quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

The Time of My Life - Patrick Swayze

The Time of My Life - Patrick Swayze
Esse foi o livro escrito pela esposa do ator Patrick Swayze após sua morte. Ela resolveu creditar como co-autor o próprio Swayze, mas sabemos que ele já não tinha condições de saúde para realizar um trabalho como esse. Assim Lisa Niemi resolveu prestar essa sua última e singela homenagem ao marido. Sinceramente falando ele deixa um pouco a desejar em certos aspectos. Por exemplo, se você é acima de tudo um fã de cinema que está em busca de detalhes sobre todos os filmes e a carreira de Patrick Swayze aconselho a não adquirir o livro. Esse texto certamente não foi feito ou pensado sobre essa ótica. Isso porque Lisa não está em nenhum momento preocupada em fazer de sua obra literária um imenso review de seus filmes. Longe disso. Como era de se esperar ela optou por contar sua vida amorosa e sentimental ao lado do ator falecido. Sob esse ponto de vista se trata de um texto muito humano e tocante que traz em si uma história trágica porém ao mesmo tempo bela, mostrando as mudanças de personalidade de um ator famoso de cinema que a despeito de seu grande ego precisou rever todos os princípios que norteavam sua auto imagem para finalmente encarar a mortalidade após descobrir que estaria sofrendo de um câncer incurável de pâncreas. Lisa é muito honesta em seu retrato do marido. O próprio Swayze teria pedido a ela que não contasse ou inventasse um conto de fadas, mas sim uma obra real, mostrando os altos e baixos de um relacionamento turbulento de duas pessoas reais, que sofreram e amaram juntas por longos anos.

Os filmes estão lá, porém como pano de fundo da vida a dois do casal. No começo do relacionamento entre eles o ator ainda estava embriagado pela juventude e por sonhos de que um dia seria um grande astro. Jovem, bonito e bem sucedido nas telas, ele aparece como um ególatra de si mesmo. Um Narciso cheio de si! Nas décadas de 1980 e 1990 Patrick Swayze foi um dos principais galãs do cinema americano. Assediado pelas fãs, ele demorou bastante para colocar os pés finalmente no chão. Envaidecido de seus sucessos, vaidoso e até narcisista, foi muito complicado para Lisa chegar até o seu coração. Ela afirma no livro que uma de suas maiores surpresas ao conhecer o ator foi perceber que ele tinha uma profundidade admirável para um homem tão bonito! Ela até assume um certo preconceito contra homens belos em geral ao dizer que eles geralmente não costumam possuir muito conteúdo ou inteligência. Swayze era uma exceção, pois aliava um bom visual com uma vida espiritual rica e interesses múltiplos pelas artes, cultura e literatura. Sua grande paixão porém era a dança, algo que abriria as portas do sucesso com o musical "Dirty Dancing". Em entrevista Lisa chegou a confessar: "Um homem bonito e inteligente como aquele?! Nenhuma mulher com juízo pode deixar um homem daqueles passar em branco em sua vida! Tem que lutar muito por esse amor".

Ela também resolveu não poupar o lado menos glamoroso do marido. Patrick Swayze tinha um sério problema com bebidas, algo que chegou quase a destruir o relacionamento com a esposa. O ator só teria reconhecido que tinha algo muito errado com ele quando quebrou todo um quarto de hotel em San Francisco. Estava completamente embriagado. Nesse dia ele finalmente reconheceu que era um alcoólatra e que precisava de ajuda. O apoio, como sempre, veio com Lisa, que como todas as grandes mulheres estava sempre disposta para salvar sua vida mais uma vez. Não se sabe ao certo se o abuso por anos e anos teve alguma influência sobre o câncer que o matou, porém quando recebeu a terrível notícia que iria morrer em pouco tempo ele demonstrou grande coragem com o que o destino lhe reservara, olhando fixamente para Lisa, dizendo com todas as palavras que não tinha medo de morrer. O livro vai por esse lado mais privado, diria até íntimo. Há uma sincera disposição de Lisa em mostrar todos os ângulos da personalidade de Swayze, tanto os positivos como os negativos. Para quem chegou a curtir os filmes de Swayze a leitura se torna muito prazerosa por revelar aspectos de sua intimidade. Já para os que apenas querem conhecer uma bela história de amor o livro se torna mais do que recompensador.

Pablo Aluísio.

2 comentários:

  1. ola gostei da resenha e queria saber como faço para ter o livro em portugues

    ResponderExcluir
  2. Olá Juliane,
    Infelizmente até onde sei esse livro não foi lançado no Brasil, não existindo uma versão em português.
    Abraços, Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir