terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Agora e para Sempre

“Now Is Good” é um filme muito, muito triste. Isso não significa que seja ruim, pelo contrário. É uma produção muito interessante. A estória narra a luta de uma jovem inglesa que tenta levar sua vida em frente após ser diagnosticada com um agressivo câncer. Em plena adolescência ela tem que enfrentar toda essa situação de frente, com coragem e determinação. Ao mesmo tempo ela vai vivenciando as experiências típicas da idade, como o primeiro amor e os laços de amizade com sua principal amiga e confidente. Infelizmente tudo isso vem acompanhado da triste realidade de sua doença, que é terminal.  O problema se agravou porque ela, por livre e espontânea vontade, resolveu rejeitar o tratamento por quimioterapia pois a fazia passar muito mal. Assim ela prefere conscientemente viver menos mas privilegiando o pouco de qualidade de vida que ainda lhe resta. Pela sinopse já deu para perceber que estamos na presença de um daqueles dramas de tintas fortes. Não há outra definição pois tudo é muito triste e sofrido. O filme foi bem recebido em seu lançamento na Inglaterra (a produção é inglesa) e ganhou fartos elogios da imprensa britânica. De fato o tema da doença terminal da jovem é mostrado de forma muito delicada e sutil, sem apelações desnecessárias. Sabemos que ela não conseguirá superar sua doença mas isso não a impede de viver seus últimos momentos da melhor forma possível. Tentar ser feliz, acima de tudo. Para isso ela escreve uma lista das coisas que gostaria de fazer antes de morrer. Entre tantas coisas típicas de uma adolescente algumas dessas “tarefas” se sobressaem pela espiritualidade e bom humor e mostram que ela é de fato apenas uma adolescente com sonhos e anseios tão característicos nessa fase da vida.

Dakota Fanning  está muito bem no papel de Tessa, a jovem que sofre de leucemia e que por isso está com seus dias contados. Sua personagem é esperta, espirituosa e apesar da pouca idade procura levar a vida na normalidade. Para se ter uma idéia, uma das primeiras coisas que decide fazer após ser diagnosticada é largar a escola pois em suas próprias palavras “deve existir algum privilégio para doentes terminais”. Como se vê o humor negro britânico continua em alta! Seu partner em cena é um tanto quanto medíocre mas não compromete muito pois “Now is Good” pertence mesmo a Dakota. Esqueça aquela garotinha que você via em filmes de alguns anos atrás. Ela cresceu e mostra muito talento em cada momento que surge em cena. A direção também é extremamente correta, procurando abrir uma ponte de diálogo com os mais jovens.  Apesar do tema forte que pode entristecer alguns espectadores irei recomendar o filme e isso por algumas razões importantes. A primeira delas é conscientizar o público de que o drama mostrado na tela faz parte da vida de centenas de milhares de jovens que são diagnosticados com câncer todos os anos. Assim o filme expõe essa situação tão delicada – e da melhor forma possível, sem exageros melodramáticos e nem sensacionalismo. A segunda e mais importante razão é mostrar como nossa vida aqui nesse plano material é fugaz! Nunca se pode perder a consciência de que estamos de passagem nesse mundo. A vida muitas vezes se comporta como a areia que escorrega entre os dedos de nossas mãos. Por isso nunca a desperdice de forma leviana. Aprenda a cultivá-la da melhor forma possível. Saiba que a vida é um presente da natureza para você e se comporte como tal. Como a própria personagem principal do filme explica, a vida é feita de momentos e alguns desses momentos são preciosos. Por isso saiba sempre dar valor a cada um deles, todos os dias. A morte, por mais devastadora que seja, serve também para nos lembrar de quão preciosa é o milagre da vida! Essa é sem dúvida a grande lição desse filme.

Agora e para Sempre (Now Is Good, Inglaterra, 2012) Direção: Ol Parker / Roteiro: Ol Parker baseado no livro "Before I Die" de  Jenny Downham / Elenco: Dakota Fanning, Kaya Scodelario, Rose Leslie / Sinopse: Jovem adolescente é diagnosticada com leucemia, um agressivo tipo de câncer. Em estado avançado e com pouco tempo de vida ela tenta levar sua juventude com normalidade. Conhece e se apaixona por seu vizinho, um rapaz de bom coração. Agora sua luta será para viver bem o pouco tempo de vida que lhe resta.

Pablo Aluísio.

Um comentário: