religioso contra uma freira católica que vai a julgamento. Por fim, fechando o episódio, o Dr. Algernon Edwards (André Holland) é surpreendido pela chegada de uma mulher a casa de seus pais se dizendo ser sua esposa! O pior é que ela não fala nada além da pura e cristalina verdade. Durma-se com um barulho desses. / The Knick 2.03 - The Best with the Best to Get the Best (EUA, 2015) Direção:  Steven Soderbergh / Roteiro: Jack Amiel / Elenco: Clive Owen, André Holland, Jeremy Bobb.

The Knick 2.04 - Wonderful Surprises
A medicina era qualquer coisa de brutal no começo do século XX. Usando pouco método científico e seguindo mais na linha da tentativa e erro os médicos de Nova Iorque procuravam por curas para doenças que matavam muitos na época como a terrível sífilis (uma doença sexualmente transmissível). Assim o Dr. John W. Thackery (Clive Owen) resolve aumentar artificialmente a temperatura de uma paciente após usar essa mesma técnica em porcos. O objetivo é destruir os vírus com o aumento da temperatura corporal. Nos animais deu certo, realmente o aumento de temperatura interna eliminou as doenças, mas em seres humanos a coisa toda desanda para o desastre completo. Um detalhe do roteiro desse episódio também traz um aspecto bem curioso das relações sociais dos membros da elite daqueles tempos. O motorista da ambulância do hospital resolve chantagear um grupo de mulheres ricas da sociedade. Todas elas abortaram usando da ajuda de uma freira, religiosa essa que está prestes a ser condenada. Dessa maneira ou elas a ajudam a escapar da cadeia ou então ela contará tudo o que sabe no tribunal. Em pouco tempo a justiça resolve absolvê-la, mostrando que o sistema judiciário americano nunca foi a maravilha que todos sempre pensaram. Pequenas e grandes corrupções já eram comuns naqueles tempos distantes. / The Knick 2.04 - Wonderful Surprises (EUA, 2014) Direção: Steven Soderbergh / Roteiro: Jack Amiel, Michael Begler / Elenco: Clive Owen, André Holland, Jeremy Bobb.

The Knick 2.05 - Whiplash  
O Dr. Dr. John W. Thackery (Clive Owen) realiza uma pesquisa para vencer o vício em morfina. Ele pensa ter localizado no cérebro humano a exata localização onde se cria essa dependência. Assim, em sua forma de entender a questão, basta tirar um pedaço desse lugar para que o paciente fique curado do vício em drogas! Claro que sob o ponto de vista atual isso é um absurdo científico, mas naquela época tudo era possível em termos de pesquisa. Assim ele arranca uma parte do cérebro do pobre paciente e essa fica completamente catatônico, lobotomizado. Enquanto isso a enfermeira gatinha Lucy Elkins (Eve Hewson) começa a aceitar os galanteios de um médico do hospital. Ela o acha meio devagar, mas pelo fato do sujeito ser um médico bem posicionado pode ser uma boa ideia se envolver com ele. Por fim o hospital precisa atender uma grande demanda de pacientes que chegam de uma explosão ocorrida na construção do metrô de Nova Iorque. / The Knick 2.05 - Whiplash (Estados Unidos, 2015) Direção: Steven Soderbergh / Roteiro: Steven Katz, Jack Amiel / Elenco: Clive Owen, André Holland, Jeremy Bobb.

The Knick 2.06 - There Are Rules
Nesse episódio o Dr. John W. Thackery (Clive Owen) vai até um parque de diversões, daqueles com atrações bizarras, bem populares no começo do século XX. Nessa noite em especial ele acaba conhecendo duas irmãs siamesas, expostas como aberração para curiosos. Ele resolve ajudá-las. Ao examinar as garotas vê que elas possuem órgãos internos independentes, com exceção do fígado. Isso significa que uma cirurgia de separação poderia ser realizada. O problema é que as jovens são praticamente escravas de um imbecil, um sujeito asqueroso que alega ter "comprado" as duas (olha o absurdo completo!) em uma viagem à Rússia. O máximo da barbaridade. Assim Thack pede que um dos empregados do hospital resgate as garotas, dando uma tremenda surra no canalha. Nesse episódio também vemos a morte da mãe de um dos cirurgiões do hospital. Ela está com um ofensivo câncer no esôfago (tudo mostrado em cenas fortes!). A cirurgia usando corrente eletrônica (um método experimental) se torna um completo fracasso, com a morte da paciente. Em tempos como aqueles a medicina ainda procurava um caminho seguro a seguir, com muitos experimentos que na maioria das vezes acabava em mortes na sala de cirurgia. Uma triste realidade. A ciência como todos sabemos, pode sim, ser bem assustadora. Por fim esse episódio tem uma cena bem, digamos, peculiar, quando a enfermeira Lucy Elkins (Eve Hewson) masturba um dos diretores do hospital para receber o convite de um baile beneficente! Pois é, não está fácil para ninguém mesmo! / The Knick 2.06 - There Are Rules (Estados Unidos, 2015) Direção: Steven Soderbergh / Roteiro: Jack Amiel, Michael Begler / Elenco: Clive Owen, André Holland, Jeremy Bobb.

The Knick 2.10 - This Is All We Are
Episódio final da série "The Knick" de Steven Soderbergh. No geral foi uma boa série, muito bem produzida, com roteiros caprichados, tudo para mostrar aspectos da medicina no começo do século XX. Tudo se passa em um hospital de Nova Iorque, apelidado pelos moradores justamente de "Knick". O personagem central sempre foi o médico cirurgião Dr. John W. Thackery (Clive Owen). Alucinado, viciado em morfina e cocaína, ele ainda assim conseguia ser um excelente profissional. Nesse episódio final temos uma apoteose digna de seu carisma. Ele precisa passar por uma cirurgia e pensa adotar uma nova técnica desenvolvida por ele mesmo. O problema é que os demais médicos do hospital não saberiam usar esse procedimento. Sem pensar duas vezes o Dr. Thackery decide se operar!!! Isso mesmo, usando de espelhos ele decide fazer a cirurgia em si mesmo! Simplesmente bizarro. O curioso é que o roteiro deixa uma situação em aberto. Tackert desmaia na sala de cirurgia, mas nunca fica claro se ele apenas perdeu a consciência ou se morreu mesmo. Como se trata do último episódio penso que ele morreu de fato. Foi um final justificado para um médico que sempre teve um ego descomunal. / The Knick 2.10 - This Is All We Are (Estados Unidos, 2015) Direção: Steven Soderbergh / Roteiro: Jack Amiel, Michael Begler / Elenco: Clive Owen, André Holland, Jeremy Bobb, Juliet Rylance, Eve Hewson, Michael Angarano.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Drama & Romance
    Guia de Episódios - The Knick - Primeira Temporada

    ResponderExcluir
  2. Review adicionado:
    The Knick 2.06 - There Are Rules

    ResponderExcluir
  3. Série The Knick - Texto Compilado
    Pablo Aluísio
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir