domingo, 9 de dezembro de 2012

Calafrios

Basicamente se trata de uma espécie de "Jogos Mortais" argentino. Explico. Dois velhos torturadores do antigo regime militar daquele país resolvem alugar uma velha casa para continuar sua série de torturas pois são sádicos e adoram infringir sofrimento alheio. O alvo escolhido são jovens argentinos que respondem a pedidos de encontros em fóruns de bate papo na Internet. Assim as garotas são atraídas até o local e lá sofrem todos os tipos de torturas promovidas pela dupla sinistra. Há de tudo, choques elétricos, mutilação e um método que eles acreditam ser muito eficiente: passam Nitroglicerina (um líquido altamente explosivo) pelos corpos das jovens que assim ficam completamente imobilizadas pois se ousarem se mexer acabam explodindo. Lá pela segunda metade do filme ainda aparecem um grupo de jovens que vivem acorrentadas no porão da velha casa soturna. Elas mais parecem Zumbis sedentos por carne humana, tal sua fome e estado precário.

Calafrios não chega a empolgar. O filme é bem curtinho e vai direto no ponto. As cenas de gore são exploradas mas não até suas últimas consequências. Há uma decapitação e vários ataques com ácido mas a falta de intimidade do cinema argentino com o gênero terror não deixa a coisa ficar mais explícita. De certa forma a produção evita mostrar em detalhes o resultado das torturas, provavelmente porque não dominam as técnica mais avançadas de efeitos e maquiagem. No saldo geral é apenas um filme curioso por ser argentino e por ter a coragem de realizar algo assim tão "americanizado". Como eu já disse "Jogos Mortais" é uma referência, embora aqui os torturadores não tenham a sofisticação de Jigsaw. No saldo geral até dá para assistir - e quem sabe até se divertir, mas não é algo que vá fazer falta em sua coleção de filmes de terror. Arrisque se tiver curiosidade em ver um filme desse gênero criado por nossos hermanos.

Calafrios (Sudor Frio, Argentina, 2011) Direção: Adrián García Bogliano / Roteiro: Adrián García Bogliano, Ramiro García Bogliano / Elenco: Facundo Espinosa, Marina Glezer, Camila Velasco / Sinopse: Dois torturadores do antigo regime militar argentino resolvem voltar aos bons tempos e montam uma central de torturas numa velha casa abandonada. Para atrair jovens ao local se fazem passar por garotos bonitos na Internet e marcam encontros com elas no local. Assim que chegam são presas e começam a sofrer todos os tipos de torturas possíveis.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Publicado originalmente no blog Terror & Ficção
    Pablo Aluísio
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir