segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Mark Hamill - Star Wars: Episode VII

Interpretar um personagem muito marcante pode ser desastroso na carreira de um ator. Que o diga Mark Hamill. Ainda bastante jovem ele foi escolhido por George Lucas para interpretar Luke Skywalker no filme "Guerra nas Estrelas" de 1977. Conforme disse em entrevistas, nem ele e nem o resto do elenco tinham sequer ideia, naquela altura das filmagens, do fenômeno que "Star Wars" iria se transformar nas décadas seguintes. Na verdade os atores até brincavam no set sobre o roteiro de Lucas, que muitos sequer conseguiam entender direito. Os diálogos eram estranhos demais para serem levados à sério. Para o veterano Alec Guinness estrelar aquele "filme espacial" era o fim da picada, uma amostra de que sua outrora maravilhosa carreira tinha realmente chegado ao fim. Durante o trabalho ele chegou a dizer para Hamill que o filme era um lixo.

Só depois quando tudo ficou pronto e Lucas e sua equipe técnica colocaram todos os maravilhosos efeitos especiais é que finalmente Hamill descobriu que havia trabalhado em um filme realmente fenomenal. Depois do estrondoso sucesso de bilheteria veio a fama, a consagração e o sentimento de ser um verdadeiro popstar do mundo do cinema, pelo menos até o lançamento de "O Retorno de Jedi" em 1983. Só a partir desse ponto o ator entendeu o que havia acontecido. Nenhum estúdio de cinema o contratava mais, simplesmente porque ele ficara tão associado ao Jedi Luke Skywalker que nenhum produtor conseguia enxergar nele um bom ator. Muitos acreditavam que o público não iria conseguir mais dissociar sua imagem de "Star Wars". Excelentes filmes lhe foram negados porque o estúdio acreditava que ele não seria convincente atuando em outros papéis. Nem mesmo quando conseguiu atuar no hoje clássico "Agonia e Glória" escapou do veneno da crítica. Em uma delas, publicada no New York Times na época de lançamento do filme, tudo o que se disse de seu trabalho de atuação foi  que "Luke Skywalker poderia agora ser encontrado em um filme da II Guerra Mundial". Isso claro magoou bastante Hamill que a partir dali passou por uma fase complicada, ficando praticamente no ostracismo.

Como George Lucas queria contar as origens da saga nos outros três filmes seguintes, Hamill foi deixado de lado na nova trilogia. Essa, apesar de ter alguns poucos bons momentos, nunca conseguiu convencer os fãs. O próprio George Lucas passou por aborrecimentos enormes, justamente por causa da péssima recepção da nova trilogia. Olhando para trás realmente não foram filmes marcantes, pior do que isso, nem foram filmes bons. Os efeitos digitais envelheceram mais do que os analógicos da primeira trilogia e bobagens como o insuportável Jar Jar Binks acabaram virando uma (péssima) marca registrada dessas produções. Enquanto "Star Wars" afundava entre público e crítica, o ator fez o possível para ficar vivo artisticamente. Desceu do cavalo e foi atrás de trabalho como muitos outros atores desempregados. Sem medo de ser ridicularizado pela classe ou sofrer algum tipo de preconceito dos colegas de profissão ele topou participar das primeiras convenções de quadrinhos e cultura pop, falando com os fãs de "Star Wars" nos encontros, fazendo palestras, dando entrevistas, sendo realmente um colega nerd de todo aquele público que lotava esse tipo de evento. Ele havia recuperado a humildade e isso o deixou bem mais próximo dos fãs da saga.

Também encarou a dublagem, algo que o manteve sempre em evidência dentro do mundo mais nerd. Dublou desenhos do "Incrível Hulk" e "Homem-Aranha" nos anos 90 e acabou criando a voz definitiva do Coringa na série animada do Batman na Warner, papel que repetiu em vários outros desenhos com os famosos personagens da DC Comics. Também aceitou convites para dublar inúmeros games, rompendo um velho preconceito de que esse seria um trabalho indigno para um astro de cinema. Depois dele várias outras estrelas aceitaram trabalhar na indústria de games dos Estados Unidos. Enquanto Harrison Ford ia estrelando um grande sucesso de bilheteria atrás do outro, Mark foi se destacando no mundo das animações de TV, nos videogames e nos quadrinhos também. Tudo cultura pop, mundo nerd. Infelizmente tão marcado ficou como Luke que parecia haver pouco (ou nenhum) espaço para ele no mundo do cinema novamente. Quando surgia alguma oportunidade era quase sempre para interpretar uma paródia de si mesmo como em "O Império (do Besteirol) Contra-Ataca" de Kevin Smith. Agora em 2015 o injustiçado Mark Hamill finalmente retorna ao sucesso com o mega lançamento de "Star Wars: O Despertar da Força". Sob direção de J.J. Abrams ele tem recebido alguns dos melhores elogios de toda a sua longa carreira. Um reconhecimento tardio, porém muito bem-vindo. A redenção só poderia ter vindo mesmo através do grande personagem que o consagrou no passado. O mundo dá voltas.

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. Pablo, me desculpe não concordar totalmente com seu post, porque eu acho que o que levou o Mark Hamill ao longo ostracismo foi:

    1- O Mark Hamill dar o azar de ser o protagonista em um filme que o ainda jovem Harrison Ford era coadjuvante. O fantástico carisma do Ford esmagou o fraco Hamill e o tornou de protagonista em um inexpressivo coadjuvante.

    2- O acidente que sofreu entre o primeiro e o segundo Star Wars e que destruiu o seu rosto deixando-o ainda mais incapaz do que já era de expressar emoções, fora o fato que prejudicou a beleza do seu jovem rosto e isso em cinema é o fim.

    E defesa do Hamill tem o que você já disse: ninguém ali sabia que estava participando em um dos filmes mais icônicos da historia do cinema mundial e ele sendo tão jovem sabia menos ainda.

    ResponderExcluir
  2. Esses são outros fatores que, aliados ao que escrevi, acabaram com a carreira dele no cinema por longos anos. O seu comentário é no fundo um grande acréscimo ou complemento ao post. E você tem razão sobre o que escreveu. Só posso agradecer pelas informações adicionais.

    ResponderExcluir
  3. Off Topic: Pablo, só uma curiosidade: você já ouviu um gravação com o Elvis cantando Lady Madonna do Paul McCartney? Eu nunca tinha visto. É real ou é algum imitador?

    ResponderExcluir
  4. Sim, conheço. Versão real, na verdade um ensaio gravado em 1971. Foi lançado pela primeira vez no box Essential Elvis 70´s. Uma versão bem interessante.

    ResponderExcluir
  5. Ouça no youtube (no CD não existem essas palmas uma vez que é uma versão de estúdio e não ao vivo, um ensaio com a TCB Band).

    https://www.youtube.com/watch?v=ueAGOFYkq3w

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Pablo, vou ouvir.

      PS. Deixei um comentário no Music AfterMath

      Excluir