segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

X-Men Origens: Wolverine

Após o sucesso da trilogia original que adaptava as aventuras dos heróis Marvel X-Men para o cinema era natural que o estúdio investisse mais uma vez em um novo longa. Como a estória da trilogia já estava devidamente concluída e bem fechada em si criou-se a idéia de trazer o mais carismático personagem do universo X-Men para um filme solo, focando tudo apenas em sua figura. Claro que estamos falando de Wolverine, que também no mundo dos quadrinhos ganhou um título próprio apenas com suas aventuras. Inicialmente os fãs adoraram a idéia, até porque o ator Hugh Jackman que havia interpretado tão bem o personagem na trilogia inicial seria mantido nessa nova produção. O roteiro contaria a estória do surgimento de Wolverine, desde os seus primórdios, detalhando sua origem. Tudo corria muito bem no projeto Wolverine. Os primeiros sinais de que algo sairia errado surgiram com o anúncio do nome do diretor Gavin Hood que nunca havia dirigido um filme de super-herói antes. Cineasta especializado em dramas como “Infância Roubada” sua escolha se revelaria um erro pois ele definitivamente não soube dar o timing certo ao filme que se tornou pesado, cansativo e o pior, bem chato em algumas partes.

O fato é que Wolverine, como não poderia deixar de ser, fez sucesso de bilheteria mas não agradou a praticamente ninguém. O roteiro mostrou-se pouco eficaz com excesso de idas e vindas em sua estória, que se revela confusa em certos aspectos e pouco atraente. O excesso de tramas paralelas sendo contadas ao mesmo tempo acaba cansando o espectador. O resultado assim se mostrou muito disperso. O pior é que para uma produção de 150 milhões de dólares Wolverine decepciona na questão técnica. O filme não enche os olhos em nenhum momento e em certas passagens mais lembra um filme B de baixo orçamento, tipicamente daqueles que vão parar diretamente no mercado de venda direta ao consumidor. Nenhuma cena de efeitos digitais é particularmente bem feita ou marcante. Victor Creed (Michael-James Olsen) também é um personagem bem chato para falar a verdade e não diz a que veio. A recepção foi tão fria e negativa que levou o estúdio a colocar a idéia de uma seqüência no armário. A franquia de Wolverine, planejada desde o início, também foi arquivada, pelo menos por enquanto. Assim o que sobra no final das contas é um filme que deixa a desejar em vários aspectos se tornando no máximo uma película de mediana para ruim. Certamente não agradará aos fãs de quadrinhos que ainda não assistiram ao longa e para os cinéfilos em geral não traz qualquer atrativo que justifique sua existência.

Wolverine (X-Men Origins: Wolverine, Estados Unidos, 2008) Direção: Gavin Hood / Roteiro: David Benioff, Skip Woods baseados no personagem criado por Stan Lee / Elenco: Hugh Jackman, Liev Schreiber, Danny Huston, Will i Am, Lynn Collins, Kevin Durand, Dominic Monaghan, Taylor Kitsch, Daniel Henney, Ryan Reynolds, Tim Pocock / Sinopse: Prequel que mostra as origens do personagem Wolverine do universo X-Men. Fruto de um projeto secreto do governo americano ele ganha ossos de adamantium o que lhe torna um ser praticamente indestrutível.

Pablo Aluísio.

Um comentário: