sábado, 9 de janeiro de 2016

Religulous

Título Original: Religulous
Título no Brasil: Sem Título Definido
Ano de Produção: 2008
País: Estados Unidos
Estúdio: Lions Gate Entertainment
Direção: Larry Charles
Roteiro: Larry Charles
Elenco: Bill Maher, Tal Bachman, Jonathan Boulden
  
Sinopse:
Documentário onde o comediante e ator Bill Maher, um ateu convicto, procura demonstrar o lado ridículo das religiões. Ao lado de uma pequena equipe de filmagem ele visita templos e igrejas, mostrando o lado histérico e monetarista dos evangélicos, a estranha história que deu origem à Igreja dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons), as loucuras da Cientologia e as contradições existentes entre a doutrina e a prática do Catolicismo Romano, tudo baseando-se em entrevistas de membros e ex-membros de todas essas vertentes religiosas. Documentário premiado pela Sitges - Catalonian International Film Festival na categoria de Melhor Filme de Não Ficção.

Comentários:
Se você estiver interessado em entender como funciona o modo de pensar de um ateu, uma boa dica é esse documentário americano dirigido pelo humorista de stand up Bill Maher. Católico de formação, ele resolveu deixar de acreditar em Deus após entender que tudo não passaria de uma invenção da mente humana. Para provar seu ponto de vista Bill e sua equipe resolveram percorrer os bastidores das mais populares religiões dos Estados Unidos. A proposta de Maher não é colocar um ponto final nesse polêmico assunto, mas sim mostrar o lado mais ridículo das igrejas americanas. Assim ele procura entrevistar líderes religiosos, seguidores e críticos das chamadas religiões institucionalizadas. Não deixa de ser interessante. Ao lado de um bem sucedido pastor ele se surpreende ao perceber que o tal sujeito defende a riqueza material como símbolo de bênção divina. Chega ao ponto de defender um Jesus histórico rico, cheio de posses e se vestindo com as melhores roupas de sua época. Depois conversa com ex-membros da Igreja Mórmon e expõe a estranha doutrina da religião que afirma que um americano chamado Joseph Smith teria sido visitado pelo próprio Jesus que o teria revelado ter estado na América antes da chegada do colonizador europeu, para pregar para judeus que viviam nas terras do novo continente. 

Depois fica pasmo ao saber que os Mórmons batizam pessoas mortas (como Hitler e Stálin) e que acreditam que Deus seria uma pessoa de 1,89 de altura vivendo em uma galáxia distante. Os cientologistas também não escapam da acidez de Maher, principalmente pelo fato de acreditarem que todos os seres humanos carregam ETs em seus próprios corpos e que são fruto de um Império Intergaláctico que já dura 80 trilhões de anos! O mais curioso é que o ex católico Bill Maher em seu documentário acabou encontrando as pessoas mais sensatas justamente em sua antiga religião. Ele bate um excelente papo com o astrônomo do Vaticano que tenta lhe explicar que religião e ciência podem sim andar juntas. Depois encontra um bem humorado padre na praça de São Pedro (um dos momentos mais divertidos do documentário). Em suma, embora teologicamente bem vazio (já que seu realizador não tem muito conhecimento dos assuntos que trata em seu filme), o documentário não deixa de ser divertido. Só não deixe de perceber que o texto é bem maniqueísta e em certos casos mal intencionado, sempre tentando retratar as pessoas religiosas como incultas ou estúpidas (a entrevista com o senador americano é bem óbvia nesse aspecto). Mesmo assim, tirando esses deslizes, até que não deixa de ser um programa interessante.

Pablo Aluísio.

8 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★
    Produção: ★★
    Roteiro: ★★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.0

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Pablo, eu assisti esse documentário e é o seguinte: da mesma forma que, para mim, racionalmente não há como Deus não existir, até por conta dos Beija-flores, como você já disse, por um outro lado, nem a Bíblia, nem quaisquer religiões suportam nenhum tipo de abordagem lógica e parecem realmente uma ficção mal amarrada.

    PS. Sobre o Bill Maher ter pouco conhecimento de Teológico, minha mulher estuda Teologia, e, sinceramente, esse "estudo" me parece mais uma doutrinação, ou algo como estudar Astrologia.

    ResponderExcluir
  3. Dependendo da instituição que ensina teologia realmente tudo pode se resumir em uma doutrinação ideológica, concordo com você. Isso é bem mais óbvio entre evangélicos. Muitas vezes se ensina mais ódio contra o catolicismo do que o próprio evangelho em si. Claro que nesse tipo de situação a carga ideológica é muito acentuada.

    ResponderExcluir
  4. E só completando: Eu penso que ter um sentimento religioso é importante, porém religião pode se tornar uma arma também, bem perigosa, quando se perde a noção do bom senso. O importante é ter equilíbrio e o mais importante de tudo: fugir do fanatismo e do ódio sempre que o identificar em qualquer tipo de grupo religioso.

    ResponderExcluir
  5. Falando mais um pouco do filme, as pessoas religiosas que dão entrevistas ao Bill Maher, ou são inocentes ao nível da debilidade mental ou são totalmente mal intencionadas.
    Ali só dois entrevistados conseguem pensar com clareza, o Padre formado em Astronomia e o Padre Sênior entrevistado em frente ao Vaticano.
    Aquele Jesus "reencarnado", o Ex-Gay, e o Pastor do Jesus rico parecem loucos.

    Aquela risadinha inoportuna do Bill Maher em várias partes do filme da tanta vergonha alheia quanto as bobagens carolas de certos entrevistados.

    ResponderExcluir
  6. Figuras ridículas. Como eu disse, primeiro bom senso e equilíbrio, depois o resto. Dos entrevistados o que mais me surpreendeu foi o pastor evangélico. Como você mesmo escreveu, ou ele é um completo imbecil que sequer conhece o evangelho ou então é mais um picareta atrás de dinheiro de seus fiéis. O sujeito ignorou solenemente a própria mensagem de Jesus e pelo menos nesse trecho o Bill Maher mostrou ter muito mais conhecimento do que o religioso. O senador também é uma piada, um típico espertalhão.

    ResponderExcluir
  7. Pablo, outro dia eu acho que te desanimei um pouco em relação ao andamento futuro do The Blacklist, mas agora vou te aguçar o apetite. Acabei de assistir os episódios 9 e 10 da terceira temporada em que uma historia é apresentada em duas partes nestes dois episódios. Em termos de roteiro, carisma dos personagens e, até, ação, filme de cinema não pega.

    ResponderExcluir
  8. Blacklist é uma das séries que pretendo seguir em frente. Não sei quando chegarei na terceira temporada, talvez lá por 2020, mas enfim... a esperança é a última que morre! rsrsrsrs

    ResponderExcluir