domingo, 3 de janeiro de 2016

Snoopy & Charlie Brown: Peanuts, o Filme

Pela importância e história até que demoraram demais para lançar essa animação em grande estilo, celebrando a imortal criação de Charles M. Schulz. Quem conhece sabe que o grande segredo da turma do Charlie Brown para ser até hoje tão cultuada vem da riqueza interior de todos os personagens. Todos eles foram inspirados em pessoas reais e até no próprio criador (na verdade o garotinho tímido, inseguro e desajeitado Charlie Brown nada mais era do que um alter ego de Schulz). Lucy, por exemplo, era baseada na primeira esposa do cartunista, uma mulher mandona, dominadora e que o aconselhava constantemente a ir procurar um analista (o que lhe valeu nas tirinhas a irônica função de dar conselhos aos demais personagens, todos aliás completamente sem noção). Na verdade ele não gostava dela, tanto que se separou após alguns anos de um casamento sem amor. Já Patty Pimentinha era a própria prima de Schulz, uma garota que se comportava como um menino, que jogava bola com eles e era considerada quase um garoto também (isso explicaria seu jeito meio hippie nas tirinhas). Agora a melhor criação de Schulz foi realmente a Garotinha Ruiva, inspirada no grande amor de sua vida. Assim como Charlie Brown era perdidamente apaixonado por ela, Schulz o era por Donna Mae Johnson, a jovem ruiva que o inspirou. Infelizmente ele foi rejeitado e desse amor não correspondido veio provavelmente tudo o que vemos em sua criação.

Nessa nova animação os roteiristas foram muito felizes em sintetizar quase 50 anos de criação do mestre Charles M. Schulz em apenas pouco mais de 70 minutos de duração. Nada faltou. Estão lá a paixão platônica de Charlie Brown pela Garotinha Ruiva, os sonhos literários do esperto Snoopy, as trapalhadas de toda a turma, a professora com voz de trombone... Quem acompanhou os inesquecíveis filmes animados realizados nas décadas de 1970 e 1980 (como por exemplo "Feliz Aniversário Charlie Brown" ou "Algum Dia Você Irá Encontrá-la, Charlie Brown") vai ter uma sensação nostálgica boa da infância. Esses desenhos animados, praticamente todos eles assinados por Bill Melendez (que também dublava o próprio Charlie Brown), talvez sejam a grande referência para esse novo filme, com a diferença básica que aqueles foram realizados de forma tradicional e aqui temos tudo em computação gráfica (não precisa se preocupar, tudo é de muito bom gosto). No final das contas a humanidade de todos os personagens desse universo explica seu sucesso geração após geração e isso certamente não falta nessa nova animação. É sempre um prazer nostálgico delicioso rever essa turma novamente.

Snoopy & Charlie Brown: Peanuts, o Filme (The Peanuts Movie, Estados Unidos, 2015) Direção: Steve Martino / Roteiro: Bryan Schulz, Craig Schulz, baseados na obra original criada por Charles M. Schulz / Elenco: Noah Schnapp, Bill Melendez, Hadley Belle Miller / Sinopse: Charlie Brown (Bill Melendez) é um garotinho inseguro, tímido e bem desajeitado. Nada parece dar muito certo para ele. Apenas seu cachorrinho e eterno amigo Snoopy o compreende. Sua vida muda completamente quando uma nova vizinha muda para a casa ao lado. Ela é uma linda Garotinha Ruiva que faz Charlie Brown ficar completamente apaixonado. Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Animação.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★★
    Elenco: ★★★★
    Produção: ★★★★
    Roteiro: ★★★★
    Cotação Geral: ★★★★
    Nota Geral: 8.9

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir