domingo, 6 de janeiro de 2013

Wall-E

Não há motivos para duvidar que hoje vivemos a era de ouro da animação no cinema. A Pixar é o grande nome nessa retomada. Algumas de suas animações são verdadeiras obras primas. E não estou aqui categorizando, afirmando que são apenas obras primas de animação mas sim de cinema em geral. Algumas dessas obras estão à altura de qualquer filme convencional que se possa comparar. Dentre todas as animações a que considero a melhor, sem medo de errar, é justamente esse Wall-E. Poucas vezes assisti a tanto lirismo e poesia em forma de arte como aqui. É impossível ficar insensível ao que se passa na tela. O pequeno robô que fica para trás em um planeta atolado em lixo industrial é um dos grandes personagens da história da Pixar. Apesar de ser um mecanismo criado pelo homem ele tem muitos sentimentos humanos como amor, compaixão e solidariedade. Uma inteligência artificial fundada nos bons sentimentos. Wall-E é tão inovador em sua estrutura que em sua parte inicial sequer existem diálogos! É de arrepiar realmente! Logo tomamos consciência de que será impossível não se emocionar com a ternura das cenas. Perdido em um mundo que parece não ter salvação o pequeno robozinho consegue criar vínculos emocionais genuínos com o que existe ao seu redor, formado basicamente por objetos inanimados e pequenos insetos. O personagem logo mostra uma personalidade muito rica, cativando o espectador de forma absoluta. Simplesmente emocionante.

Tamanha qualidade foi reconhecida pelos principais prêmios de cinema mundo afora. Venceu o Oscar de Melhor Animação embora para falar a verdade merecesse até mais do que isso, pois deveria ter vencido o Oscar de Melhor filme mesmo. No Globo de Ouro nova premiação, dessa vez na categoria Melhor Filme Animado. No Bafta mais um prêmio. A única injustiça cometida nesse mundo de premiações foi não ter vencido o Oscar de Melhor Roteiro Original. Nesse aspecto acredito que realmente houve um certo preconceito pelo fato de ser uma animação e não um filme convencional, o que penso ser um absurdo sem tamanho. Dá para acreditar que não premiaram algo tão maravilhoso apenas por essa razão? Infelizmente é o que ocorreu. Outro ponto muito importante do argumento que merece destaque é o fato dele mostrar os dois lados da tecnologia. Ao mesmo tempo em que se torna uma ferramenta fantástica para a humanidade pode também se transformar numa camisa de força. Isso é muito bem representado pelos humanos que surgem no filme, todos obesos, todos imprestáveis para o trabalho, para a recuperação de seu próprio planeta que afinal se transformou em um grande depósito de lixo! Um futuro sombrio para todos nós. É o que sempre digo, algumas animações trazem mais conteúdo e mensagem do que muitas bobagens por aí. Wall-E é sem dúvida uma obra prima, um primor, uma maravilha sem precedentes. Se ainda não viu corra atrás!

Wall-E (Wall- E, Estados Unidos, 2008) Direção: Andrew Stanton / Roteiro: Andrew Stanton, Pete Docter, Jim Reardon / Elenco (vozes): Ben Burtt, Elissa Knight, Jeff Garlin, Fred Willard, MacInTalk, John Ratzenberger, Kathy Najimy, Sigourney Weaver, Lori Alan / Sinopse: Sete séculos no futuro, o planeta Terra está transformada num enorme depósito de lixo. Nesse mar de detritos e sujeira se encontra um pequeno robozinho programado para recolher os materiais deixados para trás pela humanidade, que agora vive no espaço cercada de todos os confortos que a tecnologia pode proporcionar. Cheio de sentimentos humanos o robozinho em breve embarcará numa grande aventura.

Pablo Aluísio.

Um comentário: