segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Mildred Pierce

Depois da consagração popular em Titanic a atriz Kate Winslet tem procurado se envolver em projetos ousados, intrigantes e de excelente nível cultural. Essa minissérie "Mildred Pierce" é um exemplo. É uma ótima adaptação do canal HBO do famoso romance da década de 1940 de autoria de James M. Cain. A trama gira em torno de Mildred Pierce (Kate Winslet) uma mulher que após várias adversidades em sua vida decide tomar as rédeas de seu próprio destino. Sem meios de sobrevivência resolve abrir seu próprio negócio, um restaurante. Lutando contra todos os problemas ela consegue enfim prosperar se tornando uma das mulheres mais bem sucedidas dos EUA. Dona de seu próprio nariz, sem depender de absolutamente ninguém, os únicos problemas que terá que enfrentar agora é a criação de sua filha rebelde Veda Pierce (Evan Rachel Wood) e o romance que tenta levar em frente com um playboy arruinado, Monty Beragon (Guy Pearce).

Como sempre a HBO capricha e muito em suas produções televisivas. Temos aqui uma excelente reconstituição de época. A atriz Kate Winslet está excepcionalmente muito bem no papel. Ela se despe de qualquer vaidade e encarna com perfeição a personagem principal, uma mulher que levou muitas bordoadas da vida mas que não se abateu por isso. Outro ponto positivo é o desenvolvimento do roteiro que acompanha as mudanças de costumes na sociedade americana ao longo das décadas. A minissérie também serve como ótimo programa para as mulheres que queiram abrir seu próprio negócio pois no fundo o argumento é sobre o empreendedorismo e os sonhos de Mildred Pierce, que ousou transformar em realidade suas idéias e seu projeto de vida. Achei inclusive paralelos interessantes com pessoas conhecidas de meu próprio círculo social o que demonstra muito bem que o filme pode servir de inspiração para quem tem planos de abrir seu próprio negócio e ir em frente. O resultado final de Mildred Pierce agradou bastante os críticos e o filme recebeu um festival de prêmios. Kate Winslet foi premiada como melhor atriz no Emmy, no Globo de Ouro e no Screen Actors. Guy Pearce e Evan Rachel Wood também foram premiados. A minissérie também levantou o Emmy e o Globo de Ouro de Melhor Minissérie do ano. Então o que você está esperando? Corra para assistir.

Mildred Pierce (Mildred Pierce, Estados Unidos, 2012) Direção: Todd Haynes / Roteiro: Todd Haynes, Jon Raymond / Elenco: Kate Winslet, Guy Pearce, Evan Rachel Wood, Melissa Leo / Sinopse: Mildred Pierce (Kate Winslet) é uma garçonete sem muitas perspectivas de vida que decide acreditar em seus sonhos  ao abrir um restaurante.

Pablo Aluísio.

Um comentário: